quinta-feira, 21 de junho de 2012


BNDES faz acordo de cooperação com banco da África

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) assinou nesta quinta-feira acordo de cooperação com o Banco de Desenvolvimento da África, segundo informou o presidente da instituição africana, Donald Kaberuka. Ele disse que o pacto deve ser formalizado durante a Rio+20, a conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre desenvolvimento sustentável.
Kaberuka informou também que o acordo incluirá o financiamento para que companhias aéreas africanas façam um leasing de 12 aeronaves da Embraer. O pacto abrange ainda o financiamento de projetos e para exportações em vários setores.
Fonte -  Dow Jones.

CNPq lança edital para pesquisas e parcerias com África francófona

Rio de Janeiro - Para estimular pesquisas de combate à desertificação na África, precisamente em regiões áridas e semiáridas, um edital será lançado hoje (21) pelo Brasil em parceria com a França e a Agência Pan-Africana da Grande Muralha Verde. O anúncio foi feito ontem (20), em evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.
O investimento será 1 milhão de euros em pesquisas e projetos, visitas exploratórias à África e ao Brasil, além de eventos para a transferência de tecnologia. A exigência é que os interessados integrem instituições ou sejam pesquisadores dos três países, explicou o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Glaucius Oliva.
Leia a matéria completa em http://brasilangola.com.br/acontece.html

terça-feira, 19 de junho de 2012

O presidente da República do Gabão, Ali Bongo Ondimba, país localizado na região sudeste do Continente Africano, que possui a terceira maior renda per capita dos países africanos da região subsaariana, esteve em São Paulo na ultima segunda-feira dia 18, para um encontro com a classe empresarial brasileira.
Esteve presente a este encontro o Presidente da AFROCHAMBER, juntamente com alguns diretores da Câmara.

Neste encontro ficou agendado a visita de representantes da AFROCHAMBER no Gabão no segundo semestre de 2012

Antonio Lúcio, Editor da Brasil Angola magazine
 e o Presidente do Gabão  Ali Bongo Ondimba,   



Janete Pietá fala sobre a mulher nas eleições municipais
A deputada federal Janete Pietá (PT-SP) participou nesta terça-feira, 12, do Fórum Nacional de Organismos Governamentais de Políticas para as Mulheres, organizado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres, em Brasília, no qual proferiu palestra sobre “As eleições Municipais e a Plataforma de Políticas para as Mulheres”.

A parlamentar observou que há a necessidade de se criar um fórum supra partidário de mulheres a partir de uma plataforma emancipacionista feminista. “Senão vencermos o isolamento legislativo, será muito complicado vencer as barreiras políticas”. Janete Pietá ressaltou que é muito importante que as gestoras façam um raio-x das eleições municipais e que tenham compromisso comum programa de governo verdadeiramente inclusivo, transversal e diverso. “A mini reforma eleitoral sinalizou com avanços que devemos trabalhar verbas participativas para as campanhas de mulheres”.
         Cerca de 140 gestoras de vários Estados e Municípios participaram da palestra.

segunda-feira, 18 de junho de 2012


ANGOLA PARTICIPA DA RIO + 20
A República de Angola marca presença na Rio + 20, com uma delegação ministerial que chegou ontem (17) ao Brasil,  chefiada pela ministra do Ambiente, Fátima Jardim, acompanhada  dos secretários de Estado das Relações Exteriores para a Cooperação, Exalgina Gâmboa, da Agricultura, Amaro Tati, da Energia e Águas, Luís Filipe, e o reitor da Universidade Agostinho Neto, Orlando da Mata, que integram a comitiva angolana.
O embaixador angolano no Brasil, Nelson Cosme, já se encontra em trabalho junto ao evento participando de reuniões preliminares, acompanhado do representante do país na Tânzania, Ambrósio Lukoki, que também representa Angola  no Programa da ONU para o Ambiente, ... - Leia matéria completa em http://www.brasilangola.com.br/


Estudantes africanos fazem protesto em João Pessoa (PB)
Estudantes africanos residentes na Paraíba realizaram na última quinta-feira (14/06) em João Pessoa, capital do Estado da Paraíba, a “Marcha a Favor da Justiça e Contra a Discriminação aos Estudantes Africanos”, em protesto às agressões que, segundo denunciam, vem sofrendo.
Leia matéria Completa em