quinta-feira, 21 de março de 2013



À BOCA PEQUENA 16 MAR 2013

À boca pequena comenta-se que:
1 – O novo presidente da Fundação Cultural Palmares, Hilton Cobra, inicia suas funções na instituição prestigiado pela ministra da Cultura Supliicy, com quem o popular Cobrinha, como é conhecido nos meios culturais e na Academia Brasileira de Letras, viajou nesta quinta-feira (14) para os EUA, onde permanece até o próximo dia 19, com o objetivo de estudar experiências norte-americanas bem-sucedidas na instalação de museus, visando a criação em Brasília de um Museu da Memória Afrodescendente. No périplo pela Terra de Tio Sam, compromissos agendados com Cathy Trost, do Newseum, Lonnie Bunch e a equipe criadora do Museu Nacional de História e Cultura Afroamericana.
2 – A melhor definição sobre o racista parlamentar “maçã” que está ocupando a presidência da Comissão de Direios Humanos da Câmara foi data pela inteligente e observadora cantora pop Rita Lee: >>> “Impressão minha ou o tal Feliciano racista e homofóbico é mulato, faz chapinha e tira a sombrancelha? Tá boa santa?”
3 – Muitos parlamentares que foram eleitos deputados federais em 2010, na esteira da excelente votação da então candidata Marina Silva à Presidência da República, estão começando a chegar a conclusão que deveriam ter hostilizado a mulher negra e meio ambientalista promovendo sua saída do PV, pois não devem ser reeleitos para um novo mandato em 2014. O músico fracassado presidente nacional da legenda tem a certeza de que será deputado federal de um mandato só.
4 - Leci Brandão, a mulher negra carioca que a população paulista adotou como uma personalidade máxima no campo da musicalidade e da política, elegendo-a deputada estadual nas últimas eleições de 2010, vem mostrando a que veio como parlamentar, marca sua atuação política com ações efetivas visando resgatar a memória negra paulista. A criação do “Prêmio Dra. Theodosina Ribeiro”, homenagem a primeira vereadora negra paulistana, a segunda mais votada nas eleições de 1968 e primeira deputada negra no Palácio 9 de Julho, visa laurear as pessoas que tem se destacado na defesa dos Direitos Humanos das Mulheres, no seu empoderamento e de sua comunidade. O primeiro evento da premiação realiza-se às 9 horas do próximo dia 23, na Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, em parceria com as instituições respeitáveis e respeitadas como o Geledés- Instituto da Mulher Negra, Elas por Elas Vozes Ações das Mulheres e Unacam – União e Apoio no Combate ao Câncer de Mama.
5 – Os irmãos Cid e Ciro Gomes, estão voltando atrás na decisão de não apoiar o governador Eduardo Campos, como candidato à Presidente da República nas eleições de 2014, uma vez que nos corredores políticos de Brasília está sendo cogitada a criação de um novo partido com dissidentes do PSB, DEM, PPS, PDT e PTB para ampliar principalmente em São Paulo, o palanque do governador pernambucano, que pode atingir também o cearense reduto dos políticos que não entendem que os tempos são outros e a candidatura do governador da Terra e Neto de Miguel Arraes é irreversível.


Ministra Luiza Bairros recebe bancada feminina da Câmara dos Deputados

Pauta girou em torno das necessidades das mulheres negras e do papel das parlamentares para diminuir problemas que atingem essa parcela da população

Participaram da audiência as deputadas Janete Pietá (PT-SP)
, Alice Portugal (PC do B-BA), Iara Bernardi (PT-SP),
 Benedita da Silva (PT-RJ), 
 Magda Mofatto (PTB-GO
) e Rosane Ferreira (PV-PR).

A ministra Luiza Bairros, titular da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR, recebeu na tarde desta terça-feira, 12, representantes da bancada feminina da Câmara dos Deputados para a primeira audiência do ano com o grupo.
De acordo com a coordenadora da bancada, deputada Janete Pietá (PT-SP), o objetivo do encontro foi realizar uma avaliação do que vem sendo feito e do que pode ser feito pela SEPPIR em relação à mulher negra e qual a contribuição que as parlamentares podem dar a partir de sua atuação na Câmara.
Luiza Bairros destacou que a SEPPIR está coordenando a formulação e pactuação de um conjunto de ações integradas voltadas às mulheres negras, com vistas à reversão da posição desvantajosa em que se encontram.
“A proposta está focada em três eixos: empoderamento das organizações das mulheres negras; enfrentamento ao racismo e ao sexismo institucional e; comunicação, com vistas a melhorar e aumentar a presença positiva das mulheres negras na mídia e na publicidade”, afirmou a ministra.
Ela explicou que devido aos números relacionados à violência que atinge o jovem negro, essa parcela da população foi alvo dos esforços da SEPPIR para a execução, pelo Governo Federal, do Juventude Viva – plano de prevenção à violência contra esses jovens. A iniciativa foi implantada de forma piloto em setembro passado, em Alagoas, que ocupa a segunda posição entre os 132 municípios que concentram mais de 70% dos homicídios registrados no país.
Segundo dados do Ministério da Saúde, 53% dos homicídios registrados no Brasil atingem pessoas jovens, das quais mais de 75% são jovens negros (as), de baixa escolaridade, sendo a grande maioria do sexo masculino. Além disso, ao longo da última década, é cada vez maior a diferença entre o número de homicídios que atinge os jovens brancos e negros. Enquanto as mortes de jovens brancos caíram de 9.248, em 2000, para 7.065 em 2010, a morte de jovens negros cresceu de 14.055 para 19.255 no mesmo período.
Desvantagem – A ministra também demonstrou que, apesar dos avanços da população negra e da alardeada inserção na nova classe média, a mulher negra continua sendo o segmento em maior desvantagem social quando se fala em salários, postos de trabalho e outras variáveis. O que só poderá ser mudado, de acordo com ela, a partir do enfrentamento ao racismo e ao sexismo institucionais, inclusive com ações no próprio governo.
A titular da SEPPIR lembrou que os negros são a maioria da população brasileira e que são maioria também entre os beneficiários de políticas universais e de ações afirmativas. “O racismo naturalizou a pobreza entre os negros. Mas não é natural ser negro e por isso ser pobre”, diz.
Problemas da área de saúde que atingem a população negra ou as mulheres, em especial, como a morte materna, o aborto, a obesidade mórbida, a anemia falciforme, foram lembrados pelas parlamentares como questões que precisam da atenção do estado brasileiro.
“Também precisamos planejar com antecedência a prioridade da SEPPIR para que as deputadas possam alocar recursos para a pasta por meio de emendas”, disse Janete Pietá.
Participaram também da audiência as deputadas Alice Portugal (PC do B-BA), Iara Bernardi (PT-SP), Benedita da Silva (PT-RJ), Magda Mofatto (PTB-GO) e Rosane Ferreira (PV-PR).Fonte - Coordenação de Comunicação da SEPPIR

quarta-feira, 20 de março de 2013



MAN mostra carro-forte Volkswagen em Angola
Modelo 8.150 CE fabricado no Brasil será apresentado a clientes em feira internacional
Carro-forte brasileiro VW 8.150 CE
 será exibido em Angola

MAN Latin America, por meio da Asperbrás, seu importador oficial em Angola, apresentou o primeiro carro-forte da marca Volkswagen que será negociado com clientes naquele país. O modelo 8.150 CE, fabricado no Brasil em Resende (RJ), será exibido na 30ª edição da Feira Internacional de Luanda (FILDA), em julho deste ano. Além da mostra, a marca realizará outras ações, como visitas periódicas a clientes e realização de teste drive.

“A Asperbrás vem concentrando esforços para desenvolver novos nichos de mercado em todo o território angolano. Diversificando cada vez mais o mix de modelos importados, ao longo do ano de 2012 foi possível considerar uma alteração significativa na gama de produtos, com aumento aproximado de 30% em relação a 2011”, destaca o gerente de vendas da Asperbrás, Claudemir Celloni, em nota. 

Segundo a empresa, a escolha do chassi sob medida para o país foi embasada por pesquisas realizadas em parceria com as empresas de transporte de valores e segurança de Angola. Equipado com motor Euro 3 Acteon de 150 cv de potência, o modelo tem distância entre-eixos de 3,1 metros e válvula sensível a carga (LSV) que impossibilita o travamento das rodas traseiras do veículo durante a frenagem.

Para 2013, a MAN Latin America prevê aumento de 10% das vendas no mercado angolano, onde a marca Volkswagen detém 60% de participação do mercado de caminhões
Fonte - AB