sexta-feira, 23 de março de 2012


 Embaixador de Angola visita São Paulo
O vereador Netinho de Paula recebeu ontem (20), na Câmara Municipal de São Paulo, o embaixador angolês no Brasil Nelson Cosme, que veio visitar a casa em nome do presidente de Angola, José Eduardo dos Santos.
Nelson Cosme aproveitou para confirmar a presença do governador da Luanda – capital da Angola - Bento Bento, no evento sobre mobilidade urbana que acontecerá na Câmara daqui três ou quatro meses, segundo Netinho de Paula. O diplomata também comentou sobre a importância do Brasil como parceiro estratégico para o seu país: “Angola deseja partilhar com a vossa grande cidade paulista suas experiências no domínio da gestão urbana, no domínio da infraestrutura e em outras parcerias que possam ser de benefício recíproco entre Luanda e São Paulo”, comentou o embaixador.
Mateus Barros, Chefe da Representação Comercial de Angola em São |Paulo, Vice-Cônsul Albertino de Jesus, vereador Netinho de Paula e o Embaixador Nelson Cosme. 
O vereador mostrou interesse pela parceria: “Angola também pode nos ensinar muito. Em termos de infraestrutura, a capital vem passando por mudanças importantes. Essa experiência nós queremos debater, descobrir o que vem acontecendo no país e mostrar os planos para os próximos quinze, vinte anos aqui em São Paulo”.

As informações foram retiradas do site da Câmara Municipal.

quinta-feira, 22 de março de 2012


Programa de visita de Sua Excelência o Sr. Embaixador Plenipotenciário nas República Federativa do Brasil e do Chile

9h30m – Encontro de sua Excelência o Sr. Embaixador com o magnífico reitor da faculdade Zumbi dos palmares e Presidente da O.N.G.  Afrobras Dr. José Vicente;
10h – Partida de Futebol
10h45m – Encontro de S.E.O Sr. Embaixador com a comunidade angolana residente no Estado de São Paulo;
·        Hino nacional;
·        Minuto de silêncio;
·        Apresentação da mesa de presidium;
·        Declamação de uma poesia sob o título renuncio impossível, de autoria do Guia Imortal da revolução angolana e Primeiro presidente da República de angola Dr. António  Agostinho Neto;
·        Dança tradicional pelo grupo Muxima Angola;
·        Discurso a ser proferido por um membro da comunidade;
·        Declamação de uma poesia pela jovem Denilsa de Almeida com título Mulher;
·        Leitura do curriculum vitae de S.E. O Sr. Embaixador;
·        Discurso de S.E. Sr. Embaixador;
·        Dança de Ku-Duro pelo grupo Muxima Angola;

P/ Tarde
·        Continuação do programa recreativo e cultural;
·        19h – Encerramento
·        Dia 25/03/12
Regresso a Brasília de Sua Excelência o Sr. Embaixador Dr. Nelson Cosme


Local - Casa de Portugal - Av. Liberdade, 602 - Liberdade - São Paulo/SP

quarta-feira, 21 de março de 2012


Presidente do país e Nobel da Paz defende criminalização da homossexualidade
Ellen Johnson Sirleaf diz que «há certos valores tradicionais» na Libéria que devem ser preservados
Ellen Johnson Sirleaf, presidente da Libéria e prémio Nobel da Paz no ano passado, defendeu a lei que criminaliza a homossexualidade no seu país, durante uma entrevista ao jornal londrino «The Guardian», em que participava também o antigo primeiro-ministro britânico, Tony Blair, que se encontra em Monróvia.«Gostamos de nós tal e qual como somos», disse a chefe de Estado, quando questionada sobre a legislação liberiana, que pune com até um ano de cadeia quem participar no que descreve como «sodomia voluntária» e que poderá ser endurecida, caso sejam aprovados dois projetos de lei nesse sentido.«Temos certos valores tradicionais na nossa sociedade que queremos preservar», acrescentou Sirleaf, que foi distinguida como o Nobel da Paz pelo seu papel em defesa dos direitos das mulheres.O jornal salienta que Blair - que se encontra na Libéria como fundador da Africa Governance Initiative (AGI) - ficou visivelmente incomodado com as declarações de Sirleaf. Mas recusou comentá-las.«Uma das vantagens de fazer aquilo que faço é que posso escolher os assuntos em que entro e aqueles em que não entro», escudou-se.Apesar de não haver condenações recentes relacionadas com a homossexualidade, foram apresentados dois projetos de lei que pretendem endurecer as sentenças.Um poderá elevar as penas até cinco anos de prisão. Outro - elaborado pela ex-mulher do presidente Charles Taylor - tornaria o casamento homossexual punível com até dez anos de cadeia. Jewel Howard Taylor disse ao «The Guardian» que a homossexualidade «é uma ofensa criminosa» e algo «não africano». «É um problema da nossa sociedade. «Consideramos o comportamento desviante sexual um comportamento criminoso», disse. 


Encontro de Luanda vai definir estratégia para cimeira Rio+20
   O ministro das Obras Públicas e Recursos Naturais de São Tomé e Príncipe, Carlos Vila Nova, considerou hoje, segunda-feira, que a reunião dos ministros do Ambiente da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa(CPLP), a decorrer de 20 a 22 do corrente, em Luanda, é uma oportunidade impar para a definição de uma estratégia comum para a cimeira Rio+20.
O  governante são-tomense esclareceu que o encontro de Luanda vai ajudar na concertação de posições a nível dos países membros da CPLP em matéria do ambiente, concretamente sobre o desenvolvimento sustentável.
Segundo o ministro, o objetivo desta cimeira é fazer a apresentação de vários programas nacionais para o cumprimento da implementação do programa do Rio+20 e análise do plano acordado durante a cimeira de Johnesburg.
De acordo com a fonte, neste encontro de Luanda vão se tratar assuntos relativos à última cimeira da África do Sul, durante a conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento sustentável, e sairá uma resolução final sobre a posição da CPLP a ser apresentada no encontro de Julho próximo, no Brasil.
Angola assumiu a presidência da CPLP antecedida por Portugal a 23 de Julho de 2010, quando da realização da VIII Reunião de Chefes de Estados e de Governos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa que aconteceu em Luanda, sob o lema ”solidariedade na diversidade”.
Além das delegações ministeriais da CPLP participa neste encontro uma comitiva da Guiné Equatorial na qualidade de observador desta organização.
Durante os dois dias estarão ainda em analise a abordagem sobre possibilidades de cooperação e programas de reforço da capacidade no seio da comunidade, diálogo ministerial sobre as oportunidades e desafios no desenvolvimento sustentável dos países membro da comunidade, entre outros assuntos.

Feira Internacional de Tecnologias Ambientais já com 10 países inscritos
Pelo menos 10 países, entre os quais Brasil, Alemanha, China Espanha, Estados Unidos da América, França e Portugal,, incluindo Angola como anfitriã, já estão confirmados para exporem os seus produtos e serviços na 2ª Edição da Feira Internacional de Tecnologias Ambientais - Ambiente Angola, que arranca em Maio próximo.
De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Feira Internacional de Luanda (FIL), Matos Cardoso, entre as inscrições, constam investidores da África do Sul, Dinamarca  e Nigéria.
Intervindo na cerimônia de lançamento da 2ª edição da Ambiente Angola, que vai decorrer entre 30 de Maio e 2 de Junho, disse que a organização espera reunir em dois pavilhões, onde estarão 102 empresas, das quais 70 nacionais e 32 estrangeiras.
Para Matos Cardoso, 50 empresas entre nacionais e estrangeiras já procederam se inscreveram, num processo que encerra a 15 de Abril próximo.
Diante do vice-ministro do Ambiente, Syanga Abílio, do diretor nacional de tecnologias ambientais, António Matias, empresários nacionais e estrangeiros, Matos Cardoso disse que augura sucesso redobrado.
Promovido pela FIL, em parceria com o Ministério do Ambiente, o evento decorrerá sob lema "2012 Ano Internacional da Energia e Água Sustentável" e com o objetivo de expandir o acesso de energia limpa a preços acessíveis como suporte da realização das metas de desenvolvimento do milênio e do desenvolvimento sustentável.
O acesso à disponibilidade e eficiência energética, a sustentabilidade e o uso das fontes de energia para a realização das metas do desenvolvimento do milênio são, entre outros, os objetivos deste evento.
Com a realização da Feira Ambiente Angola espera-se dar maior conhecimento sobre os padrões atuais de produção de energia e consumo, que são insustentáveis e ameaçam o ambiente em escala global.

Programa de repatriação leva angolano
 de volta à casa após 33 anos

Um grupo de 20 refugiados que deixarão a República do Congo a caminho da terra natal, Cabinda; plano pretende atender 800 pessoas.
ANGOLANOS apos 33 anos longe de casa serão repatriados do Congo para o seu país
O Ministério de Assistência e Reinserção do governo angolano adota as providências necessárias para recepcionar os refugiados que se encontram em países que fazem fronterira com a República de Angola, principalmente a partir deste mês, quando te´r início um programa de repatriação voluntária apoiado pelas Nações Unidas que deve levar cerca de 800 angolanos de volta ao país.
A primeira leva, um grupo de 20 pessoas, já está se preparando para deixar a República do Congo a caminho da província de Cabinda. Muitos saíram de Angola por causa da violência e da guerra civil.
Repatriação voluntária
Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.
Um programa de repatriação voluntária apoiado pelas Nações Unidas deve levar cerca de 800 angolanos de volta ao país.
A primeira leva, um grupo de 20 pessoas, já está se preparando para deixar a República do Congo a caminho da província de Cabinda. Muitos saíram de Angola por causa da violência e da guerra civil.
Facções Rivais
Um dos repatriados voluntários, Gomez, acabou de completar 50 anos. A maior parte da vida dele foi passada fora de Angola. Segundo o Acnur, Gomez teve de deixar Cabinda, em 1979, por causa dos confrontos entre facções rivais angolanas.
Gomez disse ao Acnur que criou toda a família no país de asilo e que seus filhos nasceram no Congo. Mas segundo ao ele, ao completar 50 anos de idade e, depois de 33 anos fora de Angola, ele decidiu que era hora de retornar à casa.
O refugiado contou que saiu de seu país natal quando ainda estudava. Após a morte do pai, a mãe dele passou a trabalhar no campo para sustentar a família de oito filhos em Likonge, província de Cabinda.
Conselho
Na época em que saiu de Angola, três facções rivais lutavam pelo controle de país: o Movimento Popular para a Libertação da Angola, MPLA, a União Nacional para a Independência Total de Angola, UNITA, e a Frente Nacional de Libertação de Angola.
Ao chegar ao Congo foi aconselhado a se casar para que “uma mulher pudesse tomar conta dele”. E disse que gostou da ideia, conheceu uma refugiada angolana como ele, e tiveram o primeiro filho no acampamento de refugiados.
Nos próximos dias, Gomez deverá retornar para uma Angola diferente da qual deixou, um país em paz e com sua própria família formada na República do Congo.
===
19-03-2012 18:45
 Namíbia

Refugiados angolanos regressam em Maio
Windhoeck – O processo de repatriamento dos refugiados angolanos, estimados em cerca de cinco mil pessoas, começa no princípio de Maio deste ano para ficar concluído em finais de Junho, altura que expira a cláusula de cessação - recomendou a sub-comissão mista integrada pela Embaixada de Angola em Windhoek, ACNUR e Governo Namibiano.
A recomendação saiu da reunião mantida a 15 do corrente mês, em Otjiwarongo, Namíbia, onde se decidiu que o início oficial do registro para o repatriamento voluntário começaria a 26 de Março e terminaria a 30 de Abril e no dia um de Maio iniciaria de facto o repatriamento para Angola.
As equipas de registro constituídas trabalharão no centro dos refugiados do Ocire e porta a porta para outros casos.
Tendo em conta que uma boa parte dos refugiados são das províncias de Huambo, Benguela e Bié, os autocarros que os transportarem deverão deixá-los nos centros de acolhimento de Menongue, no Kuando Kubango, e de Namacunde, na província do Cunene, por forma a facilitar o seu regresso às áreas de origem.
O encontro recomendou que sejam asseguradas todas as medidas para que os refugiados levem todos os seus haveres, sem restrições de peso e volumes.
Para incentivar o regresso dos relutantes, a sub-comissão tripartida recomenda o aumento dos valores monetários para 200 dólares para o adulto e 100 dólares para a criança, contra os 100 e 50 dólares, respectivamente, que são dados atualmente e o aumento da ração para três meses.
A reunião recomendou também que os alunos das 10, 11 e 12 classes, caso os pais estejam de acordo, poderão permanecer em território namibiano até terminarem os seus estudos, apesar da cláusula de cessação, sob responsabilidade do Governo Namibiano.
A reunião tripartida foi presidida pelo comissário dos Refugiados da Namíbia, Nkkrumah Mushelenga, e estiveram presentes o Cônsul Geral do Oshakat, Pedro Walipi Calenga, o vice-cônsul do Rundu, Elísio Augusto Cabinda, o terceiro secretário da embaixada, Cipriano Handuia, a adida de Imprensa da Embaixada de Angola na Namíbia, Chana de Aragão, e representantes do ACNUR e do Governo Namibiano.

Cidade do Cabo recebe Festival Internacional de Jazz

No festival vão participar mais de 40 artistas de renome, nacional e internacional.
Nos dias 30 e 31 de Março, mais de 40 nomes do mundo do jazz vão estar representados no Festival Internacional da Cidade do Cabo, na África do Sul. Angola estará representada por Gabriel Tchiema.
A 13ª edição do Festival Internacional de Jazz da Cidade do Cabo decorre nos próximos dias 30 e 31, no Centro Internacional de Convenções daquela cidade sul-africana.
No evento, já considerado dos mais prestigiados do continente africano, vão participar mais de 40 artistas de renome, nacional e internacional, que durante dois dias vão actuar em cinco palcos diferentes.
Phumĭ Dhlomo, Director Regional do Turismo da África do Sul para os países africanos e do Médio Oriente, refere que "o objectivo do festival é também mostrar ao mundo o que é a África do Sul. Além do festival as pessoas podem conhecer e apreciar o maravilhoso país que temos, um país onde se irão sentir bem-vindas, revigoradas e rejuvenescidas através das experiências que aqui poderão desfrutar".
Em comunicado de imprensa, a organização refere que o Festival atraia masi de 34 mil turistas e “gera um enorme estímulo económico para a província, tornou-se num dos eventos turísticos mais importantes do calendário anual sul-africano”
Gabriel Tchiema representa Angola 
Este ano, Angola estará representada pela voz de Gabriel Tchiema. Dono de uma voz sublime, o cantor “tem como principais influências musicais o afro jazz, a afro fusão e a Tchianda”.
Exposição fotográfica sobre jaz
Durante os dois dias, a Cidade do Cabo celebra a música mas também a arte.
Nesse sentido, estará patente no recinto a exposição fotográfica Duotone, um evento anual que tem vindo a comemorar o jazz através da imagem fotográfica.
Este ano, a mostra terá em exposição obras do angolano Nuno Martins, de Sipho Maluka e Shelley Christians, ambos sul-africanos. Fonte:
ATODAY



30 anos da Pastoral Negros do Brasil
Na noite da última sexta-feira (16.03), durante a cerimônia de abertura do Ano Celebrativo dos 30 anos dos Agentes de Pastoral Negros do Brasil (APNs) no Museu Afro em São Paulo, foi lançada a logomarca oficial a ser utilizada em todas as atividades preparatórias para a celebração que ocorrerá em março de 2013 em Alagoas
 Após várias propostas apresentadas, desenhadas e discutidas, o Comitê de Organização dos 30 anos APNs aprovou a ideia de Helcias Pereira - Coordenador Nacional de Formação e Vice-Presidente do Centro de Cultura e Estudos Étnicos Anajô/APNs-AL - para representar a trajetória da entidade nacional. 
A arte foi desenvolvida pelo design Helberth Oliveira, que faz parte do setor de criação do Maceió Convention & Visitors Bureau, uma grande parceira no trabalho de divulgação do Estado de Alagoas. A Fundação representada por Agda e Cleane, também produziu com o acompanhamento do Mocambo Anajô, um vídeo sobre os atrativos turísticos e aspectos culturais das cidades de Maceió e União dos Palmares.

terça-feira, 20 de março de 2012


Faculdade Zumbi dos Palmares, lança Observatório da População Negra
O lançamento será amanhã (21) Dia internacional contra a Discriminação Racial

A Faculdade Zumbi dos Palmares, em parceria com a Secretária de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e com a Secretária Especial de Promoção da Igualdade Racial, lança o Observatório da População Negra, uma iniciativa que cria o primeiro bancp de dados sobre as realizações da população afrodescendentes em diversas áreas produtivas e sociais do Brasil.
O Lançamento será dia 21 de março e marca o “Dia Internacional contra a Discriminação Racial”.
José Vicente Reitor da faculdade Zumbi dos Palmares
O Observatório é um portal aberto e público, que vaia realizar pesquisas sobre os resultados efetivos das políticas públicas para a população negra, reunir análises das informações coletadas, para identificar problemas e avanços em cada segmento de estudo. “Teremos um banco de dados real e otimizado sobre a situação do afrodescendente” afirmou José Vicente, reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares.
O Observatório da População negra promoverá sua primeira pesquisa qualitativa sobre a performance e realidade dos estagiários da Zumbi dos Palmares em instituições bancárias em São Paulo. O estudo será coordenado pela Professora Eliane Barbosa, que defende doutorado na FGV/SP com o mesmo tema.
O Lançamento Oficial do Observatório da População Negra acontecerá amanhã(21), em seminário sobre o negro no mercado de trabalho, no auditório da Faculdade Zumbi dos Palmares as 14h.
Fonte – Faculdade Zumbi dos Palmares

Uma Janela para Angola: O Lundu, Uma Dança Afro brasileira!

Uma Janela para Angola: O Lundu, Uma Dança Afro brasileira!:
 Lundu : Dança sensual O Lundu nasceu em Angola e Congo. Originalmente era uma dança trazida pelos escravos nos primeiros anos da escr...