sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Feira Internacional da Música e da Leitura vai até domingo em Luanda
Até ao próximo domingo, dia 19, no Centro de Formação de Jornalistas, em Luanda, acolhe a 6ª edição da Feira Internacional da Música e da Leitura.
Na ultima segunda-feira, (13), foram abertas as portas da 6ª edição da Feira Internacional da Música e da Leitura, que acontece até ao próximo domingo(19) no Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), em Luanda.
A realização do certame está a cargo da editora ArteViva, que conta com o apoio de instituições públicas e empresas privadas, e tem como lema “Criar novos fatos culturais”.
A Feira Internacional da Música e da Leitura é uma oportunidade de convívio e de intercâmbio cultural, abrindo inúmeras oportunidades comerciais entre editores, produtores, livreiros e alfarrabistas nacionais. Além disso, complementa o sistema literário, dinamizando um processo que inclui a promoção e defesa dos direitos do autor, do editor, do importador, do livreiro, do distribuidor e que pode motivar o exercício da crítica literária.
Fonte: Jornal de Angola//AToday
Samba da Alforria recebe Leci Brandão domingo no Renascença, Rio de janeiro
O grupo Samba da Alforria recebe neste domingo, 19, a cantora e compositora Leci Brandão.


 Carioca residente em Sampa, eis um pouco mais sobre sua trajetória: "Leci Brandão começou sua carreira no início da década de 1970, quando começou a participar da Ala de compositores da Mangueira. Nascida em Madureira, no Rio, e criada em Vila Isabel, ela foi a primeira mulher a fazer parte da ala de compositores dessa escola de samba carioca. Ao longo de sua carreira, gravou mais de 20 álbuns. Participou de importantes festivais e inclusive atuou como atriz na telenovela Xica da Silva da TV Manchete, como Severina.
Atualmente, além de se dedicar à carreira musical, Leci Brandão é deputada estadual em São Paulo, membro do Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial e do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher. Alguns dos seus principais sucessos: "Isso É Fundo de Quintal", "Só Quero Te Namorar", "Café com Pão"," Zé do Caroço", "Papai Vadiou", "Eu só quero te Namorar"


Serviço:Horário: 16 às 22h
Data: 19 de Agosto de 2012
Local: Renascença Clube
End.: Rua Barão de São Francisco, nº 54, Andaraí - Tel.(552 1) 3253-2322
Preço: R$ 20,00 (antecipado). Não foi enviado o valor na hora.
Informações: (55 21) 7853-7690 / 8805-9650 / 7833-9520
Classificação: 16 anos
Fonte: BUREAU POLCOMUNE

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

LADO A LADO
Camila Pitanga arrasa no bailado (Foto: Lado a Lado/TV Globo)
 Camila Pintanga será protagonista em Lado a Lado, onde vive o papel de filha do ator Milton Gonçalves e estuda danças dos orixás para dar vida a Isabel, sua personagem na próxima novela das 18h na telinha da Globo
Se você é fã de Camila Pitanga, já pode começar a comemorar. A bela volta às telinhas para protagonizar Lado a Lado, a nova novela das 18h, e dar vida a Isabel, uma mulher à frente de seu tempo. Filha de um ex-escravo, Isabel vai lutar muito para conseguir sua independência, além de enfrentar duros golpes do destino ao tentar viver um grande amor com o barbeiro Zé Maria, vivido por Lázaro Ramos.
“Ela é uma batalhadora, uma mulher de fibra que vai amadurecer com a sua história. Realmente não é bolinho o que ela enfrenta, ela vai se ver muitas vezes sozinha. É admirável a coragem que essa moça tem”, observa Camila.
Já nas primeiras cenas da novela, o público vai se encantar com a alegria e a beleza de Isabel dançando os sambas da época. Para isso, Camila Pitanga está estudando a tradição africana, como a dança dos orixás. “Como a novela se passa em 1904, essas tradições são muito latentes. Estou fazendo aulas e pesquisando nessa linha para depois criar alguma coisa mais autoral para a dança da Isabel. É uma oportunidade que eu estou tendo de estudar História.”

Coreografia de Camila resgata a dança dos orixás
(Foto: Lado a Lado/TV Globo)

A personagem vai sofrer bastante com os preconceitos da sociedade da época, não só por causa da cor da pele, mas também por ser mulher. “Mulher não vota, não pode exercer sua liberdade, tanto na vida pública como na vida íntima também. Mulher é subjugada”, ressalta Camila, sobre esse momento ingrato para as mulheres.
Ela comenta que a trama se passa em um período em que a escravidão não é mais uma prática oficial, mas em que a cultura escravocrata ainda impera, criando mais barreiras na vida de Isabel. “Ela não é submissa, tem sua dignidade mesmo com todas as adversidades. Além disso, ela se tornará uma artista. Então ainda tem esse agravante dela ser pobre, negra e depois se tornar artista. E a atitude dela de vanguarda é justamente essa. O fato dela não negar o seu desejo, o seu caminho.”
Além de ter adorado receber o convite do autor, João Ximenes Braga, a atriz conta que ficou felicíssima em poder trabalhar novamente com Dennis Carvalho (diretor de núcleo), Vinícius Coimbra (diretor geral) e o ator Lázaro Ramos, parcerias de sucesso em Insensato Coração.
Fonte : http://tvg.globo.com


terça-feira, 14 de agosto de 2012


Seminário Internacional
A Pesquisa na Universidade Africana no Contexto da Globalização e Interface com o Brasil: Perspectivas Epistemológicas Emergentes, Novos Horizontes Temáticos, Desafios
Este é o tema a ser debatido durante o Seminário Internacional organizado pelo Centro de Estudos Africanos da USP, que pretende discutir questões relativas à  pesquisa e docência nas Universidades africanas e brasileiras no contexto da globalização, visando especificamente o cruzamento de olhares entre pesquisadores africanos e brasileiros que pesquisam a África. Por isso, limitamos o alcance do Seminário à áreas de pesquisa que hoje reúnem pesquisadores africanos, tais como História da África, Lingüística, e Literatura africanas, Sociologia e Antropologia africanas,Relações Internacionais Brasil-África, Desenvolvimento da África, entre outros. Quais seriam as dificuldades e desafios que os pesquisadores africanos e brasileiros encontram hoje, tanto do ponto de vista epistemológico como do ponto de vista de novos temas de pesquisa? Essa é uma das perguntas dos debatentes do Seminário.
VEJA SERVIÇO  COMPLETO E COMO SE INSCREVER CLICANDO EM