segunda-feira, 17 de setembro de 2012


EMBAIXADOR DE CABO VERDE NO BRASIL, Daniel Pereira, Cidadão Honorário de Brasília
Daniel Pereira, Embaixador de Cabo Verde
Daniel Pereira, Embaixador de Cabo Verde no Brasil há seis anos, foi declarado Cidadão Honorário de Brasília.  A sessão de outorga do título aconteceu na última quarta-feira, 12, no plenário da Assembleia Distrital da capital política do Brasil.
A laúrea, uma proposta da deputada brasiliense Luzia de Paula, distingue a intensidade da intervenção de Daniel Pereira na sociedade brasileira, que ultrapassa largamente as suas funções de Embaixador de Cabo Verde no Brasil e alcança "o cenário cultural-administrativo e até religioso" local.
Para Daniel Pereira, na diplomacia há cerca de 20 anos - cumpriu a sua primeira missão diplomática entre 1993 e 1997, na Holanda-, a laúrea como cidadão honorário de Brasília é uma distinção que recebe com sentimento de “grande honra”.
Porque Brasília, “cidade sonhada na dimensão da grandeza de um povo, trabalhada no esforço e coragem, me acolhe como seu filho e tem em mim um sentimento de pertença e comunhão”, diz Daniel Pereira, que antes de Brasília chefiou durante um ano a embaixada de Cabo Verde em Lisboa.
Além disso, afirma o diplomata de 61 anos licenciado pela Universidade Clássica de Lisboa (Faculdade de Letras), receber tal comenda a 12 de Setembro, dia em que “nasceu Amílcar Cabral, pai fundador das nações da Guiné Bissau e Cabo Verde, sensibiliza-me”.
Daniel Pereira é também historiador e autor de diversos livros sobre a história de Cabo Verde e de algumas das suas principais personagens. Entre os seus trabalhos publicados contam-se Cabo Verde - Marcos cronológicos da Cidade Velha, A importância histórica da Cidade Velha e Cabo Verde – Apontamentos históricos sobre a Ilha do Fogo.
Fonte - 
BUREAU Polcomune - Antonio Lúcio

Nenhum comentário:

Postar um comentário