quinta-feira, 17 de janeiro de 2013



FESTIN ganha sede em Lisboa

O FESTIN - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, que este ano terá uma mostra dedicada ao Brasil, será promovido a partir de quinta-feira num novo espaço na capital lusa.

isboa - O Festin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa terá a partir desta quinta-feira, 17 de janeiro, uma nova casa. A organização do evento, que este ano volta a homenagear o cinema brasileiro, passará a ocupar o espaço Casa do Cinema, que será inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa.
A organização do Festin será uma de nove entidades que irão partilhar a nova Casa do Cinema, onde se incluirão a Academia Portuguesa de Cinema, o festival IndieLisboa e o Monstra - Festival de Animação de Lisboa, entre outras.
O edifício, na Rua da Rosa, no Bairro Alto, foi cedido e adaptado às novas funções pela Câmara Municipal de Lisboa, em resposta às inúmeras solicitações por parte de vários festivais e instituições ligadas ao cinema, que há muito tempo se debatiam com dificuldades para encontrarem espaços adequados ao funcionamento das suas estruturas.
Será já na nova sede que o Festin irá ultimar a sua 4ª edição, que acontecerá de 3 a 10 de abril, no Cinema São Jorge, na capital portuguesa. "Encerradas as inscrições, decorre atualmente a fase de seleção de filmes que irão integrar as secções competitivas, bem como a programação das Mostras de Cinema de Angola – o país a ser homenageado em 2013 -, Cinema Brasileiro e de Inclusão Social", informou a organização em comunicado.
O Festin é uma coprodução Padrão Atual e EGEAC - Cinema São Jorge. A programação completa do festival será revelada em março em www.festin-festival.com .
Procurando alcançar um público cada vez mais alargado, o Festin já realizou itinerâncias em Coimbra, Aveiro e Seia – em parceria com o festival Eco-Seia. Pelo segundo ano consecutivo, entre os passados dias 20 e 25 de novembro, o festival apresentou uma mostra de cinema lusófono no Festival Internacional de Cinema da Fronteira, na cidade de Bagé, Brasil, tendo contado este ano com a chancela oficial do Ano de Portugal no Brasil.
Fonte - Africa21

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013


JOVENS DA CPLP
O Conselho Nacional da Juventude (CNJ) de Portugal, em parceria com o Secretariado Executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), vai organizar a conferência “Jovens da CPLP”, no próximo dia 16 de Janeiro, no auditório da Sede da CPLP.

Com a meta de difundir os objetivos e o alcance da cooperação em matéria de juventude, esta conferência é contextualizada pelos debates sobre a implementação de um “Documento Estratégico da Juventude da CPLP - Juventude da CPLP: 2015 e além” e sobre a adoção futura de uma ‘Carta da Juventude’.
Com o tema ‘Jovens da CPLP’, esta conferência pretende concretizar um debate com decisores públicos e técnicos para um melhor entendimento dos processos relacionados com a juventude neste espaço de integração. A juventude, no seio da CPLP, representa uma parte substancial da população, uma realidade heterogênea e multidimensional, pelo que as suas preocupações e aspirações assumem um caráter transversal.
O evento contará com dois momentos de debate, nos quais se ambiciona envolver e estimular uma ampla participação da audiência. A informação recolhida na conferência, nomeadamente as comunicações dos oradores convidados, serão posteriormente integrados numa publicação sobre Cooperação na CPLP em matéria de Juventude.


SE recebe visita de cortesia do brasileiro Sub-Secretário-Geral Político do MRE


O Secretário Executivo, Murade Murargy (foto), recebe no dia 15 de Janeiro, pelas 16 horas, a visita de cortesia do Sub-Secretário Geral Político: África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores da República Federativa do Brasil, Paulo Cordeiro, na Sede da CPLP.