sábado, 14 de abril de 2012



Este ano o Prêmio África Brasil está incluído nas comemorações do Centenário da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - USP.
Horário: 19 às 22h30
Local: Faculdade Medicina da USP - Av. Dr. Arnaldo, 455 – São Paulo

Realização:                                                                                                                                        CENTRO CULTURAL AFRICANO
Parceria:                                                                                                                               FACULDADE DE MEDICINA DA USP
Apoio:
  BUREAU POLCOMUNE 

                                                                                                                                                  

sexta-feira, 13 de abril de 2012




" POPULAÇÃO NEGRA DISPÕE DE FERRAMENTA PARA INFLUIR EM PROGRAMAS DE GOVERNO NA REGIÃO OESTE "

  
Lendo hoje o jornal Página Zero, fiquei surpresa com a noticia do tema acima, principalmente porque na matéria dá grande enfase ao trabalho que vem sendo realizado em Itapevi. pela direção da Antab e do Coletivo de Empreendedores e Lideranças afro-Brasileiras - CCELAB.
Realmente chegou a hora de mudanças e algumas pessoas estão trabalhando muito para que isto ocorrá, principlament o companheiro Francisco Henrique que á anos vem mostrando todo o seu prestigio,  através de realizações que destacam o nosso povo, o empreendedorismo e a articulação politica necessária para o andamento dos nossos projetos.
A Rede Afro Itapevi, é parceria nesta empreeitada e convoca a todos para se unir á esta luta!
Queremos a Coordenadoria de Politicas de Genero Raças, criada e subordinada diretamente ao gabinete do próximo prefeito de Itapevi, além de outras deliberações dentro da área administrativa do governo municipal.
Há de destacar que o projeto da Semana da Cultura Afro-Brasileira em Itapevi, foi sugerido pelo nosso companheiro (Henrique) no evento realizado em Maio de 2010 onde através dele esteve no municipio o Principe da Nigéria e o Consul Geral´da África do Sul.
O Deputado Estadual João Caramez, e pré-candidato a Prefeito de Itapevi, foi parceiro neste evento e prometeu dar implantar o projeto na cidade, caso seja eleito.


Renata Aparecida
Rede Afro Itapevi





Embaixador destaca que mais de 60 empresas brasileiras investem no mercado angolano e que estão em andamento as negociações para novos projetos sociais na Pátria de Agostinho Neto
Embaixador Nelson M. Cosme
Durante o encontro realizado com a delegação da Organização da Mulheres Angolanas-OMA que participa do XV Congresso da Federação Democrática Internacional de Mulheres, que se encerra hoje em Brasília, o embaixador angolano no  Brasil, Nelson Cosme, afirmou que  as relações entre os dois países são saudáveis, como mostram os investimentos efetuados pelas duas partes. Angola exportou mais de 460 milhões de dólares para o Brasil, que investe 1,4 mil milhões de dólares na economia angolana e mais de 66 empresas brasileiras investem no mercado angolano, o que fazendo com que o Brasil seja um importante parceiro no processo de reconstrução nacional.
O embaixador Nelson Cosme, disse ainda  que Angola está negociando com o Brasil uma nova linha de crédito para implementação de projetos sociais e de infra-estrutura, voltados para setores energético e industrial no país.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Uma Janela para Angola: O Lundu, Uma Dança Afro brasileira!

Uma Janela para Angola: O Lundu, Uma Dança Afro brasileira!:   Lundu : Dança sensual O Lundu nasceu em Angola e Congo. Originalmente era uma dança trazida pelos escravos nos primeiros anos da escr...




Década de paz em Angola é celebrada na Câmara

A independência de Angola, conquistada em 1975, foi seguida de um sangrento confronto que durou 27 anos e custou a vida de meio milhão de pessoas. Em abril de 2002, após a mediação de diversos países, incluindo o Brasil, o governo angolano e os rebeldes da Unita (União Nacional para a Independência Total de Angola) chegaram a um acordo de paz. 
Esta primeira década de paz em Angola foi o tema de audiência pública, com caráter de homenagem, na quarta-feira (4), da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara, por iniciativa da deputada Janete Rocha Pietá (PT-SP).


“É muito importante celebrar a paz, que se constrói a cada dia. Todos se uniram na África em busca da liberdade, mas essa liberdade teve um preço. Felizmente, foi construído o acordo de paz há dez anos e hoje podemos ver que Angola e todos os países que lutaram contra o colonialismo são nações independentes que atuam em prol da paz em todo o mundo”, disse Janete Pietá.
O deputado Edson Santos (PT-RJ), presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil/Angola, ressaltou a importância da paz para o desenvolvimento de Angola como nação livre. “Angola passou várias décadas numa situação de conflito armado e estes últimos dez anos de paz foram fundamentais para que o povo angolano possa se desenvolver. Por isso é importante que celebremos este momento”, afirmou Santos.
“O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola e essa homenagem hoje é mais do que justa com esse país com quem temos relações tão estreitas”, lembrou a deputada Benedita da Silva (PT-RJ).
Participaram da sessão o embaixador de Angola no Brasil, Nelson Manuel Cosme, o conselheiro Pedro Cardoso, chefe da Divisão África III do Itamaraty, e o secretário-executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), Mário Lisboa Theodoro.
Além destes, estiveram presentes embaixadores de diversos países africanos e latino-americanos, como Colômbia, Cuba, Guiné-Bissau, Moçambique, Timor Leste e Zimbábue.

domingo, 8 de abril de 2012


A Embaixada de Angola no Brasil (Brasília) encerrou ontem (7/4)uma jornada promovida por sua iniciativa, alusiva aos 10 Anos de Paz, com a realização de eventos esportivos e culturais. 
 Com a presença do embaixador angolano no Brasil, Nelson Cosme, diplomatas, membros da comunidade angolana radicada na capital da República, estudantes e vários convidados, o evento foi marcado pela realização de uma partida de futebol.  
   As comemorações no Brasil do dia 4 de abril, consagrado à Paz e Reconciliação Nacional em Angola, foi iniciada em Brasília com um evento realizado pelo Grupo Parlamentar Brasil Angola da Comissão de Relações Exteriores e Cidadania da Câmara dos Deputados, com a presença do embaixador angolano, embaixadores de países acreditados junto ao governo brasileiro, autoridades e membros da comunidade angolana. 
A jornada teve início no dia 4 de Abril, data consagrada à Paz e Reconciliação Nacional em Angola, com um ato celebrado no parlamento brasileiro, cuja sessão especial foi presenciada por deputados, embaixadores acreditados naquela país lusófono e representantes da comunidade angolana.
Na ocasião o embaixador Nelson Cosme realçou mais uma vez as relações de cooperação e amizade entre Angola e o Brasil, considerando estratégica, fundadas na história e em laços de consanguinidade.
O programa elaborado para comemorar o décimo aniversário da data de 4 de Abril também contou com um “café da manhã”, em que foi exibido um documentário sobre os progressos dos programas de reconstrução nacional, em curso na República de Angola.