quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Secretário-geral da ONU é esperado em Luanda no dia 26




Segundo o Ministro das Relações Exteriores, Georges Chikoti, a visita será um ponto alto da cooperação de Angola com o sistema das Nações Unidas.
 Ban Ki-moon, Secretário-Gral das Nações Unidas, é esperado em Luanda no próximo dia 26 de fevereiro para uma visita de dois dias a Angola. O anúncio foi feito em Lisboa pelo ministro angolano das Relações Exteriores, Georges Chikoti.
Durante a visita de Ban Ki-moon serão tratadas algumas preocupações importantes a esse nível e será uma ocasião importante para o Governo de Angola
interagir com o secretário-geral da organização mundial.
Guiné Equatorial e CPLP
Em declarações à imprensa,  na capital portuguesa, o ministro angolano disse ainda que, relativamente ao pedido de adesão da Guiné Equatorial à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) - assunto que mereceu especial atenção durante a VII sessão do Conselho de Ministros da organização -, é vontade de todos os países que entre para a comunidade, cumpridas algumas recomendações, como a abertura de uma Embaixada junto da organização.
Informou que a última avaliação, que irá ditar a conclusão do processo, foi remetida para a Reunião Extraordinária do Conselho de Ministros da CPLP, prevista para Maio do corrente ano.
Em sua opinião, a Guiné Equatorial é um parceiro importante que vai contribuir não só na reforma do sector de Defesa da Guiné-Bissau, como também para a expansão de empresas de  países da comunidade..
Segundo Chikoti, a Guiné Equatorial pretende que haja um centro cultural português no seu país, tendo já oferecido instalações. Nessa perspectiva, assinou um acordo de cooperação com o Instituto de Internacional da Língua Portuguesa (IILP), que irá coordenar as ações nacionais, para uma maior interação linguística entre os membros da CPLP.
O plano inclui uma pesquisa sobre o criolo falado naquele país, a emissão de dois programas de televisão em português e com legendas na mesma língua, no canal oficial, no sentido de que os falantes de espanhol aproveitem a leitura para se relacionar melhor. O IILP é constituído por comissões nacionais de cada país da CPLP.
A Guiné Equatorial é o único país do mundo onde se falam  três línguas oficiais, nomeadamente o espanhol, francês e o português. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário