quinta-feira, 10 de maio de 2012


2ª SEMANA DE CULTURA E ARTE NEGRA DE SOROCABA
                            11 A 15 DE MAIO- CLUBE 28 DE SETEMBRO DE SOROCABA
PROGRAMAÇÃO:
DIA 11 - ESPECIAL PROGRAMAÇÃO DA CULTURA REGGAE EM TRIBUTO A BOB MARLEY – EXODO DA BABILÔNIA DABLIUEME e muito mais
DIA 12 - TROCANDO IDÉIA HIP HOP SOBRE SEMANA DO HIP HOP E COM GRAFFITI, DJS, RAP AO VIVO E RODA DE BREAKING e muito mais
DIA 13 - ESPECIAL CAPOEIRA EMBOSCADA APRESENTA A PEÇA TEATRAL A FUGA DE ZUMBI e muito mais
DIA 14 – Deputada LECI BRANDÃO e o  DEBATE DO MAIS CULTURA CASA DO RITMO e muito mais
DIA 15 - CASSIANO MORAES E FONTE DO SAMBA e muito mais
ENTRADA FRANCA
PARTICIPE E PRESTIGIE A CULTURA E ARTE NEGRA EM SOROCABA
Local:  CLUBE 28 DE SETEMBRO – RUA MACHADO DE ASSIS, 112 - CENTRO – Sorocaba – SP -- Atrás da OFICINA CULTURAL GRANDE OTELO
INFORMAÇÕES:  
(15) 3031.3679 

Ministério convida agentes para uma reflexão em torno do estado da dança em Angola
   O Ministério da Cultura, em Luanda, a imperiosa necessidade dos agentes culturais ligados a esta modalidade artística no sentido de promoverem uma reflexão séria sobre o estado da dança em Angola.
O convite de reflexão vem expresso numa mensagem endereçada aos homens ligados às danças no país no âmbito do 29 de Abril, Dia Mundial da Dança.
Na missiva, assinada pela ministra Rosa Cruz e Silva, lê-se ainda que tal reflexão servirá para se avaliar o estado da dança de modo a que se identifiquem as principais dificuldades e propor-se medidas concretas e apoios consistentes e de qualidade que concorram para a valorização, promoção e divulgação da dança em Angola.
Avança tratar-se de um imperativo do se tor, o exercício que associa à prática da dança ao conhecimento, estudo e investigação das danças tradicionais e modernas e para que estas sirvam de inspiração às novas opções estéticas e rítmicas da dança contemporânea e se desfaça o gesto usual da imitação pura e simples sem que se faça a devida interpretação dos passos e até da coreografia.
O ministério reforça que prosseguirá o seu trabalho neste domínio, com mais atenção e apoio ao desenvolvimento da dança, envidando esforços para aumentar e melhorar a qualidade de formação e capacitação dos técnicos, reforçar as estruturas e atribuir estímulos aos criadores, intérpretes e promotores que mais se destacam nesta actividade.
A data foi criada pelo Comité Internacional de Dança da UNESCO que escolheu o 29 de Abril como o Dia Internacional da Dança.
A comemoração tem por base o dia do nascimento de Jean-Georges Noverre, em 1727 e que foi um dos grandes nomes da dança.
A celebração tem como objectivo reunir todos os tipos de dança e celebrar esta arte e mostrar a sua universalidade, independentemente das barreiras políticas, culturais e éticas e reunir todas as pessoas através da paz e da amizade, tendo como linguagem central o conceito da dança.

Diálogo com Consulados Africanos e Países de Língua Portuguesa
Ontem (9)  a Prefeitura de São Paulo através da Secretária Municipal de Relações Internacionais e Secretária Municipal de Participação e Parceria, São Paulo Turismo e CONE – Coordenadoria dos Assuntos da População Negra, realizou uma grande reunião com alguns cônsules de países africanos.
O Cônsul da África do Sul apresentou o legado que a COPA 2010 em seu país deixou, como a melhoria em transportes e o aumento considerado do turismo e claro a incluso social, apresentando o que pode, o Brasil e a Cidade de São Paulo em particular, implementar na capa em 2014.
De acordo com a Coordenadora da CONE, Maria Aparecida de Laia, este é a primeira de muitas outras reuniões para incentivar a inclusão do negro cada vez mais.
(Cobertura completa na Edição impressa (maio/2012) da Brasil Angola Magazine)
Maria Aparecida de Laia - Coordenadora da CONE



quarta-feira, 9 de maio de 2012


SEMANA DA ÁFRICA 2012
CURSO ÁFRICA: EDUCAÇÃO, CULTURA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO AFRICANO.

Um curso de três dias será realizado em 22, 23 e 24 de maio de 2012 (terça-feira, quarta-feira, e quinta-feira), abordando o tema geral “África: Educação, cultura e desenvolvimento Econômico Africano.”.

Este curso terá inscrições prévias com direito a certificado, e será realizado na Biblioteca Alceu Amoroso Lima – Rua Henrique Schaumann, 777, São Paul o - SP. Pretende-se atingir os professores da rede pública e privada, alunos e público em geral. Três temas serão abordados: Clic aqui e Leia Programa completo e informações para se inscrever

Cojira lança Catálogo do Prêmio Nacional Jornalista Abdias Nascimento – RJ
A Comissão de Jornalistas pela Igualdade Racial (Cojira) do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro irá promover o lançamento do catálogo da 1ª edição do Prêmio Nacional Jornalista Abidas Nascimento. O evento contará com performance do ator José Araújo e palestra do jornalista Heraldo Pereira.
Na ocasião será feito o anúncio da abertura oficial das inscrições para a o Prêmio Abdias Nascimento 2012. 
O Evento acontecerá no auditório do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro , Rua Evaristo da Veiga, nº 16 – 17º andar – Cinelândia – Rio de Janeiro – RJ 

terça-feira, 8 de maio de 2012


DIA DE CABO VERDE NA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO - 8 de maio de 2012


Local: Sala 14 do Centro de Estudos Africanos, Prédio de Filosofia e Ciências Sociais, Av. Prof. Luciano Gualberto, 315, São Paulo, SP
(in memoriam de Aguinaldo Rocha, Cônsul Honorário de Cabo Verde em São Paulo)

Coordenação do evento: Professora Doutora Simone Caputo Gomes
Comissão organizadora: Professoras Doutoras Érica Antunes Pereira, Rita Chaves e Tânia Macedo

  
ATIVIDADES
1) TARDE: INÍCIO ÀS 14:30h

MESA DE HONRA: homenagem a Aguinaldo Rocha (por diversas autoridades)
MESA DE CONFERÊNCIAS: Daniel Pereira (Historiador e Embaixador de Cabo Verde no Brasil:
Cabo Verde na História, um exemplo de superação e desenvolvimento”); Pedro Santos (Cônsul Geral de Cabo Verde no Rio de Janeiro:
 “Os desafios de Cabo Verde na atualidade e as relações com o Brasil”).
Presidindo: Profª. Doutora Simone Caputo Gomes.
Demais autoridades convidadas: Representantes da USP:
José Augusto do Rosário (Administrador do Consulado de Portugal em Santos, Presidente da Associação Cabo-verdiana do Brasil, Presidente do Grupo Cultural
Cabo-verdiano), Lucialina [Lutcha] Maria Soares dos Reis (Secretária Geral da Associação Caboverdeana do Brasil, Folclorista e Diretora de Artes do Grupo Cultural Cabo-verdiano).

2) NOITE: (RE)INÍCIO ÀS 19:30h
MESA DE ESCRITORES CABO-VERDIANOS, COM LANÇAMENTO DE LIVROS, AUTÓGRAFOS DE OBRAS E TOCATINA.
Composição da Mesa: Corsino Fortes, Evel Rocha e Filinto Elísio. Coordenação das apresentações e debates: Profa. Doutora Simone Caputo Gomes.
APOIOS:
Por Cabo Verde: Governo de Cabo Verde (Gabinete do Primeiro-Ministro);Associação Cabo-verdiana de Escritores.
Pela USP: Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas; Programa de Pós-Graduação de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa; Diretoria da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas; Pró-Reitoria de Pesquisa; Comissão de Cooperação Internacional; Centro de Estudos Africanos; CELP (Centro de Estudos de Literatura e Cultura de Língua Portuguesa); Grupo de Estudos Caboverdianos de Cultura e Literatura CNPq/USP

segunda-feira, 7 de maio de 2012


O angolano Simão Souindoula participa da CELEBRAÇÃO DO MÊS DOS AFRO-COLOMBIANOS

 O historiador angolano Simão Souindoula, deixa Luanda, na próxima sexta-feira, dia 11, com destino a Colômbia, onde participará de várias atividades programadas no quadro do realce durante o corrente mês da marcante   herança linguística e antropológica da componente de origem africana da população deste pais andino.

Selecionado num painel totalizando sete especialistas, todos membros do Comitê Cientifico Internacional do Projeto da UNESCO “A Rota do Escravo”, Souindoula fará varias intervenções na opica da proclamação pela Assembléia  Geral das Nações Unidas do Decênio 2012/2022, como o consagrado aos Afro descendentes.
Analisará os eixos evolutivos, atuais, da diáspora africana nas Américas e Caraíbas, indicará os novos avanços científicos nos estudos sobre a escravatura e proporá a adoção de novas
 vias para  fazer recuar a estigmatização  racial.
Simão Souindoula tentará contribuir na fixação com os especialistas de varias instituições públicas e associativas colombianas, as balizas, rumo a um melhor conhecimento da história dos afro-colombianos, no seu mapeamento geográfico, atualizado, na apreciação da eficácia das políticas de desenvolvimento social, educacional e cultural ao seu favor.
 O memorialista angolano confirmará, no âmbito da  definição das ações de cooperação internacional, possíveis, a parte colombiana, a disponibilidade do Triangulo Turístico e Histórico- cultural Kanawa Mussulo de  receber e enquadrar investigadores colombianos envolvidos em  estudos comparativos com Angola.

 CIMARRON
 Uma das entidades associativas que tem encontro marcado com o americanista angolano e o Movimento Nacional para os
Direitos Humanos da Comunidade Negra da Colômbia, vulgo Movimento Cimarron, animado pelo carismático sociólogo e  militante Geraldo Mosquera.
 As intervenções do bantuista de Luanda são esperadas com  grande expectativa, tendo em conta o significativo  povoamento congo/angola da antiga “Nueva Grenada”, que
 assentou relevantes retenções linguísticas e  antropológicas.
 Um dos significativas legados deste movimento humano e a  famosa localidade de San Basílio de Palenque, pedaço de  Angola, perdido no setentrião da Colômbia, cujo complexo  cultural, baseando-se na matriz Kikongo/Kimbundu, foi  declarado, em 2005, pela UNESCO, Patrimônio Intangível  da Humanidade”.
E, nesta comuna, montanhosa, situada a menos de 100  quilômetros de Cartagena de Índias, que foi assinada, em  Outubro de 2008, a Declaração Final da Conferencia dos
 Ministros da Cultura dos Países Latino-americanos e em que  a atual Vice-Presidente do Comitê Cientifico Internacional  do Projeto da UNESCO “A Rota do Escravo” representou Ana
 Paula Dos Santos, Primeira-Dama de Angola.
De notar que Simão Souindoula participara, igualmente, em  varias atividades culturais e artísticas, nas cidades de  Bogotá e Cali, consubstanciadas em espetáculos,


Presidente da Petrobras destaca o potencial de negócios dos países africanos e a atuação da Companhia na região
“A África se constitui num excepcional mercado novo”. A afirmação da presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, reafirma o interesse da Companhia na região. Durante o seminário “Investindo na África”, que contou com a participação do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, Graça destacou as similaridades geológicas entre os continentes e a relação de amizade entre Brasil e países africanos. De acordo com a presidente da Petrobras, “existe grande similaridade geológica entre as acumulações que temos no Brasil com as potenciais acumulações que se encontram hoje na África”.
Graça ressaltou que o continente tem obtido sucesso relevante em atividades na área de petróleo, como as importantes descobertas realizadas em Gana e Uganda.A Petrobras tem atividades em sete países africanos, com destaque para a atuação na Nigéria. Tem, ainda, um plano de investimentos em biocombustíveis em Moçambique. Atualmente, a Petrobras atua em exploração e produção offshore em Angola, Benin, Gabão, Líbia, Namíbia, Nigéria e Tanzânia. De acordo com o Plano de Negócios 2011-2015, serão investidos US$ 2,4 bilhões em projetos no continente neste período.
A presidente da Petrobras, Graça Foster, disse nesta quinta-feira (3), que descobertas recentes e os sucessos relevantes da África para o mundo do petróleo aumentam ainda mais o interesse da petroleira brasileira no continente.

A presidente da Petrobras destacou as relações comerciais com a Nigéria, onde são produzidos atualmente 58 mil barris de óleo equivalente por dia (boed). “Nós fazemos importação de gás natural liquefeito (GNL) e temos tido uma relação excepcional com a Nigéria, que se mostra duradoura, com um futuro realmente próspero”, afirmou. Outro destaque é o investimento na produção de biocombustíveis em Moçambique. “A Petrobras Biocombustível, através das empresas Sena e da Guarani, subsidiária na qual temos participação, produz hoje 25% do açúcar daquele país”, disse Graça Foster. Ressaltou ainda a possibilidade de produção de etanol a partir no melaço, proveniente da produção do açúcar.
A presidente chamou atenção para a importância da definição de um marco regulatório para o setor, que é “essencial para que as companhias do segmento de energia possam continuar investindo na África”. Segundo a presidente, a Petrobras está disponível para colaborar. Outro tema abordado foi a capacitação de pessoal para as atividades do setor de petróleo e gás. Graça destacou que os investimentos em capacitação têm possibilitado à Petrobras continuar crescendo e descobrindo novas áreas no Brasil. Em alguns países africanos também existem questões relativas a conteúdo local. Nesse novo mercado, “capacitar pessoas é um desafio com vistas à prosperidade. E temos certeza que será possível superá-lo”, disse.
O ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância do programa de desenvolvimento que os 54 países da África aprovaram recentemente, apostando no crescimento da produção, no trabalho e no crédito. "Os africanos elaboraram um programa inédito que tem como lema interligar, integrar e transformar o continente”, afirmou. Segundo Lula, "a União Africana mostra a seriedade daqueles que, diante da crise, não se desesperam. Ela propõe medidas para incentivar investimentos, aumentar o consumo interno e criar mais empregos. O momento é de ousadia, e não de passividade”. O ex-presidente destacou ainda que “a África tem tudo para conquistar sua autossuficiência energética, tem jazidas de petróleo e gás, pode tornar-se uma grande produtora de biocombustíveis e possui um espetacular potencial hídrico praticamente intocado".
O Decano do Corpo Diplomático da Embaixada do Zimbábue, Thomas Bvuma, destacou que “existem muitas oportunidades de investimento na África em setores como mineração, agricultura, energia, infraestrutura” e que “empresas brasileiras já estão operando nesses setores”. No entanto, apresentou alguns desafios para o desenvolvimento da região, entre eles a hesitação de empresas estrangeiras em investir na região, problemas de falta de capital e de transferência tecnológica.
O seminário "Investindo na África: oportunidades, desafios e instrumentos para cooperação econômica" aconteceu hoje, 3/5, no Rio de Janeiro, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) e pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Lula compareceu apoiado em uma bengala  ao lado
  
de Luciano Coutinhopresidente do BNDES 



O ex-Presidente Lula iniciou seu discurso no seminário,
 ladeado pelo governador do Rio de Janeiro e o ministro do
Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

 Jornalista Antonio Lucio, Editor da BRASIL ANGOLA Magazine, o Consul de Cabo Verde no Rio de Janeiro Pedro Antonio dos Santos, embaixador de Cabo Verde no Brasil, Daniel Antonio Pereira e Rui Mucaje, Diretor da AFROCHAMBER – Câmara de Comércio Afro-Brasileira para Angola e demais países membros da CPLP.

 O ex-Presidente Lula deixou a mesa principal do evento amparado pelo ministro Fernando Pimentel     e por dois segurança  e foi  para a platéia  , onde assistiu os painéis do seminário.  No intervalo,  Lula se levantou e seguiu  para a área reservada  às  autoridades.
.
Participantes de  um Painel realizado durante o seminário