sábado, 19 de maio de 2012


'Irmãos' agolanos se reencontram em SP após 29 anos
Membros da tribo Bakongo, os angolanos Tabasisa (dir.)
 e Lutunguisa se reencontraram na capital paulista
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

"Escolhi voltar ao Brasil porque aqui a mistura de raças cria um ambiente
 melhor para mostrar o meu trabalho", diz Tabasisa
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

Uma separação de quase 30 anos. Foi a marca deixada pela Guerra Civil angolana em duas pessoas. O conflito de décadas provocou uma verdadeira diáspora e transformou Angola em uma das principais origens de refugiados do mundo. Para dois membros da tribo Bakongo - eles culturalmente se consideram "irmãos" e veem o grupo como uma família -, significou o exílio e um reencontro que aconteceria por acaso na capital paulista.
Membros da etnia Bantu, Tabasisa (nome artístico) e Lutunguisa Nguiovwani (que adotou o nome Victor) refugiaram-se no Zaire (hoje República Democrática do Congo) no ano de 1976, em pleno conflito. Patriota e saudoso do país natal, durante a década de 1980 Tabasisa abandonou a família para retornar a Angola, onde fundou uma companhia de canto e dança típicos. Enquanto isso, Lutunguisa aproveitava um convênio entre universidades para vir estudar em São Paulo.
 A piora na patrulha política motivou Tabasisa a se refugiar no Brasil em 1992. O Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) não aceitava que o artista não manifestasse apoio a José Eduardo dos Santos em suas composições. "Queriam que o nome do presidente estivesse nas minhas músicas. Invadiram minha casa por isso. Não era agradável", conta Tabasisa em um português carregado de sotaque francófono originário da criação no Congo.
Neste meio tempo, Lutunguisa, hoje com 58 anos, casava-se com uma brasileira e formava-se em Estatística. Ganhava a vida no Brasil recém redemocratizado como professor de francês e matemática. Não tinha qualquer notícia dos irmãos Bakongo que abandonara no continente africano. "A guerra impedia qualquer possibilidade de termos uma informação de quem ficou", diz.
Partindo de Luanda ao Rio de Janeiro, Tabasisa começou uma odisseia. Conhecedor do direito internacional, o artista procurou o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) e foi orientado a seguir para Brasília, o que fez com parte dos US$ 200 (hoje R$ 400) que trouxe consigo no bolso. Na capital federal, obteve seus documentos de refugiado e foi encaminhado para a Cáritas Arquidiocesana de São Paulo, que mantém um programa de auxílio a imigrantes em condições semelhantes.
Na capital paulista, o artista que sempre teve casa precisou passar noites em um albergue onde refugiados de outros países dividiam o espaço com moradores de rua. O dia era gasto mendigando na praça da Sé, onde teve contato com o crack - ainda no começo da "epidemia" da droga. "Me ofereciam para eu ficar bem, mas eu olhava quem usa e dizia 'não quero isso pra mim'", conta.
Praticante da igreja Batista, Tabasisa passou a frequentar cultos. A grande virada em sua vida foi quando começou a fazer pinturas tribais para uma grande marca de refrigerantes. Fundou em seguida um grupo de percussão que leva o nome de sua tribo, morou na Bélgica e na Holanda em função de seu trabalho. "Escolhi voltar ao Brasil porque aqui a mistura de raças cria um ambiente melhor para mostrar o meu trabalho", diz.
O reencontro com o irmão aconteceu em 2004, durante um show do conjunto Bakongo no consulado da África do Sul. Uma amiga em comum levou Lutunguisa ao bebê que ele viu nascer e que, àquela época, já passava dos 40 anos. "Foi muito choro, muito abraço. Minhas pernas ficaram bambas e eu não acreditava", disse.
Hoje, as famílias retomaram o contato e Lutunguisa vai frequentemente à sala que o professor Bantu, como é conhecido Tabasisa, mantém no bairro da Liberdade. No lugar, o africano dá aulas de percussão, do idioma tribal e de culinária, além de vender seus quadros. Filha de Bantu, a pequena brasileira Micaela, 5 anos, brinca em um dos computadores da sala enquanto os adultos colocam as conversas em dia. No Brasil, eles encontraram um final feliz em meio a uma guerra que dizimou milhões de vidas.
Fonte - portal terra.com.br

Feito em Angola vai gerar competitividade 


 O Presidente da Associação Industrial de Angola, AIA, José Severino, afirmou sexta-feira, em Luanda, que o programa Feito em Angola constitui uma oportunidade soberana dos angolanos assumirem a responsabilidade de colocar os seus produtos com competitividade no mercado interno. 
Em Angola todos têm de gostar do produto nacional, esta é uma referência que nós temos de dar ao consumidor. É a única forma de combater o desemprego, aumentarmos a nossa riqueza distribuída por todos, para que tenhamos uma sociedade melhor, disse José Severino no final da cerimônia de apresentação do programa Feito em Angola. 
“Este é um objetivo que AIA já prosseguia e que o Executivo concretizou. Nós precisamos de ter algo que em qualquer parte do mundo quando se olha se diga, isto é feito em Angola” sublinhou. 
De acordo com José Severino o lançamento da marca constitui uma oportunidade soberana de incentivo as empresas nacionais sobretudo as que já estão com marca de exportação. Para além do mercado interno que é extremamente importante, disse, a aia está a trabalhar com um grupo de empresas que neste momento já tem potencial de exportação. 
“Vamos ver os nossos produtos no estrangeiro com representatividade, qualidade e com competitividade particularmente na zona de comércio livre, SADC. 
Informou que a associação industrial trabalhou num projeto de certificação de, empresas, qualidade e gestão por excelência, e a zona de comércio livre, será o pontapé de saída para a exportação dos produtos angolanos. 
Se tivermos produção nacional vamos ter mais salário e consumo, este é o desafio dos empresários angolanos.

Angola tem três desafios principais, diz Sérgio Kalundungo


A poucos meses das eleições, Angola tem pela frente três questões de vulto: o seu modelo económico, o processo democrático e a reconciliação nacional.
Estes são os desafios para Angola vistos por Sérgio Kalundungo, activista social e cívico, membro do Observatório Político e Social de Angola (OPSA).
Segundo Kalundungo o primeiro desafio com que o país se depara é o modelo económico.
Segundo o activista, Angola regista um rápido crescimento derivado dos vastos recursos naturais  mas tem que conseguir transformar esse crescimento em desenvolvimento.
Em conversa com o reporter da “Voz da América”, Alexandre Neto, Sérgio Kalundungo afirmou também que o problema com as análises é que estas falam de como Angola como país está a viver, não como os angolanos como cidadãos estão a viver.

sexta-feira, 18 de maio de 2012


Feira poderá transmitir perspectiva do mercado angolano
 
O presidente do conselho de administração da Feira Internacional de Luanda (Fil), Matos Cardoso, considerou hoje, nessa cidade, que a realização da I edição da AngoTic 2012 é um espaço para divulgação da potencialidade do mercado angolano.
O gestor fez essa consideração quando dirigia a mensagens de boas vindas aos presentes da  I edição da AngoTic2012, em alusão ao 17 de Maio (Dia Internacional das Telecomunicações), tendo afirmado que nesse evento estão criadas todas as bases para divulgação do conhecimento angolano, no setor das telecomunicações e tecnologia de informação, com vista a fazer-se sentir que o mercado angolano está em altura dos desafios internacionais. 
Acrescentou que a perspectiva angolana é ter uma indústria que concorra em termos de qualidade e preço mais baixos com os outros países mais desenvolvidos a nível mundial.
Matos Cardoso revelou que há vontade dos empresários angolanos em participar nos esforços do executivo, para a criação de ferramentas necessárias na promoção das indústrias nacionais, visando o crescimento econômico e produtivo do país.
A Feira Internacional Sobre Telecomunicações e Tecnologias de Informação se realiza sob o lema “Inovar as TICs, Sustentar o Desenvolvimento”.
Foi inaugurada pelo ministro das Telecomunicações e Tecnologia de Informação, José Carvalho da Rocha.
O evento, designado “Expo AngoTIC2012”, esta juntando mais de uma centena de empresas, nacionais e estrangeiras, a operarem em Angola, assim como inventores individuais e estudantes de instituições públicas e privadas, que deverão apresentar, entre outras novidades, serviços de software de sistema informáticos.
A feira tem por objetivo divulgar as boas práticas de Administração Pública, através da apresentação dos projetos desenvolvidos pelo Executivo e promover o empreendedorismo neste ramo de atividade, por intermédio de projetos escolares, de acordo com o vice-ministro do sector, Aristides Safeca.
“É também propósito do Governo tornar o certame na maior solução, no concernente às TICs em Angola” e transformá-lo num roteiro de referência em nível da África Subsariana” - afirmou o governante durante a apresentação do programa da sua realização.
AngoTIC2012 será co-organizada pelo Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e pela Feira Internacional de Luanda (FIL).
Fonte - Angop

quinta-feira, 17 de maio de 2012


SEMANA DA ÁFRICA  - Rio de Janeiro Evento no Rio busca valorizar e difundir cultura afro

Valorizar e difundir as culturas afro-brasileira e africana, por meio de apresentações culturais e atividades literárias. Esse é um dos objetivos do projeto África Diversa, cuja segunda edição, ocorre no Rio de Janeiro, de 20 a 25 de maio.

O evento é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura do Rio e oferecerá, durante cinco dias, no Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian (coração da Praça XI – conhecida como Pequena África; reduto por excelência dos negros brasileiros), um seminário educativo com oficinas, cursos, palestras e debates com escritores, pesquisadores e artistas que trabalham com estes temas.
Apresentações artísticas diárias e lançamento de livros também integram a programação. O evento tem como objetivo a formação de educadores e artistas que desejam se aprofundar no conhecimento de temas sobre cultura afro-brasileira e africana. Todos os eventos têm entrada gratuita.
Milton Teixeira, Luiz Carlos Prestes Filho, Reginaldo Prandi, Joel Rufino dos Santos, Hassane Kouyaté, Tânia Andrade Lima e Ondjaki. Esses são alguns dos artistas e escritores que realizam um trabalho de excelência com cultura africana e afro-brasileira e que ministrarão palestras, minicursos e oficinas no seminário. As inscrições devem ser feitas no site www.africadiversa.com.br. Haverá minicursos sobre griôs, danças populares maranhenses, maracatu, contos afro-cubanos e orixás, além de contação de histórias.
“O projeto atende à necessidade de formação de educadores e artistas que desejam se aprofundar no conhecimento de questões ligadas à cultura afro-brasileira e africana. Nossos palestrantes, que possuem larga experiência nos temas, terão o desafio de trazer novas questões, olhares e reflexões sobre a formação de identidade, a diversidade cultural, a relação entre tradição e contemporaneidade, o diálogo África-Brasil e, sobretudo, a importância da transmissão oral nestas sociedades”, explica a curadora do África Diversa, Daniele Ramalho.
A programação tem início às 10h do domingo (20), na Praia de Copacabana, com a apresentação do grupo folclórico do Maranhão ‘Boi Brilho de Lucas’. Às 15h, a ‘Roda de Tambor de Crioula’, também do Maranhão, se apresentará na Praça XV.
Na manhã seguinte (21), no Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkian, haverá a abertura oficial com o Secretário Municipal de Cultura Emilio Kalil (às 9h), dando início ao seminário e às atividades artísticas, como mostra de filmes, shows (Baile Black com DJ Marcello B Groove e show de BNegão), contação de histórias e teatro adulto.
Serão também apresentados os espetáculos “The Island”, da Cia do griô Hassane Kouyaté, Deux Temps Trois Mouvements (Dois Tempos Três Movimentos), no dia 24, às 18h, e “Besouro Cordão de Ouro”, no dia 25, às 20h, com a direção de João das Neves.
As atividades terão certificado de participação para quem se inscrever através página do projeto:
http://www.africadiversa.com.br/
 FonTe: SMC/RJ BUREAL POLCOMUNE
Serviço:
Seminário África Diversa
De 21 a 25 de maio/2012
Centro Municipal de Artes Calouste Gulbenkia
Endereço: Rua Benedito Hipólito, 125 - Praça X
Entrada franca

quarta-feira, 16 de maio de 2012

XIV SEMANA DA AFRICA 2012


MOVIMENTO NEGRO QUER ESTIMULAR TURISMO ÉTNICO PARA COPA DO MUNDO E OLIMPÍADAS

Rio de Janeiro - Representantes do movimento negro e do Ministério do Turismo estiveram reunidos  para discutir oportunidades de atração de turistas durante a Copa do Mundo de 2014, que ocorrerá no Brasil, e os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. O encontro, organizado pela Associação Nacional de Turismo Afro Brasileiro (Antab), visa a incentivar o turismo étnico no estado e no país, como uma forma de geração de renda e inclusão social.
Segundo o presidente da associação, Francisco Henrique Silvino, o Rio de Janeiro tem grandes atrativos turísticos no segmento étnico, como os ensaios de escolas de samba, as festas tradicionais de São Benedito e a Folia de Reis, as manifestações artísticas como o jongo e as comunidades remanescentes de quilombos. É preciso, no entanto, que essas atrações sejam divulgadas e potencializadas.
“O ensaio de carnaval é um produto turístico. Se nós começássemos a qualificar o empreendedorismo dentro das escolas de samba, criando guias afroétnicos, para mostrar não só a questão cultural, mas para mostrar os projetos sociais que as escolas de samba possuem, poderíamos trazer investidores afroamericanos e de outros países da Diáspora Africana para investirem em projetos aqui no Brasil, criarem intercâmbios empresariais”, disse.
Segundo Silvino, os dois eventos, tanto a Copa quanto as Olimpíadas, atrairão os olhos do mundo para o Rio de Janeiro e esta é uma oportunidade para a população negra, que representa 65% do total da população fluminense. “A nossa cultura é o que enriquece esse estado, com o carnaval. Como nós vamos ficar de fora de tudo isso?”, disse.
Segundo o coordenador de Segmentação do Ministério do Turismo, Wilken Souto, o governo federal deve ouvir todas as demandas do movimento negro para ver como pode ajudar nesse processo.
Wilken disse que o Ministério do Turismo já apoia dois projetos de turismo étnico no Rio de Janeiro: um deles é voltado para o resgate das tradições culturais e artísticas dos moradores da Vila do João, no Complexo da Maré, e outro voltado para a qualificação e estruturação de serviços de caiçaras, indígenas e quilombolas no litoral sul do estado.
Até a Copa do Mundo e as Olimpíadas, o Ministério do Turismo poderá apoiar novos projetos não só no Rio, como no restante do país. De acordo com um levantamento preliminar do ministério, há no Brasil mais de 300 municípios, em 25 estados, que têm potencial para desenvolver turismo étnico. Comunidades tradicionais de 24 etnias ou nacionalidades foram identificadas no país, entre elas, comunidades de negros, indígenas, alemães, portugueses, italianos e japoneses.

Angola prepara Conferência Nacional sobre o estado atual do ensino superior
Campus da Universidade Agostinho Neto foi um dos maiores 
investimentos feitos no sector da Educação Superior nos últimos anos 

O Ministério do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia realiza de 2 a 4 de Julho a “Primeira Conferência Nacional do Ensino Superior” no campus da Universidade Agostinho Neto, em Luanda. 
De acordo com o presidente da comissão organizadora, Alfredo Buza, durante a conferência vai ser analisado o estado atual do subsistema do ensino superior em Angola, tendo em conta as mudanças ocorridas ao longo do tempo.
“Primeiro tínhamos um ensino superior apenas com uma instituição pública. Depois surgiram as privadas. Agora temos mais seis públicas e institutos públicos autônomos. Já é o momento de pararmos e refletirmos como estamos”, justificou.
O papel do ensino superior na sistematização do conhecimento tradicional também vai ser abordado, pelo fato de a universidade muitas vezes desprezar esse conhecimento. Para Alfredo Buza, diretor nacional de Formação Avançada, a universidade deve procurar o conhecimento tradicional e sistematizá-lo de acordo com os padrões científicos, para que possa ser aproveitado pela sociedade.  
Os participantes na conferência, nomeadamente responsáveis e quadros seniores do órgão de tutela do ensino superior e de instituições afins, gestores de instituições públicas e privadas, investigadores, docentes e representantes do movimento estudantil e sindical, vão ainda refletir sobre o financiamento do ensino superior em Angola.
“Trata-se do processo de atribuição de bolsas de estudo e de financiamento das atividade de investigação, quer pelo Executivo, quer por entidades privadas ou público-privadas interessadas em alguma tecnologia ou um aspecto específico da sua área de trabalho”, explicou. De igual modo, os participantes vão fazer uma abordagem sobre os indicadores de garantia de qualidade. Segundo Alfredo Buza é necessário definir os indicadores para mensurar a qualidade de ensino. “Estes devem estar relacionados com os que são usados mundialmente, para que possamos aparecer também nos ‘ranking’ regionais e mundiais, e mais tarde estabelecer um ‘ranking’ nacional”, acrescentou. 

A conferência também realiza abordagens sobre a mobilidade docente e discente, e sobre a formação avançada e investigação científica e sua divulgação. Alfredo Buza recordou que não se faz formação avançada (especialização, mestrado e doutoramento), sem investigação científica. Porém, referiu, são produzidos muitos trabalhos de investigação científica, que por várias razões ficam arquivados.
Os objetivos da conferência são amplos, segundo o presidente da comissão organizadora, por ser a primeira. “As seguintes já vão estar direcionadas para um dos objetivos, de forma mais específica”, justificou, adiantando que passa a ser organizada de dois em dois anos. Nos anos intermédios, o Ministério do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia vai realizar a Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia.
Alfredo Buza disse notar grande expectativa entre os intervenientes, sublinhando que estes vão poder contribuir com as suas idéias e tomar conhecimento das medidas preconizadas para o ensino superior. Na lista de convidados estão autoridades políticas, preletores e moderadores angolanos e estrangeiros vindos da África do Sul, Alemanha, Brasil, Cuba, Espanha, Moçambique e Portugal.

Programa

No primeiro dia da conferência, após a sessão de abertura, a ministra angolana do Ensino Superior e da Ciência e Tecnologia vai apresentar uma comunicação, assim como os ministros de Cuba e de Moçambique. Em seguida, vai ser aberto o primeiro painel de debate sobre “o impacto do ensino superior no desenvolvimento das comunidades e sociedades”.
 Este painel integra três comunicações sobre “a contribuição do ensino superior para a formação e superação do pessoal docente”, “ o papel das universidades na correção das assimetrias” e “o papel do ensino superior na sistematização do conhecimento tradicional”.     
O segundo painel aborda o “financiamento de instituições do ensino superior”.  Este painel tem duas comunicações, uma sobre o tema principal em debate e outra sobre “a política de concessão de bolsas e o contributo do país”.   “A garantia da qualidade no ensino superior” é o tema do terceiro painel, igualmente com duas comunicações.

De acordo com o programa,  a primeira comunicação  analisa “o Instituto Nacional de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e a sua contribuição para a garantia da qualidade no ensino superior” e a segunda reflete “a legislação sobre o ensino superior à distância e a garantia de qualidade”. 

terça-feira, 15 de maio de 2012

CONFERENCIA EM SÃO TOMÉ


Este evento vai atrair um grande número de empresas e associações de todo o mundo. We strongly recommend your company to attend as a sponsor or exhibitor at this international, high-level Conference and Showcase/Exhibition. Recomendamos vivamente a sua empresa a participar como patrocinador ou expositor neste Evento Internacional: a Conferência de alto nível / Showcase / Exposição.
The events provide an ideal opportunity to meet the decision-makers and Member of the Sao Tomean Government. Os eventos são uma oportunidade ideal para atender os decisores políticos e membros do Governo são-tomense.
Some confirmed distinguished speakers: Alguns palestrantes confirmados distintos:                                                
- His Excellency Mr. Patrice Emery Trovoada, - Sua Excelência o Sr. Patrice Emery Trovoada,
Prime Minister of the Democratic Republic of São Tomé and Príncipe O primeiro-ministro da República Democrática de São Tomé e Príncipe
- Cécile Carlier (Guest speaker), - Cécile Carlier (Palestrante convidado),
International Investment Promotion Expert, ONUDI, France Internacional de Especialistas de Promoção de Investimentos, ONUDI, França
- Hon. - Exmo. Dr. Agostinho Fernandes, Dr. Agostinho Fernandes,
Minister of Plan and Development of São Tomé and Príncipe Ministro do Plano e Desenvolvimento de São Tomé e Príncipe
- Álvaro Silva,Consultant, PwC, Gabon - Álvaro Silva, Consultor, PwC, Gabão
- Hon. - Exmo. Dr. Americo Ramos, Dr. Américo Ramos,
Minister of Finance and International Cooperation of São Tomé and Príncipe Ministro das Finanças e da Cooperação Internacional de São Tomé e Príncipe
- Hon. - Exmo. Mr. Carlos Vila Nova, Sr. Carlos Vila Nova,
Minister of Public Works & Natural Resources of São Tomé and Príncipe Ministro das Obras Públicas e Recursos Naturais de São Tomé e Príncipe
- Hon Dr. Afonso Varela, Minister of State, São Tomé e Príncipe - Hon Dr. Afonso Varela, Ministro de Estado, São Tomé e Príncipe
- Rui Mucaje, Finance Director, Afrochamber, Brazil - Rui Mucaje, Diretor de Finanças, Afrochamber, Brasil
- Nuno Rodrigues, CEO, HDB, Portugal - Nuno Rodrigues, CEO, HDB, Portugal
- Pedro Martins, Director General, Pestana Hotels & Resorts, Portugal - Pedro Martins, Director-Geral, Pestana Hotels & Resorts, Portugal
- Senior Representative, CAC International, Cameroon - Representante Senior, CAC International, Camarões
- Senior Representative, ERHC Energy, USA - Representante Senior, ERHC Energy, EUA
- Senior Representative, On Back On, Portugal - Representante Senior, On Back On, Portugal
Maiores Informações: AFROCHAMBER                                                                        Rua XV de Novembro, 200 – 11º Andar – Conj./ C CEP: 01013-000
 São Paulo-SP – BRASIL
Telefones.: 55 (11) 3101-8162 | 55 (11) 3104-3449 | TeleFax: 55 (11) 3106-6156