quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Brasil tem linha de crédito para Angola avaliada em mais de US$ 5 biliões de dólares




O Brasil tem uma linha de crédito para Angola avaliada em mais de US$5 bilhões e poderá incrementar essa participação, disse o Ministro do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior do Brasil, Fernando Pimentel.
Em declaração à imprensa, o ministro brasileiro que acompanha uma delegação de técnicos e mais 53 empresários, disse que a equipe vem tratar de financiamento para projetos de investimento para Angola, no âmbito de linha de crédito.
“Há possibilidade de aumentar a linha de crédito, mas tudo depende das conversações com o Governo Angolano; nós achamos que este é o momento oportuno, e a Presidente Dilma determinou a nossa vinda para esta missão exatamente com o objetivo de incrementar as linhas de crédito e de aprofundar as excelentes relações que o Brasil tem com Angola”, afirmou o Ministro

Com relação à missão empresarial, Fernando Pimentel disse que vem tratar de temas de interesse dos dois países, abrangendo diferentes ramos de atividades, visando o aumento do comércio entre os dois países.
Angola foi, em 2010, o terceiro maior mercado para os produtos brasileiros na África e o quarto maior exportador africano para o Brasil, sendo a presença de empresas brasileiras no país o testemunho do fortalecimento das relações comerciais e dos fluxos de investimentos mútuos.
Fonte - Angop

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Museu Afro Brasil inaugura escultura de Zumbi dos Palmares



Ultimo líder do Quilombo de Palmares, fundado em 600, por escravos foragidos de um engenho pernambucano, Zumbi foi capturado, torturado e decapitado em 1695
Como parte das comemorações do “Dia da Consciência Negra”, o Museu Afro Brasil, em São Paulo, inaugurou no último domingo (20), uma escultura de Zumbi dos Palmares, lider negro que resistiu a escravidão no Brasil.
Com 2,2 metros de altura,a obra é uma réplica da que se encontra na Praça da Sé, em Salvador(BA), e foi doada ao museu por sua autora, a artista plástica Márcia Magno.
A escultura doada, apresenta o líder do Quilombo dos Palmares  em posição de alerta, portando uma arma de defesa chamada “Mukwale”, símbolo de poder,usada por grandes guerreiros africanos. Para marcar o Dia da Consciência Negra e a inauguração da obra, que agora fará parte do acervo do Museu Afro.
O Museu Afro Brasil é um  espaço de história, arte e memória. Uma obra dessa magnitude, como é a obra de Márcia Magno, é muito importante ( para o museu), porque representa um ícone da história  negra do Brasil”,  disse Emanuel Araujo, diretor do Museu.
Além da escultura de Zumbi dos Palmares,  foram inaugurados duas exposições, a primeira é Aurelino  - A transfiguração do Real, que apresenta 100 obras do artista plástico baiano Aurelino dos Santos, que trabalha primordialmente com pinturas. “ Aurelino é um artista muito interessante. Ele faz pinturas geométricas, cheia de símbolos e significados”,  comenta Araujo.
A segunda exposição, “Brincar com Arte” – o Brinquedo popular do Nordeste, apreseta mais de mil objetos, bonecos e miniaturas de veículos da coleção de David Glat, curador do Museu Brinquedo Popular, na Bahia.

Ainda como parte das comemorações do Mês da Consciência Negra, a Pinacoteca do Estado, o Museu de Arte Sacra e o  Museu da Língua Portuguesa, todas na capital paulista, oferecerão ao público a programação temática  “Africanofagias Paulistanas”, que destaca a presença africana na história da cidade de São Paulo. Incluindo apresentações de maracatu, rap, peças teatrais e debates, a programação completa pode ser consultado pelos web sites www.pinacoteca.org.br , htpp://www.museuartesacra.org.br e www.museulinguaportuguesa.org.br,  


O Museu Afro Brasil fica no Parque do Ibirapuera, em São Paulo e pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 10h às 17h., entrada grátis. Informações  pelo site www.museuafrobrasil.org.br  

Cidade de São Paulo ganha rota turística sobre a cultura negra



Até o final do mês de novembro será lançado um guia com roteiros que inclui locais como os Largos do Arouche e Paiçandu, e outros 16 locais com influência afro na cidade.
Foram mapeados lugares da cidade que mostram a história, cultura e influencia negra na cidade de São Paulo que já podem ser conhecidos por qualquer paulistano ou turista. Basta percorrer a recém criada “Rota Turística Afro-Brasileira Luiz Gama”O roteiro passa pelos chamados territórios negros da cidade dos séculos XVIII e XIX. Sãoáreas que eram ocupadas por grupos negros que ali trabalhavam como carregadores, serventes e quitandeiros . A Maioria desses 18  pontos turísticos ficam no cetro expandido da cidade .Eles foram escolhidos a partir de visitas aos locais e de estudo com documentos, jornais, livros e revistas.A rota Afro foi lançada neste mês por causa do “Dia da Consciência negra”, Comemorado no dia 20 de Novembro.O nome é uma homenagem ao escritor, advogado e jornalista Luiz Gama, que trabalhou e conseguiu a própria liberdade e a de ouros escravos em São Paulo.O percurso começa no Largo do Arouche ( onde há um busto de Luiz Gama), segue para o largo do Paiçandu ( onde encontra-se a Igreja Nossa Senhora do Rosário e a estátua Mãe Preta – homenagem às escravas na era colonial), continua pelo Parque do Ibirapuera, por causa do Museu Afro-Brasileiro, e vai até o Sítio da ressaca, que faz parte do museu da cidade de São Paulo e onde esta sendo instalada a biblioteca temática voltada à cultura negra.“A população negra é invisível em São Paulo. Trazer esses pontos e ícones à tona é uma forma de mostrar aos paulistanos uma cultura que ajudou a formar  a cidade e bairros como Vila Madalena e o Bexiga”, diz a coordenadora da Coordenadoria do Negro, Maia Aparecida de Laia.A Versão digital do guia já esta disponível no site www.cidadesaopaulo.com