"Enquanto o mundo se
torna mais cinzento, nós (africanos) vivemos uma vida repleta de cores.” Esta é
uma passagem do vídeo “Mil Milhões de
Razões para Acreditar em África”, lançado pela Coca-Cola no final do ano
passado. O texto torna-se ainda mais poderoso se adicionarmos as imagens.
Artur Miranda: Depois da passagem por Nairobi, foi o primeiro country manager local da Coca-Cola. Hoje, a sua equipa, sediada em Talatona, tem sete pessoas
No primeiro
caso, vêem-se dezenas de guarda-chuvas abertos num dia cinzento (imediatamente
associamos a uma metrópole de um país ocidental). No segundo, belas modelos
africanas desfilam vestidos coloridos. O resto do vídeo alude a este tipo de
comparações. “Enquanto o mundo treme e se confronta, África dança ao som de
outro ritmo. Por cada banco que é resgatado, 2 milhões de africanos enviam
dinheiro para casa. Enquanto as autoridades tentam restringir o acesso à
internet, África torna-se dos locais mais conectados do planeta.” Noutra
passagem, lê-se que “um em cada cinco jogadores do futebol europeu nasceu em
África; o homem mais admirado do mundo (refere-se ao Nobel da Paz Obama) é
africano; a mulher mais bonita do universo (refere-se à nossa Leila Lopes) é
africana”. O spot termina com a frase: “Enquanto o mundo se preocupa com o
futuro, 1000 milhões de africanos bebem uma Coca-Cola.” Quem gosta de marketing
não pode deixar de aplaudir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário