sexta-feira, 20 de julho de 2012


Rui Mucaje -Diretor - Diáspora / CPLP 

Votar é Preciso.... 
 Somente pelo exercício do voto, poderemos exercer o nosso direito e dever como cidadãos Angolanos, na construção de um novo País.
É um momento ímpar na história de Angola, momento esse construído com muito sangue, suor e lágrimas.
Sangue dos nossos irmãos que foi vertido por uma luta contra a dominação exterior, suor do trabalho de nossas famílias na construção de nossa Pátria, sob condições muito precárias por vezes e lágrimas  de nossas mães e de famílias que foram desestruturadas ao verem seus filhos serem separados delas pelas mais adversas situações e sem a possibilidade de um dia revê-los.  Enfim, tantos eventos que nos remetem a um passado muito próximo e vivenciado por muitos da minha geração.

quinta-feira, 19 de julho de 2012


Seminário Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha

A Secretaria de Participação e Parceria (SMPP), através da Coordenadoria dos Assuntos da População Negra (CONE), realiza durante os dias 23 e 24 de julho, o Seminário Internacional da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, no auditório do Sindicato dos Engenheiros de São Paulo, localizado no Centro da Capital.
Realizado pelo terceiro ano consecutivo, durante os dois dias de seminário os palestrantes irão retratar temas ligados as mulheres afrodescendentes, com o objetivo de inserir políticas públicas voltadas para a inserção da mulher negra em espaços importantes como dentro do desenvolvimento econômico, empreendedorismo, comunicação e mídias e cidadania.
O seminário é uma celebração ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado no dia 25 de julho, instituído através do Decreto nº 52.242, em abril de 2011.
Para marcar a data no primeiro dia de atividades será realizado o lançamento do livro “Construindo a Igualdade Racial: II Prêmio de Artigos Científicos da Cone” e no mesmo dia, será aberta a exposição de fotografias “Carolineando: Olhares e Leituras sobre Carolina de Jesus”, que registra o olhar da fotógrafa sobre a atividades de mulheres catadoras de papelão.
O evento é voltado para entidades do movimento negro, organizações sociais, estudantes e gestores públicos. Os interessados em participar do evento podem fazer a inscrição pelo telefone da CONE – (+55 11)3113-9745.
Para saber a programação completa click neste link - http://brasilangola.com.br/acontece.html

quarta-feira, 18 de julho de 2012


VOTA ANGOLA
 A Diretoria e a Editoria da revista BRASIL ANGOLA Magazine, está abrindo este espaço democrático para que os angolanos manifestem de forma imparcial e sem partidarismo político, a sua opinião sobre a importância da realização das eleições gerais na República de Angola, no próximo dia 31 de agosto.
Até o próximo dia 25 de agosto, todas as manifestações recebidas a respeito do assunto serão abrigadas no Site www.brasilangola.com.br.
Participe envie seu comentário pelo e-mail redacao@brasilangola.com.br , com o assunto "eleições - opinião"  
Cordialmente,
BRASIL ANGOLA Magazine 

SAÚDE E PAZ MANDELA.
* Antonio Lucio
O dia de hoje, é um dos mais importantes na história da África do Sul quando Nelson Mandela, um dos maiores mitos da História contemporânea, completa 94 anos nesta quarta-feira, 18 de julho.
 O tão sonhado fim do regime do “apartheid”, trouxe para os negros sul-africanos a tão sonhada democracia, ainda que não tenha trazido para a maioria dos irmãos negros a igualdade sonhada por Mandela, porque a transformação do país necessariamente tem de ser lenta e gradual, da forma que ele mesmo preconizou, em várias oportunidades, inclusive por ocasião da sua posse como Presidente do país.  Não tive ainda o prazer de conhecer e poder apertar as mãos de Nelson Rolihlahla Daliblunga Mandela, do clã tribal Mandiba, nascido em uma família com conexões reais; seu bisavô foi rei Thembu e o pai de Mandela um respeitado conselheiro da família real Thembu. Não tive a oportunidade de conhecer o ícone negro pessoalmente quando de sua passagem por São Paulo por iniciativa do então presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra do Estado de São Paulo, Eduardo Joaquim de Oliveira, devido eu me encontrar viajando, muito embora, tenha sido um dos artífices da sua presença em terras paulistanas, conforme o mesmo Eduardo Joaquim manifestou publicamente, durante homenagem que recebeu na Edilidade de São Paulo, minha participação para a concretização do evento.
O herói da luta contra o nefasto regime da segregação racial, “Tata” Mandela, Mandiba ou “papai” Mandela, creio eu, que chega aos seus 94 anos gratificado, muito embora sejam constantes os debates críticos que sempre enfrentou e continua enfrentando sobre a melhor maneira de prosseguir com sua eterna luta social e seu trabalho de reconciliação do povo do seu país.
Leia artigo completo clicando em http://brasilangola.com.br/redacao.html

ATO RELIGIOSO EM HOMENAGEM AO
 PROFESSOR EDUARDO DE OLIVEIRA
Hoje as 18hs

terça-feira, 17 de julho de 2012


Discurso do Presidente do MPLA no ato de apresentação do Manifesto Eleitoral e do Programa de Governo
Luanda, 17 de Julho de 2012 

CAMARADA VICE-PRESIDENTE DO MPLA,
CAMARADA SECRETÁRIO-GERAL,
CAMARADAS,
ILUSTRE CONVIDADOS,
CAROS COMPATRIOTAS,
MINHAS SENHORAS E MEUS SENHORES,

Estamos hoje aqui reunidos para cumprir mais uma importante etapa no caminho para as Eleições Gerais do próximo dia 31 de Agosto.
Trata-se da apresentação pública do Manifesto Eleitoral e do Programa de Governo do MPLA para o período de 2012-2017.
As linhas gerais desses dois documentos são conhecidas, porque se inspiram na Estratégia Geral de Longo Prazo que o nosso Partido já definiu até 2025.
Para os que pensam que o MPLA é demasiado otimista em traçar metas para um horizonte aparentemente tão distante, é bom recordar que só com metas bem definidas e idéias claras sobre o que pretendemos alcançar no futuro é possível definir na prática o rumo imediato das nossas ações.
Que o país tem um rumo, hoje já ninguém duvida. Angola está a erguer-se graças ao trabalho e ao sacrifício dos seus filhos, melhorando os seus índices de crescimento e desenvolvimento porque sabe onde está e para onde vai.
Não há ninguém que ignore o grande compromisso do MPLA no sentido de realizar as aspirações do povo angolano e de resolver os mais candentes problemas com que ele ainda se defronta.
Ao apresentar as nossas intenções, estamos aqui também para reafirmar que o MPLA está organizado, determinado e pronto para enfrentar os desafios da próxima etapa.
Em síntese, o que está em questão é ao mesmo tempo simples e ambicioso. Trata-se, no fundo, de:
- Consolidar a paz, reforçar a democracia e preservar a unidade e a coesão nacional;
- Garantir os pressupostos básicos necessários ao desenvolvimento;
- Melhorar a qualidade de vida dos angolanos;
- Elevar a inserção da juventude na vida ativa;
- Apoiar o empresariado nacional;
- Reforçar a inserção competitiva de Angola no contexto internacional.
Para tal, é indispensável a participação de todos os cidadãos, seja qual for a sua inclinação ideológica ou de qualquer outra natureza.
A Pátria angolana é só uma e o MPLA considera que todos os seus filhos devem ter lugar com igualdade de oportunidades e de benefícios nesta pátria.
Os dois documentos que vamos hoje apresentar constituem as bases fundamentais da nossa estratégia de governação para os próximos cinco anos.
Mas, para continuar a ser Governo, temos de trabalhar para vencer as próximas eleições.
Esta é a mensagem que os militantes, simpatizantes e amigos do MPLA têm de levar a todos os municípios, comunas, aldeias e povoações do nosso país, para que os eleitores afetos ao nosso Partido não faltem e cumpram com o seu dever de votar.
Eu vou repetir, porque esta parte é realmente muito importante: Esta é a mensagem que os militantes, simpatizantes e amigos do MPLA devem levar a todos os municípios, comunas, aldeias e povoações do nosso país, para que os eleitores afetos ao nosso Partido não faltem e cumpram com o seu dever de votar.
Quer o Programa Eleitoral quer o Programa de Governo para 2012-2017 espelham bem a nossa preocupação de dirigir daqui para a frente os nossos esforços no sentido de uma melhor distribuição da riqueza nacional, como garante da estabilidade
política e da paz social.
Como afirmei na última reunião do Comitê -Central do MPLA, chegou a hora de Crescer Mais e Distribuir Melhor, a hora de sermos uma Angola forte e justa e de sermos, cada vez mais, felizes, livres e de promover a democracia.
O MPLA sempre defendeu e continua a defender hoje a criação de uma sociedade onde todos, sem exceção, tenham acesso ao bem-estar e disponham do essencial para terem uma vida digna e feliz.
Esta intenção inscreve-se no ideário do MPLA desde a sua criação.
Na nossa agenda constará sempre como prioridade combater a fome, a pobreza, a doença, o analfabetismo, a ignorância, o preconceito e todas as formas de discriminação social e elevar o nível cultural e educacional do nosso povo.
O combate à violência doméstica e à discriminação contra a mulher, assim como a sua contínua promoção social e política e a proteção da família fazem parte deste conjunto de prioridades.
Por outro lado, cuidar das nossas crianças é cuidar do nosso futuro. A nossa ação voltada para a criança deverá proporcionar-lhe tudo o que ela precisa para crescer feliz, bem educada, preparada e consciente do seu papel no futuro.
Já a juventude é o presente e o futuro, é a força impulsionadora do nosso crescimento e desenvolvimento. O MPLA confia na juventude angolana e promoverá políticas públicas que visem satisfazer as suas preocupações, anseios e necessidades, mantendo sempre viva a sua confiança e esperança num futuro de estabilidade, bem-estar e progresso.
Enquanto este ideal não for concretizado, não ficaremos satisfeitos.
Aliás, só transformando em realidade o ideário do MPLA, de um modo geral, poderemos continuar a merecer a confiança e o apoio do povo angolano que, ao longo dos 55 anos de existência da nossa organização, sempre acreditou em nós.
O MPLA é uma emanação do Povo e trabalha para o Povo! Há que manter sempre este traço de união que é o segredo da nossa força!
Caros amigos e compatriotas, este é mais um momento decisivo da vida do nosso Partido. É um momento que exige a unidade das nossas fileiras, disciplina e trabalho militante.
É também um momento que requer a participação de todos os que se sentem identificados com os ideais do MPLA.
Só unidos seremos capazes de mobilizar para a nossa causa todos aqueles que têm consciência do importante papel que o MPLA desempenha na edificação da Nação angolana e na salvaguarda dos seus princípios e valores fundamentais.
Assim, eles poderão dar o seu contributo para a grande vitória que pretendemos alcançar no próximo dia 31 de Agosto.
Faço votos para que o nosso processo eleitoral continue a decorrer num clima de tolerância, compreensão e respeito pela diferença.
Que todos os Partidos e coligações de Partidos que mereceram a aprovação do Tribunal Constitucional possam desenvolver a sua campanha e expor os seus programas e pontos de vista dentro do maior civismo e nos marcos da lei, sem entrar no insulto, na ofensa e humilhação gratuita, para que os eleitores possam fazer uma escolha livre e consciente.
Caros camaradas, com a apresentação pública do seu Programa Eleitoral e do seu Programa de Governo para 2012-2017, o MPLA assume o compromisso de materializar todos os objetivos que nele constam, a bem do progresso, bem-estar e desenvolvimento do povo angolano.
Assim contamos convosco que estão nesta sala e contamos com todos aqueles que nos seguem e que acreditam no nosso partido.
Viva o MPLA;
Viva o Povo angolano
A LUTA CONTINUA,
A VITÓRIA É CERTA!

 Perspectivas Econômicas em África 2012

A apresentação da edição em Língua Portuguesa das Perspectivas Econômicas em África 2012 (African Economic Outlook) acontece a partir das 15:00 horas do próximo dia 18 de Julho, no Centro Internacional de Conferências Joaquim Chissano, em Maputo, à margem da IX Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP. Esta publicação - este ano subordinada ao tema Promoção do Emprego Jovem - foi elaborada conjuntamente pelo Banco Africano de Desenvolvimento, pelo Centro de Desenvolvimento da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), pela Comissão Econômica das Nações Unidas para África e pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Leia o programa completo em - 
http://www.brasilangola.com.br/acontece.html

Estados Unidos querem maior aproximação a Angola

Os Estados Unidos elegeram Angola como parceiro de excelência em África e isso mesmo foi transmitido esta manhã ao vice-presidente de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos, pelo secretário adjunto americano, Johnnie Carson, numa audiência que decorreu à margem da XIX Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana.
veja matéria completa em 
http://brasilangola.com.br/politica.html

Sul-africana será a primeira mulher a presidir Comissão da União Africana
Nkosazana Dlamini Zuma (foto), ministra do Interior da África do Sul, foi escolhida neste domingo (15) para ser a nova presidente da Comissão da União Africana (UA), após vários meses de discussão, em que foi preciso, inclusive, aumentar o mandato do dirigente anterior.
leia mais em 
http://brasilangola.com.br/politica.html

segunda-feira, 16 de julho de 2012


80 ANOS DE UM ÍCONE
Passe pela loja MUENE Centro – Rua 24 de Maio, 116 – 1º andar, nesta data,   para cumprimentar a pioneira na fabricação, no Brasi,l de cosméticos para a etnia negra, pela passagem da efeméride e degustar uma fatia do bolo comemorativo   ou envie sua mensagem para lojamuene@terra.com.br

PARABÉNS Drª. MARIA DO CARMO