sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013



Orçamento geral angolano já está aprovado
Assembleia Nacional aprovar o Orçamento Geral do Estado para o exercício econômico deste ano. O diploma foi aprovado com 155 votos do MPLA. Teve 38 votos contra da UNITA e da CASA-CE e cinco abstenções do PRS e FNLA.
O Orçamento Geral do Estado para este ano integra orçamentos dos órgãos da administração central e local do Estado, dos institutos públicos, dos serviços e fundos autónomos, da segurança social e dos subsídios e transferências a realizar para as empresas públicas e as instituições de utilidade pública. 
Parlamentares aprovaram o OGE/2013
                                                                     
O deputado Emílio Homem, do MPLA, ao apresentar o projecto de Lei sobre o Orçamento Geral do Estado, lembrou que o documento é o principal instrumento da política económica e financeira do Estado que expressa os valores para um período de tempo definido, demonstra o programa de operações a realizar e determina as fontes de financiamentos do programa.
O deputado Diógenes de Oliveira do grupo Parlamentar do MPLA incentivou o Executivo a continuar com a prática de prestações de contas de todas as entidades gestoras.
Diógenes de Oliveira lembrou que o Parlamento tem como missão a fiscalização e controlo da execução do Orçamento Geral do Estado, da Conta Geral do Estado e demais contas públicas, por isso, apelou ao Executivo para estabelecer as datas limites de remessa à Assembleia Nacional dos instrumentos essenciais ao exercício das acções de controlo e gestão. O deputado disse que com essas acções o Executivo vai garantir os princípios da transparência e da boa governação.
Para o deputado do MPLA, o Orçamento aprovado ontem reveste-se de grande importância para a vida dos cidadãos. O deputado Adalberto da Costa Júnior, da UNITA, levantou uma questão sobre o Orçamento atribuído aos antigos militares.
André Mendes de Carvalho, deputado da CASA-CE, explicou que o seu grupo parlamentar votou contra as propostas do OGE e a proposta de resolução sobre o Orçamento Geral do Estado 2013, por entender que o procedimento usado pela Assembleia Nacional para apreciação e discussão na especialidade dos diplomas violou as disposições dos regimentos.
Fonte: A TODAY

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


 SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE COOPERAÇÃO E INVESTIMENTOS BRASIL-ÁFRICA,
06 de abril 2013

Será no FORUM DE BELEZA HAIR BRASIL e terá a participação de órgãos governamentais, representação diplomáticas dos países do continente africano e consultores especializados em dar apoio a negociações e abertura de mercado junto a África no segmento de cosméticos, beleza e moda.
Uma proposta que com certeza facilitará as empresas expositoras na HAIR BRASIL a conhecer mais de perto o potencial econômico africano e as estratégias mais rápidas e viáveis para que seus produtos e sua marca sejam pioneiras nos países que integram a Comunidade de Países de Língua Portuguesa -CPLP.
A maior novidade no seminário será a aprestação das principais feiras do setor de cosméticos e moda que passam a integrar o Circuito Internacional de Negócios Brasil-África-Portugal-França, que será destaque do evento na HAIR BRASIL, através de apresentação da ANTAB em parceria com o CIRCUITO INTERNACIONAL DO AFRO NEGÓCIO e o MINISTÉRIO DAS RELAÇÕES EXTERIORES.
Várias novidades e muitas atrações especiais lhe esperam em nossas programações, portando não deixe sua empresa sem representação nestas atividades, especialmente na questão do seminário!
As inscrições serão efetuadas através do site da HAIR BRASIL, ww.hairbrasil.com.br 



  1. Prezados(as) Senhores(as)


    É com muito honra que estamos informando a realização do SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE COOPERAÇÃO E INVESTIMENTOS BRASIL-ÁFRICA,que estará ocorrendo dentro do FORUM DE BELEZA HAIR BRASIL e terá a participação de órgãos governamentais, representação diplomáticas dos países do continente africano e consultores especialziados em dar apoio a negociações e abertura de mercado junto a África no segmento de cosméticos, beleza e moda.
    Uma proposta que com ceretza facilitará as empresas expositoras na HAIR BRASIL a conhecer mais de perto o potencial ecônomico africano e as estratégias mais rápidas e viáveis para que seus produtos e sua marca sejam pioneiras nos países que integram a Comunidade de Países de Lingua Portuguesa -CPLP.
    A maior novidade no semináruo será a apresetação das principais feiras do setor de cosméticos e moda que passam a integrar o Circuito Internacional de Negócios Brasil-África-Portugual-França, que será destaque do evento na HAIR BRASIL, através de apresentação da ANTAB em parceria com o CIRCUITO INTERNACIONAL DO AFRO NEGÓCIO e o MINISTÉRIO DAS RELAÇOES EXTERIORES.
    Além disto também queremos destacar os workshops técnicos que estaremos realizando no dia 07 de Abril no PALCO DO CAMPEONATO DE CABELEREIROS, mostrando um do segmentos mais procurados na área da beleza ou seja o AFRO!
    Várias novidades e muitas atrações especiais lhe esperam em nossas programações, portando não deixe sua empresa sem representação nestas atividades, esepcialmente na questão do seminário!
    As isncrições serã efetuadas através do site da HAIR BRASIL,
    Contato através do e-mail:- franciscohenrique@belezashow.com

    * Aproveite para ficar informado também sobre a EXPO BELEZA SHOW que será realizada em Outubro no nordeste de Minas Gerais, e que irá atingir cerca de 382 municípios totalizando 08 milhões de pessoa


CONFERÊNCIA SOBRE A RAINHA NZINGA A "NGOLA", RUMO A PATRIMONIO DA HUMANIDADE
 28 de Fevereiro -1 de Março de 2013
 Em saudação ao 2 de Março, Dia da Mulher Angolana

 HCTA – Hotel de Convenções da Talatona – Luanda – Angola
* Simão Souindoula

Resumo de comunicação:
“O Rei do Congo casou com a Rainha Nzinga. A reconstrução da Historia de Angola nas congadas do Brasil meridional”.
 Figura emblemática da Historia de Africa, a Dizonda adquiriu esta estatura por dois fatos essenciais, o seu sucessivo e inédito duplo reinado, no Ndongo (1623) e na Matamba (1630); este, marcado por uma longa resistência, de quase meio-século, resultante de uma excepcional inteligência politica, diplomática, militar, social e religiosa.
Esses fatos, associados, a massiva travessia dos cativos congo/angola em direção ao insaciável Brasil, permitirão, extraordinariamente, a perpetuação, ai, em varias áreas deste imenso território, do mito, tenaz, a volta da Kiluanje.

Isso, será, assim, atestado, nomeadamente, nas Minas Gerais, numa das dramatizações, onde a filha de Guenguela Cacombe e esposa do Rei do Congo.

Este casamento, esplendidamente, metafórico, traduz a passagem além-Atlântico, pela tradição oral escravagista, da aproximação política, da Ginga com o Rei do Congo, Garcia II (1641 -1661), durante o período da cidade de “Loanda holandesa” (1640 – 1648).
Refere-se, igualmente, a assinatura de um acordo de paz, em 1657, entre o Congo e a Matamba
Um dos factos a reter deste ritual da tradição afro-brasileira e o continuum, evocando, formalmente, a Rainha Jinga, e, genericamente, os Reis do Congo.
Traduz, assim, a força memorial sobre a “Warrior Queen” no espaço do Atlântico.

*
Historiador, Vice-presidente do Comité Cientifico Internacional do Projeto da UNESCO « A Rota do Escravo ».

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013



Angola compra aviões militares brasileiros


O anúncio foi feito pelo ministro da Defesa brasileiro, Celso Amorim, durante visita ao país africano. As aeronaves negociadas são seis aviões militares A-29 Super Tucano, comercializados pela  Embraer.
O ministro não revelou o montante da transação.


 Angola comprou seis aviões de combate do Brasil, enquanto os dois países buscam reforçar sua cooperação no campo militar, anunciou ontem (18), o ministro brasileiro da Defesa, Celso Amorim, em visita ao país africano.
"Nós já entregamos três aviões, outros três chegarão em breve ao país, e existe um projeto de parte de Angola para adquirir outros", declarou Amorim ao final de um encontro com o ministro angolano de Relações Exteriores, Georges Chicoty.
As aeronaves negociadas são seis aviões militares A-29 Super Tucano, comercializados pela construtora brasileira Embraer, destacou o ministro brasileiro, que se recusou a revelar o montante da transação.
Segundo a companhia brasileira, a aeronáutica angolana pretende usar estes aviões para missões de vigilância nas fronteiras do país para evitar a imigração ilegal.
"Certamente estamos aqui para fazer comércio, mas também para concluir parcerias através de investimentos comuns com vistas a desenvolver nossos dois países", acrescentou Amorim, acompanhado em sua visita por doze empresários do setor da Defesa.
"Nosso objetivo é contribuir para o reforço da indústria militar angolana, sobretudo para o desenvolvimento das competências locais, a fim de garantir uma autonomia maior do país perante o exterior", continuou o ministro da Defesa brasileiro.
Celso Amorim explicou que esta cooperação pode abranger outras atividades militares anexas, como a manutenção ou a produção de uniformes.
Brasil e Angola mantêm antigas relações diplomáticas e comerciais, como demonstra a presença no país africano há mais de 20 anos da companhia brasileira Odebrecht, que atua sobretudo na engenharia e na construção civil.
Recentemente, os dois países anunciaram o desejo de reforçar sua cooperação em campos diversos, como agricultura, educação e saúde.
Fonte -  Correio Brasiliense, com agência France Press

domingo, 17 de fevereiro de 2013



DRAMATURGO UBIRAJARA FIDALGO (UMA DAS GRANDES FIGURAS EMBLEMÁTICAS DO TEATRO NEGRO BRASILEIRO) É HOMENAGEADO NA MOSTRA NOVA DRAMATURGIA DA MELANINA ACENTUADA QUE OCUPA O TEATRO DE ARENA (SP)

Homenagem acontecerá no dia 20/02 (quarta-feira) 19h e contará com a presença da filha do ator, diretor e dramaturgo fundador do TEPRON que falará sobre vida e obra do dramaturgo e apresentará fotos e vídeos. Na ocasião haverá a leitura dramática do texto TUTI



Ubiraraja Fidalgo na imagem acima
 e atores na montagem de TUTI de 1986 (foto: acervo
 da família do dramaturgo)





















O projeto que ocupa o Teatro de Arena Eugênio Kusnet (SP) presta homenagem ao importante dramaturgo, ator, diretor e apresentador de TV Ubirajara Fidalgo (1949-1986). No próximo dia 20 de fevereiro, 19h, o palco do Arena, sobre o qual estreou Arena Conta Zumbi (1965) com texto de Gianfrancesco Guarnieri e direção de Augusto Boal, receberá a memória e a história do ícone do teatro negro brasileiro. Fundador do TEPRON – Teatro Profissional do Negro, Fidalgo fez parte de um movimento que chamou a atenção para a necessidade de profissionalização do ator negro e para o fato de que “a verdadeira base para o teatro negro é o texto”. Fidalgo acreditava que era necessário que os atores e diretores negros escrevessem seus próprios textos para falar da sua realidade e das questões que os afetavam. Além disso, estava preocupado com o caráter profissional das produções e da necessidade de formação dos atores negros. Entendia que teatro depende de bilheteria e que para atrair o público (negro ou branco) com poder aquisitivo eram necessárias produções de elevada qualidade.

No TEPRON, aliou a montagem de textos teatrais tradicionais às questões relevantes ao racismo e discriminação no Brasil contemporâneo. Foi pioneiro ao levar aos palcos debates políticos de cunho social com a participação e interatividade do público, além de ter sido precursor na inclusão de atores de periferias e favelas em uma cia de teatro profissional, através da promoção de oficinas e workshops profissionalizantes.[i]
Seu último trabalho em vida foi no ano de 1985 com a encenação da peça "Tuti", no Teatro CalousteGulbenkian, hoje Centro de Artes CalousteGulbenkian. A peça ficou um ano em cartaz e Fidalgo assumiu as funções de diretor e coprodutor. A peça foi reencenada 13 anos mais tarde no Teatro Sesc Copacabana com os atores DéoGarcez,Jorge Maya, Jalusa Barcellos e Carla Costa e direção de CyranoRosalém, tendo sido um dos primeiros projetos culturais a percorrer o circuito das Lonas Culturais no estado do Rio de Janeiro.
No dia 20 de fevereiro, “Tuti”, último texto encenado por Ubirajara, será lido no palco do Teatro de Arena. Após a leitura, bate-papo e exibição de fotos e vídeos com a filha do dramaturgo, a cineasta Sabrina Fidalgo.
Nova Dramaturgia da Melanina Acentuada, projeto vencedor do Edital de Ocupação do Teatro de Arena Eugênio Kusnet (FUNARTE – SP) foi idealizado pelo dramaturgo Aldri Anunciação (Namíbia, Não!) e objetiva dar visibilidade aos novos dramaturgos negros brasileiros e contemporâneos. Além disso, pretende ser um espaço de reflexão sobre a história do teatro negro brasileiro homenageando seus ícones como é o caso de Ubirajara Fidalgo.

SERVIÇO: DRAMATURGO UBIRAJARA FIDALGO (UMA DAS GRANDES FIGURAS EMBLEMÁTICAS DO TEATRO NEGRO BRASILEIRO) É HOMENAGEADO NA MOSTRA NOVA DRAMATURGIA DA MELANINA ACENTUADA QUE OCUPA O TEATRO DE ARENA (SP)
- Bate-papo com a cineasta Sabrina Fidalgo, filha do dramaturgo.
- exposição de fotos e exibição de vídeos sobre vida e obra de Ubirajara Fidalgo.
- Leitura Dramática do texto “Tuti”.
Onde: Teatro de Arena Eugênio Kusnet (SP) – Rua Dr. Teodoro Baima, 94 – República – Fone: 11 3256 9463.
Quando: 20 de fevereiro de 2013 – 19h
Entrada Franca (senhas são retiradas com uma hora de antecedência)