A importância da língua inglesa
1. O Brasil ocupa a 31ª
posição, entre 44 países, em termos de proficiência (habilidade) em inglês
entre adultos. É o que diz o EF English
Proficiency Index (EPI), primeiro índice que compara a habilidade em inglês
de adultos de diversos países, divulgado pela instituição internacional
Education First (EF) 2.
O vice-presidente da EF Englishtown para a Europa e Américas, Julio De Angeli,
informou que o Brasil não está bem posicionado. É considerado um país com uma
baixa habilidade em inglês, mas que pode melhorar.3. A Copa do Mundo se aproxima, e com ela, as
grandes chances de aumentar os lucros no varejo. Neste tipo de evento, com tamanha proporção, muitos
profissionais encontram uma forma de não deixar passar a oportunidade, e para
isso, alguns se preparam de forma mais concreta. A partir desta visão, o
dirigente lojista começa a pensar em sua capacitação, bem como de seus
funcionários, no que diz respeito ao aprendizado de, ao menos, um segundo
idioma; em especial o inglês.
4.
Em relação à Copa do Mundo e as Olimpíadas, embora as mesmas não devam ser
consideradas essenciais, elas contribuem para que autônomos, empresas e até
mesmo o Governo, reconheçam que haverá uma ampliação de investimento
importante, no mercado que diz respeito às diversas áreas a serem evidenciadas.
Grandes eventos são, na realidade, um incentivo ao estudo, lembrando que não se
deve parar por aí. 5. Se consideramos que o Brasil tem áreas de excelência,
como exemplo: as específicas na área Médica (oncologia, odontologia,
oftalmologia dentre outras); o turismo de saúde, ou o turismo de férias que
abrange desde o simples receptivo (que não é simples) até o embarque final no
retorno do turista à sua origem (que envolve muito trabalho); além de outras
áreas que são afetadas diretamente como vendas diretas / atendimento (lojistas,
supermercados, drogarias, cinemas, teatros, shows, bares, restaurantes,
transporte público, sinalizações, informação turísticas etc.) - devemos dizer
que o estudo de um idioma não é mais um diferencial e sim obrigação.
Diferencial torna-se ele para aqueles que falam, além do Inglês fluente e
correto, outro idioma estrangeiro. 6. Aos lojistas que estão se preparando com
foco na Copa, o idioma deve ser trabalhado progressivamente do nível básico ao
intermediário, sempre focando em pontos específicos e necessários ao bom
atendimento. Já aos empresários que atualmente se encontram em nível
intermediário, o conselho é que dêem continuidade aos seus estudos para que
possam usar o idioma com maior desenvoltura na época do evento.
INTRODUÇÃO
A importância da
língua inglesa hoje em dia
1. A língua inglesa é
IMPRESCINDÍVEL nos dias atuais, pois a globalização faz com que se torne
algo FUNDAMENTAL. O Inglês é a língua internacional, a língua dos estudos, das
viagens, dos negócios, enfim, a língua da COMUNICAÇÃO com todo o mundo.
2. Todos os dias nós convivemos com uma série de
palavras em inglês, daí percebemos a IMPORTÂNCIA e a INFLUÊNCIA que
exerce sobre a nossa cultura. Veja abaixo alguns exemplos de palavras em Inglês que usamos em nosso
cotidiano: jeans, shopping center, pet shop, pit stop, pen drive, notebook,
laptop, palmtop, internet, web site, windows, word, download, big, delivery,
baby, stress, look, fast food, fashion, e-mail, messenger, outdoor, hot dog,
milkshake, light, hamburger, drink, happy hour, diet, light, fitness, crazy,
show, rock, design.
FUNDO
BAOBÁ participa de evento nos Estados Unidos
, Alison Moses, presidente e CEO da diáspora Rica, LLC, Dr. Hélio Santos, Presidente do Conselho de Adm. Do do Fundo Baobá e Sonia Pessoa |
3.
No MERCADO DE TRABALHO, o inglês virou atributo ESSENCIAL para a
conquista da maioria das vagas de nível universitário. Quantas vezes você já
ouviu alguém dizer: “Perdi a oportunidade, pois não sei inglês”. Pois é, mesmo
que o candidato não vá utilizar o Inglês ou vá utilizar muito pouco em seu novo
emprego, somente o fato de saber Inglês, já é um diferencial em seu currículo.
Pesquisas salariais revelam que o salário de uma pessoa que tem um segundo idioma é de 30% a mais em relação
ao salário de outra que tenha apenas um idioma. 4. Com a GLOBALIZAÇÃO, muitos
brasileiros têm ido ao exterior para estudos, negócios e férias. Da mesma forma
muitos estrangeiros também têm vindo para o Brasil com as mesmas finalidades.
Nestas horas qual a língua mais comum que utilizamos para comunicar-nos com os
estrangeiros? O INGLÊS. 5.
Apesar de haver muitos profissionais com inglês, a maioria se enquadra no nível
básico para o intermediário, portanto ter fluência nesta língua ainda é um
diferencial bastante competitivo para conseguir postos mais altos. Por isso se
você quer entrar no mercado de trabalho e ganhar bem, dedique-se a aprender o
inglês ou outra língua estrangeira. Devido ao MERCOSUL o espanhol também
tem ganhado bastante importância nos últimos anos, contudo por ser um idioma
parecido com o português, a fluência não é tão exigida como no Inglês. 6.
Não existem métodos milagrosos nem escolas excepcionais que o tornarão num “expert”
em Inglês em pouco tempo. Na realidade é um estudo longo que dependerá
apenas de seu esforço e vontade de querer aprender cada vez mais. Minha
dica é utilizar diferentes métodos para estudar outro idioma, como filmes,
músicas e livros que sejam de seu interesse, ou seja, algo que você goste e que
dê prazer em estudar, pois somente uma sala de aula com livro didático e um
professor, em minha opinião, não é o suficiente. O QUE É
Trata-se de um Curso de Introdução à “Nova Política de Inglês Profissional”, que pretende oferecer aos participantes uma visão teórico-prática abrangente e detalhada da língua como é falada nos Estados Unidos da Ámerica e perspectivas de no mundo do trabalho.
A QUEM SE DESTINA
O curso destina-se a pessoal dirigente e técnico, que atua em organizações governamentais e não-governamentais responsáveis pelo planejamento e implementação de programas e ações voltadas para administração pública, turismo, assim como para decisores públicos com responsabilidade nessas áreas: secretários municipais, dirigentes de departamentos e fundações e conselheiros municipais . Sem excluir ninguem, um público alvo em particular foca a Diaspora brasileira, afrodescendentes cuja participação econômica e social no Brasil e na África de expressão inglesa poderá ser ampliada coma ferramenta de inglês profissional.
Trata-se de um Curso de Introdução à “Nova Política de Inglês Profissional”, que pretende oferecer aos participantes uma visão teórico-prática abrangente e detalhada da língua como é falada nos Estados Unidos da Ámerica e perspectivas de no mundo do trabalho.
A QUEM SE DESTINA
O curso destina-se a pessoal dirigente e técnico, que atua em organizações governamentais e não-governamentais responsáveis pelo planejamento e implementação de programas e ações voltadas para administração pública, turismo, assim como para decisores públicos com responsabilidade nessas áreas: secretários municipais, dirigentes de departamentos e fundações e conselheiros municipais . Sem excluir ninguem, um público alvo em particular foca a Diaspora brasileira, afrodescendentes cuja participação econômica e social no Brasil e na África de expressão inglesa poderá ser ampliada coma ferramenta de inglês profissional.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Trajetória,
situação atual e perspectivas sobre COMO aprender idiomas
Inglês básico e qualificação para o trabalho
Empregabilidade,
trabalhabilidade e empresariabilidade por meio da língua
MRS. ALISON Moses
esteve no Brasil
Maria
Aparecida de Laia, coordenadora da CONE/SP e Alison Moses |
METODOLOGIA
Aulas de inglês com
Alison4
1. Nossas aulas serão
administradas em parcelas de 15 aulas, em inglês. A metodologia é de conhecer
intimamente a gramática da língua para o aluno poder construir sua própria fala
e poder,
se virar
em qualquer meio de expressão inglesa.
Mrs Alison e Antonio Lúcio Editor da Brasil Angola Magazine |
2. Cada
aula de 60 minutos, apresentará um ponto (ou mais) de gramática que nos ocupará
por 15 a 30 minutos. A segunda metade da aula, será voltada à prática da
teoria. Haverá tempo de esclarecer dúvidas dos alunos. 3. De acordo com seus
objetivos (conversar, realizar pesquisa, leitura, etc.) nós desenvolveremos os
trabalhos de casa no intuito de fortalecer sua área predileta. utilizaremos a
internet na medida do possível para fortalecer o elenco de vocabulário dos
alunos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário