sexta-feira, 14 de dezembro de 2012



Prêmio Camões 2012 é entregue no Rio de Janeiro a editora de Dalton Trevisan
O Prêmio Camões 2012, principal prêmio da literatura em língua portuguesa, foi entregue, durante cerimônia realizada na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, ao escritor brasileiro Dalton Trevisan, que se fez representar pela sua editora Sónia Jardim.
 O Prêmio Camões 2012, principal prêmio da literatura em língua portuguesa, foi entregue, nesta quarta-feira (12), durante cerimônia realizada na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, ao escritor brasileiro Dalton Trevisan, que se fez representar pela sua editora Sónia Jardim.
O escritor, de 87 anos, que vive em Curtitiba, capital do Paraná, e que deixou praticamente de aparecer em público, desde há vários anos, enviou uma mensagem na qual agradece o prêmio. "Os muitos anos, ai de mim, já me impedem de receber pessoalmente o prêmio", escreveu o autor do "Vampiro de Curitiba", na mensagem."O Anão e A Ninfeta", seu último livro, ganhou o Prêmio Portugal Telecom 2012, na categoria Contos. Trevisan , segundo a casa editora Record, está a escrever um novo livro, ainda sem título, a lançar no próximo ano.Ao longo da sua carreira literária, o escritor paranaense foi distinguido com vários prêmios entre eles o Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro (CBL), por Novelas Nada Exemplares (1959), o prêmio Machado de Assis, da Academia Brasileira de Letras (ABL), e o Prêmio Ministério da Cultura, pelo romance, A Polaquinha (1985).Trevisan escreveu também O Vampiro de Curitiba (1965), Cemitério dos Elefantes (1964) , A Guerra Conjugal (1969) e Crimes da Paixão (1978).A decisão de entregar o Camões 2012 a Dalton Trevisan, no valor de 100 mil euros, foi anunciada pelo júri em 21 de maio.Criado em 1988 pelos governos de Portugal e do Brasil, o prêmio Camões já foi atribuído a 11 escritores de Portugal, dez do Brasil, dois de Angola, um de Moçambique e um de Cabo Verde.
Fonte: ÁFRICA 21

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012



Lançamento do 35º Cadernos Negros na Sala Olido

O escritor e professor congolês e com cidadania brasileira, Doutor Bas’Ilele Malomalo (fala-se Basilele), é um dos vinte e dois autores que estará celebrando a poesia com o lançamento do livro “Cadernos Negros volume 35″, na sexta-feira dia 14 de dezembro de 2012, das 19h às 22h, na Sala Olido (Av. São João, 473). A entrada é franca. O evento contará com uma sessão de autógrafos, além de apresentação de dança afro, números musicais como a apresentação de MC Sofia, rapper de 08 anos, cantando um poema em forma de rap, e declamação de poemas feita pelos próprios autores e também por leitores. Participação das cantoras Krystal e Liah Jones e do MC Levy.
O livro “Cadernos Negros volume 35 – Poemas Afro-Brasileiros” reúne mais de 100 poemas, em que cada autor e autora nos mostra um elaborado trabalho com a palavra e o compromisso com a poesia que vem marcando a série ao longo desses 35 anos, fazendo dessa a série de maior fôlego na história da literatura afro-brasileira. A série Cadernos Negros, da qual o volume 35 faz parte, traz contos e poemas de autores autodenominados afro-brasileiros e discute conceitos e significados da literatura negra e as relações desta literatura com a literatura brasileira canônica, além de chamar a atenção para questões cruciais em nossa sociedade, como a diversidade, a cidadania etc. Nessa multiplicidade de experiências na escrita, entre jovens autores e aqueles que têm uma trajetória mais consolidada, destacamos esta frase “Na poesia, mesmo rindo, a palavra dói a cada esquina, pois o som é bisturi com que a metáfora rasga o gesto e faz nascer o contínuo choro a lavar, nas entrelinhas, o peito”, do escritor e professor-doutor Luiz Silva (Cuti), outro autor participante da antologia.
Serviço:
Lançamento do livro, bate-papo, autógrafos, declamação de poemas, apresentação de dança afro e poemas musicados com a rapper MC Sofia. Participação especial das cantoras Krystal e Liah Jones.
Data: 14 de dezembro – sexta-feira- Horário: às 19h
Local: Sala Olido – Avenida São João, 473
Entrada Franca


Embaixador angolano considera Troféu Raça Negra contributo na promoção dos valores
São Paulo, (Do enviado especial) - O embaixador de Angola no Brasil, Nelson Cosme, considerou, que a entrega do Troféu Raça Negra ao bispo da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo constitui um acto importante pelo seu significado na promoção dos valores fundamentais do homem.
Em declarações a imprensa angolana a margem da cerimónia de entrega do Troféu Raça Negra a personalidades que se destacaram na luta pela inclusão do negro na sociedade, principalmente brasileira, o diplomata referiu que o mesmo promotor de valores fundamentais como a igualdade de chance, oportunidade, dos direitos e deveres independentemente das convicções de cada um.
“O facto de juntar estes valores a uma figura importante angolana fez com que nos juntássemos a este acto para mostrar a nossa solidariedade para com os seus organizadores que mostram mais um sinal de aproximação entre os povos brasileiros e angolanos” referiu.
O diplomata realçou que a valorização na partilha do simbolismo que a Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo representada pela sua mais alta personalidade constituem factos que contribuem para o reforço dos laços de amizade harmonia e paz existentes entre o povo angolano e brasileiro.
Convidou na ocasião a todos os jovens angolanos a terem como seu sonho de que o futuro será sempre melhor e de que a geração vindoura poderá trilhar por caminhos facilitados pelos antecessores baseados na luta pela igualdade de direitos e de oportunidades para todos.

leia matéria Completa na edição número 07 da revista BRASIL ANGOLA MAGAZINE
O Troféu Raça Negra que dedicou esta 10ª edição a Martin Luther King foi atribuído a personalidades negras e não negras que se tenham dedicado na luta pela igualdade de direitos e de oportunidades para todos os homens independentemente da sua raça ou convicção politica ou religiosa.