sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Agências de notícias de Língua Portuguesa lançam plataforma digital


Brasilia -  A Aliança das Agências de Notícias de Língua Portuguesa (ALP) vai lançar um portal online comum. A decisão foi tomada esta terça-feira, 26 de Novembro, na capital brasileira, e será proposta na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que vai decorrer em Timor-Leste em Junho de 2014.
De acordo com a «Agência Brasil» a decisão foi comunicada esta terça-feira, no mesmo dia em que tomou posse o novo Presidente rotativo da ALP, Nelson Breve, e o respectivo Conselho de Administração.

Os representantes das agências que compõem a aliança estiveram reunidos no Brasil, onde apresentaram o plano sobre a criação do portal comum de notícias entre os países da CPLP, onde Macau será também integrado. 

O objectivo do novo portal é fornecer uma compilação de todas as notícias das agências estatais dos referidos países, como forma de difundir a própria língua portuguesa e de divulgar a realidade política, económica e social que acontece nos membros da comunidade. 

As agências que farão parte do novo portal são a Angop (Angola), ANG (Guiné-Bissau), EBC (Brasil), Inforpress (Cabo Verde), Lusa (Portugal), STP-Press (São Tomé e Príncipe), TDM (Macau), e a futura agência que será criada em Timor-Leste.

Fonte -  PNN Portuguese News Network

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

CPLP e OMT assinam memorando de entendimento


O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Murade Murargy, e o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Taleb Rifai, vão assinar, a 2 de Dezembro, um memorando de entendimento (MdE) que visa a concertação de esforços em prol do desenvolvimento turístico.
“Este acordo reconhece a importância da cooperação no domínio do turismo entre as duas organizações, dispostas a concertar os seus esforços e trabalhar na realização de metas comuns”, explica a CPLP em comunicado.
Contribuir para os objectivos de desenvolvimento do milénio, desenvolver um turismo responsável, sustentável e acessível a todos, com especial atenção aos países em desenvolvimento e criar maior proximidade entre a CPLP e a OMT, enquanto organismo reitor do turismo mundial são os principais pontos visados no memorando.
A assinatura do memorando vai decorrer a 2 de Dezembro, pelas 16h00, na sede da CPLP, em Lisboa, sendo o memorando a primeira concretização prática do Plano de Acção da Reunião de Ministros do Turismo da CPLP para 2013-2014.
“Na VII Reunião dos Ministros do Turismo da CPLP, decorrida em Março de 2013, em Maputo, foi aprovada uma resolução a recomendar a assinatura deste MdE, uma vez que a OMT é uma agência especializada das Nações Unidas e a organização pública internacional que lidera o sector do turismo, englobando 161 países e territórios e mais de 400 Membros afiliados”, explica a CPLP.
Além do secretário executivo da CPLP e do secretário-geral da OMT, a cerimónia de assinatura do protocolo vai contar também com a presença de alguns membros de Governo de Estados-membros da CPLP que tutelam este sector, designadamente Pedro Mutindi, de Angola, Carvalho Muária, de Moçambique, e Adolfo Mesquita Nunes, de Portugal.
I.M.

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Delegação angolana será recebida por secretário de Estado Reunião com o Governo do Paraná integra a primeira agenda oficial da Câmara de Comércio-Indústria Brasil Angola

O secretário estadual de Assuntos Estratégicos, Edson Casagrande, recebe nesta segunda-feira (25) uma comitiva de autoridades e empresários angolanos que estarão no Paraná para estreitar relações institucionais e comerciais entre o País africano e o Paraná.
A reunião com o Governo do Paraná integra a primeira agenda oficial da Câmara de Comércio-Indústria Brasil Angola – CCIBA, cuja sede será instalada em Curitiba. Também participam do encontro representantes da Secretaria da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul e da Fomento Paraná.
A missão angolana fica no Estado até a próxima quinta-feira para contatos com instituições pesquisa e entidades de representação da indústria, comércio e do setor cooperativista paranaense. O encontro está marcado para as 9 horas, no Palácio das Araucárias.