sexta-feira, 10 de maio de 2013



Dilma Rousseff faz apelo ao Congresso para votar a Medida Provisória dos Portos


Presidente Dilma Rousseff fez um apelo ao Congresso Nacional, para que seja aprovada a Medida Provisória dos Portos, que estabelece novo marco regulatório para a concessão de terminais portuários à iniciativa privada
Brasília - A presidente Dilma Rousseff fez um apelo, quinta-feira (9), ao Congresso Nacional, para que seja aprovada a Medida Provisória (MP) 595, conhecida como MP dos Portos, que estabelece novo marco regulatório para a concessão de terminais portuários à iniciativa privada. Se não for votada pelo Legislativo até o dia 16 de maio, a MP perderá a validade.
Segundo Dilma, o chamado custo Brasil vem aumentando cada vez mais, devido aos problemas da infraestrutura brasileira, e uma das explicações para a falta de competitividade é a questão dos portos.
"Quero dizer aos senhores que meu apelo é no sentido de que o Congresso Nacional faça um esforço, no tempo que resta, que é até quinta-feira, para aprovar essa que é uma medida estratégica", disse Dilma, durante cerimônia de posse do ministro da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos.
A presidenta destacou que a MP viabilizar a entrada de capital privado na expansão da infraestrutura portuária. "Nós não podemos desenvolver o nosso país se não tivermos uma estrutura dos portos aberta ao setor privado. Em qualquer mudança eu sei que há interesses consolidados e diante deles o novo às vezes aterroriza excessivamente".
Marcada para quarta-feira (8), a votação da MP dos Portos foi inviabilizada durante a sessão em função das discordâncias em relação ao texto da MP. Uma emenda aglutinativa apresentada pelo líder do PMDB, deputado Eduardo Cunha (RJ), e as acusações do líder do PR, deputado Anthony Garotinho (RJ), de que tinha havido negociatas em torno da MP, tumultuaram a sessão, encerrada logo depois pelo presidente da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN).
Dilma ressaltou que as discordâncias fazem parte do regime democrático, mas disse que o esforço para aumentar a competitividade e diminuir os custos é fundamental para a sociedade. "Vivemos em uma democracia. Não é que não seja possível a divergência. Mas o que não podemos ter é o silencio, é não discutir, é não debater. Acredito, portanto, que esse esforço é devido ao país, no sentido de resolver os problemas estratégicos".
Quarta-feira, ao deixar o plenário, o presidente da Câmara declarou que conversaria com os líderes partidários para verificar a possibilidade de colocar a MP em votação na próxima terça-feira (14). "Vamos discutir com os líderes. A votação depende dos líderes".


segunda-feira, 6 de maio de 2013



Festival de cinema em São Paulo apresenta 58 documentários sobre música


São Paulo - O In-Edit, Festival Internacional do Documentário Musical, está exibindo até o dia 12, na capital paulista 58 filmes produzidos em mais de 20 países. As produções poderão ser vistas em seis espaços da cidade. Apesar do eixo central, são exploradas diversas vertentes do tema. " Tudo que é em volta da música, seja uma banda, a biografia de um único artista, de um local de ensaio, musicoterapia", disse o diretor do festival, Marcelo Andrade.
Os filmes, segundo Andrade, não focam apenas a música. Eles têm uma história. "A proposta que temos para este ano são histórias bem contadas. Não basta que o artista seja importante, ou que renda milhões. Não importa se é rock, xaxado, jazz. Tem que ser um bom filme e uma história bem contada", ressaltou.
Entre os destaques do festival está o vencedor do Oscar em 2013, Searching for Sugarman. "É realmente um filme que vale muito a pena ser olhado. Acho que não é porque ganhou o Oscar, é porque é realmente um filme que tem características muito especiais na maneira que conta essa história", disse Andrade sobre o filme que conta a história do músico Jesus Sixto Rodriguez. Ele gravou dois álbuns nos Estados Unidos na década de 1970 e depois desapareceu.
Mais atual, El Médico - The Cubaton Story conta o drama de um médico que quer ser músico em Cuba, mas enfrenta a resistência da família. "É uma maneira espetacular de colocar um drama pessoal de um protagonista que é médico, quer ser cantor, mas não tem a permissão da família para alterar a carteira de trabalho no governo cubano. Então acaba gerando quase um drama desses de novela", explicou o diretor do festival.
Além da mostra de filmes, ocorrem ainda palestras e oficinas. Na próxima sexta-feira (10) o diretor e produtor inglês Dick Fontaine estará no Museu da Imagem e do Som (MIS). Diretor do Departamento de Documentário na National Film and Television School, Fontaine foi responsável por vários filmes, como Art Blakey – The Jazz Messenger e Betty Carter: New All The Time.

domingo, 5 de maio de 2013


Investimento Estrangeiro em Angola

A nova Lei do Investimento privado na República de Angola aprovada em Abril de 2011, regulamenta o investimento privado no país, com destaque para o investimento externo, abrangendo todos os setores de atividade econômica.

Para maiores informações, Consulte: 

Câmara de Comércio Afrobrasileira

Rua XV de Novembro, 200 – 11º Andar – Conj. CCEP: 01013-000 – São Paulo-SP – BRASIL

Telefones.: 55 (11) 3101-8162 | 55 (11) 3104-3449 | TeleFax: 55 (11) 3106-6156  www.afrochamber.org
  -  e.mail: afrochamber@afrochamber.org