sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Festividades na Cidade Velha



A Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Cidade Velha, vai levar a cabo diversas iniciativas, a decorrer de hoje, dia 20 de janeiro, a 31 de janeiro, no âmbito das tradicionais Festas de Nho Santu Nomi.
Deste modo, o dia 20 de janeiro, Dia dos Heróis Nacionais, começa com a Declaração Solene do 550.º Aniversário do Povoamento de Cabo Verde, na sede da Câmara Municipal da Ribeira Grande de Santiago, Cidade Velha, com a presença do autarca, Manuel Monteiro de Pina.
Recorde-se que o Povoamento de Cabo Verde, arquipélago até então desértico, se iniciou precisamente na Ribeira Grande, hoje Cidade Velha, circunstância que lhe dá direito ao título de Berço da Nação cabo-verdiana.
Durante a tarde, por iniciativa do restaurante Kiola, realiza-se uma tarde de poesia, com homenagem a Amílcar Cabral, nunca esquecido fundador da nacionalidade cabo-verdiana.
No dia 21 de janeiro, terá lugar, a partir das 19 horas, a abertura das festas “Nhu Santu Nomi”, com atuação de grupos culturais, archotes, artistas convidados, num evento organizado por Tereru di Kultura.
Nos dias 21 e 22 de janeiro, no Largo do Pelourinho da Cidade Velha, haverá uma Feira de Artesanato, com cerca de 30 expositores, de toda a ilha de Santiago. Este evento dará, assim, impulso à atividade artesanal (produção e comercialização), que será um dos vetores de desenvolvimento da Cidade Velha.
No dia 23 de janeiro, terá lugar uma exposição em slide-show, sobre Malaca.
De 27 a 29 de janeiro, haverá um seminário/conferência subordinado ao tema “Mergulhando em Águas Passadas” (arqueologia aquática), um Festival do Santu Nomi e a encerrar, no dia 29 de janeiro, pelas 10 horas, uma Missa Solene do Santu Nomi.
Até ao dia 31 de janeiro, no espaço da Real Turis, Tereru da Kultura, estará patente uma exposição de quadros da pintora Rita.

Ainda no âmbito das tradicionais Festas de Nho Santu Nomi, terá lugar, no dia 30 de janeiro, pelas 9 horas, uma reunião técnica da Rede de Cidades Temáticas - Conservação e Valorização do Património Histórico - coordenado pela Cidade da Praia e organizado pela União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA).
Para finalizar todas as comemorações, no dia 31 de janeiro, será inaugurado o Monumento comemorativo dos 550 Anos do início do Povoamento de Cabo Verde, pelas 10 horas, numa oferta da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), que contará com a presença do Secretário-Geral da UCCLA, Miguel Anacoreta Correia.
No mesmo dia, pelas 11 horas, no Convento de São Francisco, decorrerá uma Sessão Solene do Dia do Município, com entrega de diplomas a cidadãos honorários e assinatura de protocolos.
Informações
Anabela Carvalho - Assessora de Imprensa
UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa
Rua de São Bento, n.º 640 - 1250-222 Lisboa
Telefone: + 351 213 845 600
Fax: + 351 213 852 596
E-mail: anabela.carvalho@uccla.pt / uccla@uccla.pt
Site oficial: www.uccla.net
UCCLA no Facebook
UCCLA no Flickr

Nenhum comentário:

Postar um comentário