quinta-feira, 6 de setembro de 2012


Empresa angolana de mármores à procura de investidores

A única empresa de exploração e corte de mármores e granitos de Angola (MARGAN), localizada no Namibe, região sul do país, necessita de um investimento na ordem de um milhão de dólares, para aumentar a produção em extracção de pedras.

Luanda - A única empresa de exploração e corte de mármores e granitos de Angola (MARGAN), localizada no Namibe, região sul do país, necessita de um investimento na ordem de um milhão de dólares, para aumentar a produção em extracção de pedras.
Em declarações à Angop, o sócio gerente da empresa, José Eduardo Costa, sustentou que a unidade trabalha com alguns granitos extraídos numa única pedreira de mármore branco, localizada na região do Caraculo, razão pela qual necessita de investir para aumentar a capacidade instalada na área de extração de pedras.
"A empresa carece de um investimento maior para área de extração de pedras. Neste momento, não fazemos extracção por falta de capital suficiente", disse.
No entanto, de acordo com José Costa, a
Margan
tem dificuldades na venda dos seus produtos no mercado local, o que tem criado dificuldades financeiras à empresa.
Sem precisar as quantidades, referiu que atualmente a produção é superior em relação à procura, pelo facto de haver, no Namibe, pouca cultura de compra e aplicação de mármore nas obras de construção civil.
Por este facto, disse o responsável, a empresa limita-se a atender pequenas obras por encomenda, a partir de clientes na sua maioria residentes fora da província, pois, segundo afirmou " a nível da cidade do Namibe pouco se compra o mármore".
Mesmo havendo obras públicas a cargo do governo, o empresário lamentou a falta de procura do mármore trabalhado, a partir da sua empresa, por parte dos empreiteiros que executam tais obras, facto que coloca a empresa na difícil situação financeira.
Fez saber que as obras públicas, tais como construção de hospitais, residências para os quadros e escolas, pouco se nota a aplicação do mármore em cozinhas, ou nos sectores onde esse produto pode ser útil, exceptuando o sector privado que de quando em vez recorre à sua empresa para aquisição do produto.
De capital misto, a empresa conta com 22 trabalhadores. As principais espécies produzidas pela empresa consistem mais no corte de mármore para aplicações de soleiras, bancas para cozinhas entre outras
Fonte -  Angop.

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Posse da nova direção da AEBRAN - TV Zimbo -


REPRESENTAÇÃO DA UNESCO NO BRASIL
Estão abertas até 5 de setembro as inscrições para o Edital Consultor UNESCO – Guia Metodológico e Conteúdos Pedagógicos. Os candidatos devem possuir certificado de nível superior, devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação, nas áreas de ciências Humanas e/ou sociais, além de experiência profissional mínima de três anos em atividades de coordenação e/ou elaboração de conteúdos pedagógicos, inclusive áudio-visual, preferencialmente em ações e atividades nos temas de gênero, raça, geração, e relações internacionais.
Maiores informações podem ser obtidas através do e.mail brasilia(at)unesco.org