quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Big Brother África convida angolanos

O prazo de apresentação das candidaturas ao próximo concurso Big Brother África (BBA) está prestes a terminar. Os formulários de inscrição disponíveis desde 5 de Fevereiro podem ser preenchidos até 27 de Fevereiro. Os angolanos interessados em representar o país no Big Brother África, que começa no dia 6 de Maio, podem preparar as participações. As inscrições começaram, mas o ritmo de aderência ainda não satisfaz os organizadores. Com o prémio do concurso agora situado em 300.000 dólares americanos, os organizadores esperam que os próximos candidatos de Angola estejam à altura de corresponder aos novos desafios. Mas as novidades não se restringem ao valor monetário do prémio. Outra inovação obriga os participantes a entrar na casa mais vigiada de África aos pares, que podem ser formados com amigos, amigas, namorados, namoradas, pais, mães, maridos e esposas. Os pares devem vir do mesmo país, ter 21 anos ou mais e expressarem-se em inglês. Os interessados devem ser originários da África do Sul, Angola, Botswana, Gana, Quénia, Libéria, Malawi, Namíbia, Nigéria, Serra Leoa, Tanzânia, Uganda, Zâmbia e Zimbabwe. O formulário pode ser obtido na sede da MultiChoice Angola, em Luanda, e nas lojas da empresa, ou através da Internet, através do “site” 
www.mnetafrica.com/bigbrother, preenchê-lo e enviar para bba@endemol.co.za.

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

1ª Bienal do Livro de Brasília, com a presença de escritores lusófanos


Ondjaki, Paulina Chiziane, Germano Almeida, Abdulai Sila e Conceição Lima estão entre os convidados estrangeiros da Bienal, que acontece de 14 a 23 de abril.

O angolano Ondkaji,  participará do evento em Brasília.
A primeira edição da Bienal Brasil do Livro e da Leitura, a realizar em Brasília de 14 a 23 de abril, contará com um conjunto representativo de autores do universo literário dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
Ondjaki (Angola), Paulina Chiziane (Moçambique), Germano Almeida (Cabo Verde), Abdulai Sila (Guiné-Bissau) e Conceição Lima (São Tomé) são alguns dos convidados da Bienal Brasil do Livro e da Leitura, de acordo com informações do jornal "O Estado de S. Paulo".
Em novembro a organização do evento já havia admitido contatos com autores de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, para o Encontro de Literatura Contemporânea da África Portuguesa e várias outras iniciativas.
De acordo com o Secretário de Estado da Cultura do Governo do Distrito Federal, Hamilton Pereira, a Bienal vai transformar a capital brasileira em palco de lançamentos, debates, palestras, exposições, homenagens, espetáculos e muito mais.
Já foram revelados os nomes dos escritores estrangeiros que já confirmaram presença no evento brasiliense: além do nigeriano Wole Soyinka, que será, pela primeira vez, traduzido no Brasil, participarão da Bienal autores como a australiana Gill Pittar, o britânico Richard Bourne, o americano Daniel Polanski (que lançará aqui Cidade das Sombras – O Guardião), e os argentinos Samanta Schwehlin, Juan Gelman e Menpo Giardinelli.

PNUMA realiza a XII Sessão Especial do Conselho de 20 a 22 de Fevereiro, em Nairobi


PNUMA realiza a XII Sessão Especial do Conselho de 20 a 22 de Fevereiro, em Nairobi
PNUMA é a sigla do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (em inglês, United Nations Environment Programme – UNEP). Sediado em Nairóbi, no Quênia,cujo programa foi criado pela ONU em 1972, atendendo a proposta da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, realizada naquele ano em Estocolmo, na Suécia.
O PNUMA, objetiva equilibrar interesses nacionais e globais, buscando convergências em relação a problemas ambientais comuns. Como única instituição dentro do sistema das Nações Unidas tratando exclusivamente de assuntos ambientais, o PNUMA atua como catalisador de ações que estimulem a conscientização temática, trabalhando em conjunto com outras organizações, agências e programas do sistema das Nações Unidas, de forma a desenvolver atividades em benefício do meio ambiente, além de promover a interação de cientistas, políticos, líderes sociais e formadores de opinião em geral.
O PNUMA, realiza de 20 a 22 deste mês, em Nairobi, no Quênia, a XII Sessão Especial do Conselho de Administração do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e Fórum Global dos Ministros de Meio Ambiente. (Fonte: CGDES)              

Zâmbia vence CAN 2012


O goleiro da Zâmbia, Kennedy Mweene, afasta o perigo das suas redes,
com origem numa jogada espetacular de Didier Drogba, da Costa do Marfim
Foto: REUTERS

A Copa Africana das Nações, oficialmente Orange Africa Cup of Nations, foi encerrada com a vitória da seleção da Zâmbia que sagrou-se campeã de futebol do Continente Africano, ao derrotar a Costa do Marfim por 8 gols  a  7, num jogo marcado por grandes penalidades, numa empolgante final da Copa Africana das Nações-CAN 2012. Didier Drogba falhou um penalti aos 70 minutos do tempo regulamentar, que poderia ter dado a vitória aos favoritos marfineses.

Secretário-geral da ONU é esperado em Luanda no dia 26




Segundo o Ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, a visita será um ponto alto da cooperação de Angola com o sistema das Nações Unidas.
 Ban Ki-moon, Secretário-Gral das Nações Unidas, é esperado em Luanda no próximo dia 26 de fevereiro para uma visita de dois dias a Angola. O anúncio foi feito em Lisboa pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti.
Durante a visita de Ban Ki-moon serão tratadas algumas preocupações importantes a esse nível e será uma ocasião importante para o Governo de Angola
interagir com o secretário-geral da organização mundial.
Guiné Equatorial e CPLP
Em declarações à imprensa,  na capital portuguesa, o ministro angolano disse ainda que, relativamente ao pedido de adesão da Guiné Equatorial à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - assunto que mereceu especial atenção durante a VII sessão do Conselho de Ministros da organização -, é vontade de todos os países que entre para a comunidade, cumpridas algumas recomendações, como a abertura de uma Embaixada junto da organização.
Informou que a última avaliação, que irá ditar a conclusão do processo, foi remetida para a Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da CPLP, prevista para Maio do corrente ano.
Em sua opinião, a Guiné Equatorial é um parceiro importante que vai contribuir não só na reforma do sector de Defesa da Guiné-Bissau, como também para a expansão de empresas de  países da comunidade..
Segundo Chikoti, a Guiné Equatorial pretende que haja um centro cultural português no seu país, tendo já oferecido instalações. Nessa perspectiva, assinou um acordo de cooperação com o Instituto de Internacional da Língua Portuguesa (IILP), que irá coordenar as ações nacionais, para uma maior interação linguística entre os membros da CPLP.
O plano inclui uma pesquisa sobre o criolo falado naquele país, a emissão de dois programas de televisão em português e com legendas na mesma língua, no canal oficial, no sentido de que os falantes de espanhol aproveitem a leitura para se relacionar melhor. O IILP é constituído por comissões nacionais de cada país da CPLP.
A Guiné Equatorial é o único país do mundo onde se falam  três línguas oficiais, nomeadamente o espanhol, francês e o português. 

EBC retoma cobertura jornalística na África



A Empresa Brasil de Comunicação está novamente presente no Continente Africano. A partir desta segunda-feira (13), o jornalista Emerson Penha estreia cobertura jornalística na capital moçambicana, Maputo, onde está sediada a equipe da EBC. A primeira entrada será no Repórter Brasil, telejornal da TV Brasil, que começa às 21h (hora de Brasília).
O modelo editorial é o de cobertura multimídia. O jornalista Emerson Penha vai produzir reportagens para os telejornais, especiais para os programas jornalísticos e notícias para a Agência Brasil e para as rádios da EBC. Com base em Maputo, a equipe se deslocará para acompanhar os fatos mais relevantes no Continente Africano.
Com essa aposta jornalística, a EBC volta a ser a única empresa de comunicação brasileira com correspondente fixo no continente africano. A TV Brasil foi a primeira emissora de televisão a ter correspondente sediado na África, em 2008, a partir de Luanda, em Angola. Em 2010, transferiu sua base para Maputo, sendo a única emissora  brasileira a manter o serviço de correspondente após a Copa da África.
Mais da metade da população brasileira têm origem africana, mas o dia a dia do continente tem pouquíssima repercussão nas publicações nacionais. Com quase 1 bilhão de habitantes, a África sofre com a pobreza extrema em vários de seus países, mas já recebe apoio em várias atividades econômicas, sendo um dos principais destinatários dos investimentos chineses, por exemplo.
Também é relevante o fato de o Brasil ter várias iniciativas culturais, econômicas e políticas no continente. “Moçambique é, por exemplo, o país que mais recebe projetos de colaboração e auxílio técnico do Brasil, em áreas como saúde, fortalecimento das instituições, educação e agricultura, entre outros”, afirma o diretor-geral da EBC Eduardo Castro.
A África também foi o primeiro continente a receber as imagens da TV Brasil Internacional, em abril de 2010. O sinal chega a mais de 30 países, por distribuidoras de televisão por assinatura. Fonte: Gerência de comunicação Social

Petrobras assina contrato para promover igualdade racial; Nordeste será foco Petrobras assina contrato para promover igualdade racial; Nordeste será foco



Vanessa Silva*
Presidente da Petrobrás assinou protocolo de intenções 
 na terça (7/2) - Foto: Petrobras/Divulgação
Presidente da Petrobrás assinou protocolo de intenções na terça (7/2)

  Um protocolo de intenções entre a Petrobras e a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) foi assinado na última terça-feira (7) na sede da estatal, no centro do Rio de Janeiro, em evento que teve como mestre de cerimônia o ator global Milton Gonçalves. O objetivo do documento é firmar uma cooperação para o desenvolvimento de ações que promovam a igualdade racial e o combate ao racismo. De acordo com a ministra da Seppir, Luiza Bairros, a região Nordeste será uma das maiores beneficiadas com a política de incentivos, já que é na área há uma concentração maior de manifestações das culturas negras.
“Do ponto de vista da questão das artes e da cultura negra você tem, até mesmo por conta de concentrações populacionais, um maior número de manifestações que se localiza no Nordeste brasileiro. Eu acredito então que com isso a gente vá ter, naturalmente, a depender do tema, uma concentração maior (de incentivos) no Nordeste porque é lá que reside uma grande parte dessas manifestações culturais afro-brasileiras”, explicou a ministra. De acordo com o último censo realizado no Brasil, a população nordestina é composta em 62,7% de pardos, 28,8% de brancos, 8,1% de negros e 0,3% de indígenas e amarelos.
O acordo entre a Petrobras e a Seppir deve funcionar de maneira que a estatal promova iniciativas voltadas para o favorecimento da igualdade racial, além de estar comprometido em beneficiar, em seus processos de seleção de patrocínios, critérios que valorizem as artes negras e de outros segmentos étnicos. As ações propriamente ditas do protocolo de intenções, porém, ainda não foram estruturadas.
O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, ressaltou durante conversa com a imprensa, que a estatal possui 18.468 funcionários que se consideram afrodescendentes, de acordo com o último censo aberto e auto declarado (no qual as pessoas declaram espontaneamente sua raça) realizado na empresa.
No evento, a ministra Luiza Bairros anunciou que o governo pretende lançar, até o final do primeiro trimestre, o Programa Nacional de Ações Afirmativas, com medidas que incentivem a inclusão das diversas matrizes raciais no processo produtivo e cultural do país. “Estamos terminando de preparar o que chamamos de um Programa Nacional de Ações Afirmativas para que, até o final do primeiro trimestre, a gente coloque na rua”, disse. O projeto ainda não passou pela Casa Civil, mas segundo a ministra, já está formatado.
Fonte: ne10

Diretor Executivo do ZTA - Zimbabwe Tourism Autority se reúne Com Jornalista Antonio Lúcio


Diretor Executivo do ZTA - Zimbabwe Tourism Autority, se reúne em São Paulo com o Diretor do BUREAU POLCOMUNE e Editor Especial África da revista BRASIL ANGOLA Magazine
Por Celso Salles (*)
FOTO: Jader Nicolau Jr
  O Diretor Executivo do ZTA (Zimbabwe Tourism Authority), Karikoga Kaseke, se reuniu no último dia 10, no hotel Gran Corona, em São Paulo, com o jornalista Antonio Lucio, Diretor do BUREAU POLCOMUNE, onde passaram em revista os acontecimentos da Sanganai Hlanganani 2011, quando o brasileiro esteve em Harare, participando do 2º maior evento turístico do Continente Africano, realizado em outubro passado.
Durante o encontro foram discutidas e reafirmadas as assessorias que o BUREAU POLCOMUNE, responsável pelas publicações eletrônicas ANOTE E CONFIRA, ESPAÇO POLÍTICO, RETROSPECTO POLÍTICO e POLÍTICA & COMUNIDADE NEGRA, juntamente com o PORTAL ZIMBA BRASIL, prestarão ao ZTA no Brasil e na América Latina, visando promover a divulgação dos eventos turísticos do país africano, assim como a captação de turistas rumo ao Zimbabwe – Um Mundo de Maravilhas –, país que tem um imenso potencial na área, como hotelaria de primeiro mundo, belezas naturais, safáris, a magnífica Vitória Falls e Cassinos para receber os brasileiros que pretendem conhecer um novo destino turístico no Continente Africano.
Posso afirmar sem medo de errar, que desde sua chegada no aeroporto de Harare, a capital do Zimbabwe, onde estive participando da Sanganai Hlanganani 2011, até sua entrada no hotel, você já começa a tomar um verdadeiro banho de cultura, organização, limpeza, educação. E olha que eu sou uma pessoa que viaja por muitos lugares. A estrutura do Zimbabwe no turismo e em outros segmentos também, não deve nada para nenhum país do mundo. O idioma? Já começa por aí. Aqui todo mundo fala inglês, que é o idioma mais conhecido em todo mundo. Mas se você não fala inglês, isso não é problema, pode viajar tranquilo pois o atendimento, para pessoas vindas de qualquer parte do mundo é simplesmente sensacional. Quando você chega no hotel então já sente que veio ao lugar certo. Atendimento de primeira classe. Tudo limpo, organizado. Internet para tudo quanto é canto. No Portal ZimbaBrasil você vai encontrar todas as informações que precisa para ir correndo para o Zimbabwe. Entre em contato conosco no www.zimbabrasil.com . Será um prazer orientá-lo em tudo o que você precisa saber para vir já para o Zimbabwe. Importante: Neste país africano as coisas são super baratas. Você pode usar o dólar para comprar e com poucos dólares compra uma porção de coisas. A comida é de primeira qualidade e super barata. Os restaurantes também cobram preços justos que você pode pagar.
Durante sua presença em São Paulo, Karikoga Kaseke fez questão de posar com a 2ª Edição da BRASIL ANGOLA Magazine, onde na página 24 foram inseridas informações alusivas a eventos na República do Zimbabwe  - FOTO: Jader Nicolau Jr
     No encontro realizado em São Paulo, a autoridade turística do Zimbabwe manifestou o desejo de que os eventos realizados pelo seu país tenham um maior destaque na mídia brasileira, mas principalmente na mídia negra, da qual ele tomou conhecimento quando da nossa presença no país africano no mês de outubro último, quando recebeu do jornalista Antonio Lucio, exemplares de publicações brasileiras como as revistas RAÇA Brasil e revista SAMPA, bem como informações sobre o funcionamento e importância das redes sociais negras AFROPRESS, PORTAL ÁFRICAS e MEMÓRIA LÉLIA GONZALEZ, assim como, nesta sua presença no Brasil tomou conhecimento e recebeu exemplares das primeiras edições da revista BRASIL ANGOLA Magazine, tendo inclusive solicitado ao BUREAU POLCOMUNE que inicie démarches e contatos com estes veículos para que muito breve, a República do Zimbabwe passa a ter uma divulgação permanente nos veículos enumerados acima.


A República do Zimbabwe (Zimbábue) país com que o Brasil mantém relações bilaterais, está localizada no sul do Continente Africano, completa 32 anos de Independência em 18 de abril vindouro, país  onde funciona um pacto interino de divisão de poder (Governo de União nacional) e tem como sua capital Harare. O país tem como Chefe de Estado, o Presidente Robert Gabriel Mugabe reeleito em 1996 e que também venceu as eleições de 2002, mesmo ano em que iniciou a implementação de recuperação das terras do país através de um processo de reforma agrária. A presença do governo brasileiro no ZImbabwe se faz através da Embaixada instalada em Harare, sob o comando da diplomata Marcia Maro da Silva, que em seu depoimento na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado brasileiro, por ocasião da aprovação do seu nome como nova representante diplomática no país, destacou o "grande potencial de negócios" dos setores de mineração e agricultura no país africano e que deverá estar entre as prioridades da atuação.
Segundo a embaixadora, o governo brasileiro pretende fortalecer com aquele país a cooperação em agricultura familiar, com ênfase especial na produção de alimentos. Ela informou que existem ainda "grande interesse" naquele país pela produção de etanol e biodiesel, uma vez que ele enfrenta graves problemas de energia. No campo bilateral, em abril de 1980, estabeleceram-se relações diplomáticas entre Brasil e Zimbábue. A embaixada brasileira residente em Harare foi aberta em 1987, sendo que, no ano seguinte, foi celebrado acordo com a finalidade de aprofundar o intercâmbio bilateral.
* Celso Salles é Bacharel em Administração de Empresas, com especialização em tecnologia de internet, expert em Marketing e Web Designer, Consultor de empresas e entidades na Austria, Angola, Argentina e também no Brasil, Diretor do Projeto Angola Conectada, Educasat e do ZIMBA BRASIL, Portal voltado para a divulgação de Projetos e Eventos Turísticos da República do Zimbabwe.



terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Janete Pietá lamenta morte do deputado José Cândido



 A deputada federal Janete Pietá (PT-SP), lamenta a morte do deputado estadual José Cândido (PT-SP), ocorrida manhã deste domingo (12 de fevereiro), no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. “Perdemos um grande companheiro com atuação marcante na luta pela igualdade racial, pelos direitos humanos, pelos mais pobres. Desejo forças a toda família neste momento de dor, que compartilhamos, nós, amigos, admiradores, companheiros e companheiras de partido do José Cândido”, disse a deputada, que acaba de chegar à Europa,  com a missão que, em Genebra, estará representando o Brasil na 51ª Sessão do Comitê para Eliminação da Discriminação contra a Mulher (Comitê CEDAW).
“Encontrei o José Candido rapidamente na véspera da cirurgia que ele ia fazer para retirada de vesícula biliar. Ele estava tranqüilo, cheio de vigor chegando aos 70 anos, planejando os novos passos de sua atuação parlamentar para o ano de 2012. Infelizmente seu coração generoso não resistiu”, lembrou.
“José Cândido foi um exemplo de dedicação incessante à construção de uma sociedade mais justa, esforço em que ele se empenhou desde jovem procurando por em prática na vida social seus ideais cristãos, que continuou ao criar seus filhos com estes mesmos princípios, com sua militância no PT desde o início, com seus três mandatos de vereador em Suzano, com seus dois mandatos de deputado estadual em São Paulo, e em tantas outras ações que ao longo de sua vida exerceu”, diz a deputada.
A vaga na Assembleia Legislativa será ocupada pela suplente Beth Sahão, do PT de Catanduva.
Missa por intenção da Alma do deputado José Cândido, será celebrada no próximo dia 22, às 18 h na Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos – Largo do  Paissandú – São Paulo = SP