sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Festividades na Cidade Velha



A Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Cidade Velha, vai levar a cabo diversas iniciativas, a decorrer de hoje, dia 20 de janeiro, a 31 de janeiro, no âmbito das tradicionais Festas de Nho Santu Nomi.
Deste modo, o dia 20 de janeiro, Dia dos Heróis Nacionais, começa com a Declaração Solene do 550.º Aniversário do Povoamento de Cabo Verde, na sede da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Cidade Velha, com a presença do autarca, Manuel Monteiro de Pina.
Recorde-se que o Povoamento de Cabo Verde, arquipélago até então desértico, se iniciou precisamente na Ribeira Grande, hoje Cidade Velha, circunstância que lhe dá direito ao título de Berço da Nação cabo-verdiana.
Durante a tarde, por iniciativa do restaurante Kiola, realiza-se uma tarde de poesia, com homenagem a Amílcar Cabral, nunca esquecido fundador da nacionalidade cabo-verdiana.
No dia 21 de janeiro, terá lugar, a partir das 19 horas, a abertura das festas “Nhu Santu Nomi”, com atuação de grupos culturais, archotes, artistas convidados, num evento organizado por Tereru di Kultura.
Nos dias 21 e 22 de janeiro, no Largo do Pelourinho da Cidade Velha, haverá uma Feira de Artesanato, com cerca de 30 expositores, de toda a ilha de Santiago. Este evento dará, assim, impulso à atividade artesanal (produção e comercialização), que será um dos vetores de desenvolvimento da Cidade Velha.
No dia 23 de janeiro, terá lugar uma exposição em slide-show, sobre Malaca.
De 27 a 29 de janeiro, haverá um seminário/conferência subordinado ao tema “Mergulhando em Águas Passadas” (arqueologia aquática), um Festival do Santu Nomi e a encerrar, no dia 29 de janeiro, pelas 10 horas, uma Missa Solene do Santu Nomi.
Até ao dia 31 de janeiro, no espaço da Real Turis, Tereru da Kultura, estará patente uma exposição de quadros da pintora Rita.

Ainda no âmbito das tradicionais Festas de Nho Santu Nomi, terá lugar, no dia 30 de janeiro, pelas 9 horas, uma reunião técnica da Rede de Cidades Temáticas - Conservação e Valorização do Património Histórico - coordenado pela Cidade da Praia e organizado pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).
Para finalizar todas as comemorações, no dia 31 de janeiro, será inaugurado o Monumento comemorativo dos 550 Anos do início do Povoamento de Cabo Verde, pelas 10 horas, numa oferta da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), que contará com a presença do Secretário-Geral da UCCLA, Miguel Anacoreta Correia.
No mesmo dia, pelas 11 horas, no Convento de São Francisco, decorrerá uma Sessão Solene do Dia do Município, com entrega de diplomas a cidadãos honorários e assinatura de protocolos.
Informações
Anabela Carvalho - Assessora de Imprensa
UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa
Rua de São Bento, n.º 640 - 1250-222 Lisboa
Telefone: + 351 213 845 600
Fax: + 351 213 852 596
E-mail: anabela.carvalho@uccla.pt / uccla@uccla.pt
Site oficial: www.uccla.net
UCCLA no Facebook
UCCLA no Flickr

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Brasil anuncia vagas para estudantes dos PALOPs




As vagas são para estudantes dos países africanos de língua oficial portuguesa, na Universidade da integração da Lusofonia Afro- Brasileira, no Ceará
A Embaixada do Brasil em Angola anunciou, quinta-feira(19), em Luanda, a existência de 301 vagas em cursos de graduação para o ano letivo de 2012 destinadas a estudantes dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOPs), na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), no Ceará.
As inscrições de acesso ao estabelecimento de ensino localizado em Redenção, no Ceará, serão feitas mediante a apresentação original e cópia do passaporte, original e cópia do certificado de conclusão do ensino médio com a lista das disciplinas e notas obtidas durante todos os anos do ensino.
São igualmente exigidos a certidão de nascimento, original do atestado de saúde com 30 dias de antecedência no máximo, e documentos que comprovem os meios de subsistência
A representação diplomática brasileira acrescenta que além de apresentar os documentos listados, os candidatos realizarão uma prova de redação em local e data a ser informado.
Os modelos dos formulários de inscrição podem ser obtidos também nas páginas do site do Ministério das Relações Exteriores do Brasil – www.dce.mre.gov.br – e da UNILAB – www.unilab.ufc.br.
No ato da sua inscrição, o candidato poderá optar por dois cursos de graduação, oferecidos pela UNILAB, que são: Agronomia, administração Pública, Ciência das Natureza e Matemática, Enfermagem, engenharia de energias e Ciências Humanas.
A embaixada do Brasil informa, também, que somente s~er~/ao aceitos candidatos maiores de 18 anos e que tenham concluído o ensino médio fora do Brasil e que os estudantes selecionados deverão iniciar suas atividades letivas na UNILAB em junho ou setembro deste ano, conforme calendário de ingresso a ser organizado pela universidade.
O documento esclarece que, as inscrições serão recebidas na misão diplomática até o dia 01 de fevereiro.
A lista de candidato selecionados será divulgada tão logo informada pela Universidade.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Vila Isabel Canta Desfila e Canta com Angola



A escola de Samba de Noel Rosa e Martinho da Vila Faz homenagem a Angola com o Enredo
"Você Semba Lá ...que eu Sambo Cá"

para ver matéria completa entre no Site - www.brasilangola.com.br

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Festival de verão de Salvador Terá o cantor angolano Yuri da Cunha



O festival terá entre outras atrações, Luan Santana, Ivete Sangalo, Claudia Leite, Gustavo Lima, Paula Fernandes, Charlie Brow Jr., Titãs,Pitty e Psrico.

O cantor angolano Yuri da Cunha vai participar da edição deste ano, a 14ª edição, do Festival de Salvador na Bahia, onde apresentará vários ritimos angolanos como o “Semba, Kazukuta e Kuduro”.
Nesta edição do festival que acontecerá de 26 a 28 deste mês, Yuri da Cunha, acompanhado pela sua banda, será o primeiro cantor angolano a se apresentar no evento.
As bandas Eva, Harmonia do Samba, Chiclete com Banana, Zorra, Sorriso Maroto, Capital Inicial, Cidade Negra e Aviões do Forro também vão participar do festival.
O público poderá ver nesta edição uma variedade de ritmos como Samba, Pagode,Axé, pop, rock, Semba, Kuduro, música sertaneja e eletrônica.