quinta-feira, 3 de maio de 2012


Lula critica países ricos durante seminário sobre cooperação brasileira à África

Em seu discurso, Lula protestou contra medidas de austeridade dos países europeus que tiram direitos dos trabalhadores. "Ao sistema financeiro, todo apoio. E aos trabalhadores e aposentados, nenhum socorro", afirmou o ex-presidente.
Lula exaltou as relações de cooperação entre o Brasil e o continente Africano, que ganharam grande impulso em seu governo. "Em lugar de ficarmos paralisados com a crise internacional, que não foi criada nem por brasileiros nem por africanos, precisamos estreitar relações. O Atlântico não mais nos separa, nos une nas mesmas fronteiras, nos banhamos nas mesmas águas", afirmou.
Lula chegou à mesa principal do seminário acompanhado do governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB) que  em seu discurso, agradeceu as parcerias desenvolvidas durante o governo Lula entre a União e o Estado do Rio. Lula devolveu: "Tudo o que foi feito no Rio era obrigação do governo federal, de recuperar o que os outros tinham destruído".
O ex-presidente disse ainda que o PIB do continente africano cresce a taxas robustas e deve terminar 2012 com alta de 6%. Como exemplos de desenvolvimento, ele disse que atualmente os países africanos têm 300 milhões de pessoas na classe média, 430 milhões de usuários de celulares e 100 milhões de usuários da internet.Lula deixou a mesa principal do evento amparado novamente por Pimentel e foi para a plateia, onde assistiu a um dos painéis do seminário. No intervalo, Lula se levantou e seguiu para a área reservada às autoridades novamente amparado por Pimentel e por mais dois seguranças.

ARTE & CULTURA
Nós da Brasil Angola Magazine, temos certeza que a cultura eleva um povo e melhora  a humanidade por isto estamos apresentando aqui a história de um grande artista, espero que conheçam melhor e admirem ,


Chicão de Assis

  De Passagem pelo Tempo

Aos 23 anos, despertou o desejo pela arte em especial a pintura, com uma atração fortíssima pela pintura enveredou- se pelo caminho da leitura para um grande saber sobre a arte, fazendo suas primeiras leituras sobre o Renascimento, o Maneirismo e o Barroco.
Estas leituras levaram Chicão a despertar mais o seu interesse pelos “grandes mestres” como ele mesmo diz. Descobriu Michelangelo, Rafael, Ticiano, Tintoretto, Brueghel, Caravaggio, Rubens, Velásquez e Rembrandt entre outros. 
Determinado a entrar mais a fundo neste mundo fantástico, o pintor foi em busca de novos estudos e de outros movimentos como o Rococó, Neoclassicismo, Romantismo, impressionismo, Expressionismo, Fauvismo, Cubismo e Abstratismo. Todo este processo de estudos e de contato com livros de arte e História da arte pictórica e seus grandes mestres, foi lento e gradual “explica Chicão”. 
Em 1978, aos 40 anos, já definitivamente picado pelo bendito vírus da arte, Chicão começou a estudar pintura no ateliê do professor Silva Jr, após um ano de estudos o artista plástico recebe no IV Salão de Belas Artes de Amparo sua primeira “Menção Honrosa”.
 A partir daí, Chicão de Assis expôs em vários Salões como: XVI Salão de Artes Plásticas de Embu São Paulo, 1979, XVII Salão Limeirense de Artes Contemporânea São Paulo, 1990, VI Talentos – Espaço Cultural Lustres Projetos São Paulo e Atelier Matisse no mesmo ano. 
Em 1990, no Rio de Janeiro, o artista plástico ganhou prêmio Medalha de Bronze no XIV Salão Primavera.  Em 1991, duas Menções Honrosas, uma no XXVI Salão de Maio e a outra no II Salão Professor Oswaldo Teixeira. 


No ano de 1998, recebe Prêmio Fanta no I Salão Oficina de Artes Lar Center São Paulo, e ganhou no mesmo ano a Grande Medalha de Bronze no Salão Marco Island Hilton nos Estados Unidos. 
De volta ao Brasil em 1998, o pintor fez sua primeira individual na galeria Planeta das Artes em São Paulo, e passou a integrar como artista Catalogado no Artes Plásticas Brasil de Julio Louzada.

O pintor prepara em seu ateliê novos quadros para a sua exposição que será daqui dois meses.  Em breve enviaremos com antecedência local, dia e hora do vernissage

Sobre o pintor:

O artista Plástico Chicão de Assis, nordestino de Alagoas, radicado em São Paulo, Alphaville / Barueri, desde menino sonhava com a arte.

Foi em São Paulo, que Chicão chegou à fase adulta imaginando poder ser arquiteto, mas sua situação sócia- econômica da época não o permitia.

Jovem, porém, embora frustrado, preservou em si o sonho de ser artista. Com este sonho fez teatro amador e profissional, cantou nas noites paulistanas, e simultaneamente se preparou para ingressar em uma faculdade onde escolheu a USP como sua meta universitária.

A USP transformou aquela ex- criança nordestina em professor de História por vários anos e desde meados dos anos 70 passou a ser autor de livros didáticos de História para diferentes séries do que hoje chamamos: Ensino Fundamental.

Superação:

Há cinco anos a traz o pintor sofre um AVC que o deixa tetraplégico, mas seu intelecto foi preservado talvez pelo amor a arte e como ele mesmo diz: “a pintura é a minha grande fisioterapia para os movimentos das mãos”.
Hoje aos 71 anos, Chicão de Assis, usa seu tempo para pintar em seu ateliê, dar aulas praticas de pintura, aulas teóricas sobre os principais movimentos estéticos na pintura do Renascimento ao Abstracionismo. Sua marca registrada em seus quadros é o abstrato, retratados através de pinceis e tintas importadas.

Visite o site do artista plástico: http://www.chicaodeassis.com.br/full.htm

Algumas Obras:
Primeira obra: Lembranças do Cursinho
Segunda: Composição em Vermelho, Amarelo e Azul. 

CONTATO
RC10 Comunicação e Produção Acesse o meu Blog
 http://carlosromero26.blogspot.com/
Carlos Romero
Tel: 11- Nextel 7874-4431 ID 84*73043
Que o universo lhe traga em dobro tudo que me desejar!

quarta-feira, 2 de maio de 2012


Mensagem do encontro dos Bispos e Agentes de Pastoral Afro – Salvador/BA

Bispos e Agentes de Pastoral Afro do Brasil, Colômbia, Equador, Haiti, Panamá e Venezuela, diante da diversidade de expressões culturais, entoaram uma posição para todos e todas, como segue:
Constatamos através da leitura da realidade que a grande maioria da população afroamericana continua vivendo em condições de pobreza e exclusão social nos diferentes países, como afirma do Documento do CELAM de Aparecida: “A história dos Afroamericanos tem sido atravessada por uma exclusão social econômica, política e, sobretudo racial onde a identidade étnica é fator de subordinação social” (DAp 96), o que nos desafia na ação eclesial mais efetiva visando a superação destas realidades que implicam em um a vida de privações e dificuldades.
A luta pela inclusão social e a superação do racismo que atinge os afroamericanos está no horizonte missionário da Igreja, pois “A missão evangelizadora da Igreja abraça com o amor de Deus a todos e especialmente os pobres que sofrem. Por isso não pode separar-se da solidariedade com os necessitados e da promoção humana integral... Os pobres são os destinatários privilegiadas do Evangelho e um Bispo, modelado a imagem do Bom Pastor, deve estar particularmente atento em oferecer o divino balsamo da fé sem descuidar do pão material” (DAp 550).
Partilhamos com alegria as diferentes iniciativas de revitalização da cultura de origem africana na América Latina e no Caribe, processo reconhecido e apoiado pela CELAM de Aparecida que reconhece nos Afroamericanos a riqueza trazida para o continente manifesta na expressividade corporal, enraizamento familiar e sentido de Deus (DAp 56).
Reafirmamos que a Pastoral Afro é uma opção da Igreja Latinoamericana e Caribenha, que tem sido assumida pelo magistério e expressa nas diferentes Conferências Gerais. Não se trata de mera  expressão emotiva, nostálgica e folclórica; nem um caminho eclesial isolado e paralelo, nem um movimento reivindicativo, nem uma utopia política ou uma expressão do racismo ou sectarismo á inversa, se não, na Igreja um espaço de comunhão, inculturação e participação na sociedade, um espaço de mutua estima, reconciliação, solidariedade e fraternidade.
Iluminados pelas CELANS de Santo Domingo e Puebla, e pela trajetória eclesial dos Afrodescendentes na América Latina e no Caribe, expressadas nos Encontros de Pastoral Afroamericana – EPAs, projetamos o futuro através das linhas pastorais, elaboradas a partir do primeiro encontro dos Bispos, realizado em Quito, Equador em setembro de 2002, que foram revisadas e atualizadas neste encontro à luz da CELAM de Aparecida.
Reiteramos o nosso compromisso de caminhar em comunhão com as decisões pastorais do Episcopado Latinoamericano, aprofundando a opção pela pastoral de conjunto e a missão continental, plasmadas pela necessária conversão pastoral, desafio de toda a Igreja.
Sob a proteção de Nossa Senhora de Guadalupe e guiados pelo Cristo Bom Pastor, rogamos as bênçãos de Deus as Igrejas particulares presentes na América Latina e Caribe.
Bispos e Agentes de Pastoral Afroamericana presentes no encontro.

Petrobras entrega premiação do concurso Camélia da Liberdade 2012

                    
Estudantes e professores do ensino fundamental e médio da rede escolar pública recebem hoje (2/5), às 15h, no Rio de Janeiro, e na sexta-feira (4/5), às 14h, em São Paulo, a premiação pela classificação no Concurso de Redação Camélia da Liberdade 2012, cujo objetivo é estimular a inclusão de História da Cultura Afro-Brasileira e Africana no currículo escolar, obrigatória desde a sanção da lei 10.639/03. Durante o evento será lançado e distribuído gratuitamente livro com a seleção dos 60 melhores textos de participantes do concurso.
Patrocinado pelo Programa Petrobras Desenvolvimento & Cidadania há cinco anos, e desenvolvido pela Organização Não Governamental Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP), o Camélia da Liberdade 2012 recebeu inscrições de 372 instituições de ensino nos dois estados. O tema da redação nesta edição foi "Luiza Mahin: uma rainha africana no Brasil". A ex-escrava africana participou do levante de escravos Revolta dos Malês, em 1835, em Salvador.
Os três primeiros colocados ganharão, por ordem de classificação, um notebook e impressora multifuncional; um microcomputador e impressora multifuncional; e um microcomputador. Os professores orientadores receberão tablets e máquinas digitais. As escolas municipais e estaduais onde estudam os vencedores vão receber laboratório de informática, com 10 computadores. No Rio, os vencedores são alunos de escolas de Nova Iguaçu, Vassouras, Casimiro de Abreu, Complexo do Alemão e São Gonçalo. Em São Paulo, os premiados são estudantes de colégios de Mauá, Iaras e São José dos Campos. Mais informações sobre a premiação e o concurso podem ser obtidas no site  http://portalceap.org.br/
Serviço: Entrega dos prêmios do Concurso de Redação Camélia da Liberdade 2012
Rio de Janeiro
Data: Quarta, 2/5, a partir de 15h
Local: Auditório do Arquivo Nacional
End.: Praça da República, 173 - Centro
===
São Paulo
Data: Sexta, 4/5, a partir de 14h
Local: Câmara Municipal - Auditório Plenarinho Prestes Maia
End:  Viaduto Jacareí, 100 - 1º andar  

domingo, 29 de abril de 2012


Lançamento de novos ônibus para o transporte de passageiros em Angola
100 novos ônibus que se juntam a extensa frota de transporte público da operadora, foram lançados em Luanda pela empresa de Transportes Colectivos Urbanos de Luanda (TCUL), marcando a disposição de se renovar o serviço de transporte coletivo em Angola.
O lançamento dos novos veículos, foi aberto pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, por ocasião do seminário sobre "Empresas felizes", durante o qual o Chefe de Estado angolano afirmou que as empresas de transporte do setor público e privado vão ganhando consciência da importância da satisfação dos anseios dos seus trabalhadores para o cumprimento das suas tarefas e para a concretização dos seus objetivos.
No encontro que acanteceu sob a égide do Ministério dos Transportes, o Chefe de Estado angolano referiu que as empresas não podem perder de vista a sua responsabilidade social e deixar de promover um maior envolvimento e participação dos trabalhadores.
“As empresas não podem perder de vista a sua responsabilidade social e deixar de promover um maior envolvimento e participação dos trabalhadores, quer ao nível da produção quer ao nível dos benefícios alcançados, permitindo assim a melhoria da qualidade de vida dos seus empregados e um enriquecimento dos conhecimentos, tanto destes como das suas empresas”, reforçou.
No setor mineiro, o destaque vai para o início de exploração do ouro na região de Mpopo, província da Huíla, previsto para 2013 e o consequente aumento da contribuição do setor mineiro no Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Concentrado na zona aurífera 40-A, as reservas totais estão estimadas em, pelo menos, dez toneladas, num projeto que já recebeu em investimentos US$10 milhões de dólares .
Ainda sobre a exploração do ouro em Mpopo (Huíla), a diretora geral da Sociedade de Metais Preciosos de Angola, Djanira Santos, disse, no quadro do Dia Nacional do Trabalhador Mineiro assinalado sexta-feira (27/4\), que o trabalho de prospecção vai se estender a novas zonas auríferas na região.
No comércio mereceu atenção noticiosa as declarações da ministra do setor, Idalina Valente, na 13ª Conferência das Nações Unidas para o Comércio e Desenvolvimento (CNUCED), onde realçou, entre outros aspectos, que as reservas internacionais líquidas do país subiram de US$12,6 Bilhões em 2009 para um valor de US$21,4bilhões em Junho de 2011.
No encontro que aconteceu em Genebra (Suíça), Idalina Valente assegurou que o Produto Interno Bruto per capita subiu de US$ 3,8mil  (em 2005) para US$ 8,3 mil, em 2009.
Outra participação da economia angolana em encontros e instituições internacionais, tem a ver com as reuniões anuais de primavera do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI) que decorreu em Washington (EUA) de 16 a 23 de Abril.
A delegação multi-setorial angolana aproveitou a presença em Washington para manter encontros com membros das duas instituições e passar em revista a nova estratégia de cooperação entre as duas organizações e o estado angolano.
Nos últimos sete dias, a Associação Industrial de Angola (AIA), por via do seu presidente, José Severino, considerou que o projeto de criação de micro empresa, sob a égide do Ministério do Emprego e Segurança Social, tem um impacto positivo no PIB e na criação de novos empregos.
Para José Severino, o programa em curso no país está lançando com dinamismo  criando novas perspectivas de crescimento aos empreendedores nacionais.
As declarações do presidente da AIA foram colhidas à margem da participação no encontro de ministros do Trabalho da Comunidade de Desenvolvimento dos Países da África Austral (SADC), que Luanda acolheu está semana.