sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Livro mostra a ligação do sambista com a cultura angolana


Martinho da Vila: Tradição e Renovação

Cidadão mais ilustre de Duas Barras, sambista mais querido de Vila Isabel e embaixador cultural do Brasil nos países africanos de língua portuguesa, Martinho da Vila vai ter sua trajetória contada em livro. Escrito a quatro mãos pelo pesquisador André Conforte e pelo doutor em letras João Baptista M. Vargens, Martinho da Vila: Tradição e Renovação, será lançado dia 26 de novembro, na Primavera dos Livros, nos jardins do Palácio do Catete, no Rio.

A obra, patrocinada pela Sonangol Starfish Oil & Gás e produzida pela Marfim Projetos Culturais, dedica um capítulo inteiro à relação do artista com a lusofonia – desde a década de 70 ele faz diversas viagens a países de língua portuguesa com fins de pesquisa musical e cultural, e também com objetivos políticos. Nos 500 anos do descobrimento do Brasil, por exemplo, Martinho lançou o disco Lusofonia, e o dedicou a todas as nações de língua portuguesa: Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. “Ele é o representante maior do Brasil em todo país onde a língua portuguesa constitua fator possível de integração”, observa Conforte. 

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

"III Forum do Ensino Superior Sobre os Desafios para o Ensino de História e Cultura Africana e Indigena",


O evento é organizado pela Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE), da SMPP, juntamente com o Núcleo Étnico Cultural da Secretaria Municipal de Educação e com o apoio da PUC que vai sediar o espaço.
A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP) realiza nos dias 27, 28 e 29 de outubro o III Fórum do Ensino Superior sobre os desafios para a efetivação com qualidade do ensino de História e Cultura Africana e Indígena, no auditório da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC), campus Ipiranga.