quinta-feira, 17 de janeiro de 2013



FESTIN ganha sede em Lisboa

O FESTIN - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, que este ano terá uma mostra dedicada ao Brasil, será promovido a partir de quinta-feira num novo espaço na capital lusa.

isboa - O Festin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa terá a partir desta quinta-feira, 17 de janeiro, uma nova casa. A organização do evento, que este ano volta a homenagear o cinema brasileiro, passará a ocupar o espaço Casa do Cinema, que será inaugurado pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa.
A organização do Festin será uma de nove entidades que irão partilhar a nova Casa do Cinema, onde se incluirão a Academia Portuguesa de Cinema, o festival IndieLisboa e o Monstra - Festival de Animação de Lisboa, entre outras.
O edifício, na Rua da Rosa, no Bairro Alto, foi cedido e adaptado às novas funções pela Câmara Municipal de Lisboa, em resposta às inúmeras solicitações por parte de vários festivais e instituições ligadas ao cinema, que há muito tempo se debatiam com dificuldades para encontrarem espaços adequados ao funcionamento das suas estruturas.
Será já na nova sede que o Festin irá ultimar a sua 4ª edição, que acontecerá de 3 a 10 de abril, no Cinema São Jorge, na capital portuguesa. "Encerradas as inscrições, decorre atualmente a fase de seleção de filmes que irão integrar as secções competitivas, bem como a programação das Mostras de Cinema de Angola – o país a ser homenageado em 2013 -, Cinema Brasileiro e de Inclusão Social", informou a organização em comunicado.
O Festin é uma coprodução Padrão Atual e EGEAC - Cinema São Jorge. A programação completa do festival será revelada em março em www.festin-festival.com .
Procurando alcançar um público cada vez mais alargado, o Festin já realizou itinerâncias em Coimbra, Aveiro e Seia – em parceria com o festival Eco-Seia. Pelo segundo ano consecutivo, entre os passados dias 20 e 25 de novembro, o festival apresentou uma mostra de cinema lusófono no Festival Internacional de Cinema da Fronteira, na cidade de Bagé, Brasil, tendo contado este ano com a chancela oficial do Ano de Portugal no Brasil.
Fonte - Africa21

Nenhum comentário:

Postar um comentário