sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Pequenos empreendedores com garantia para criação de parcerias com brasileiros

Empreendedores angolanos na companhia de empresários brasileiros na Feira Projekta by Constrói Angola na Filda em Luanda

Os pequenos empreendedores angolanos podem alcançar bons resultados financeiros dos seus negócios através da criação de parcerias com os empresários brasileiros, por intermédio do Centro de Negócios Brasil e Angola.  
O diretor do Centro de Negócios Brasil e Angola, Flávio Almeida, informou ontem, em Luanda, ao Jornal de Angola que o Centro consolidado a 11 de Novembro de 2009, visa apoiar o crescimento dos pequenos empreendedores angolanos através de parcerias e troca de experiências sobre o comércio. “A nossa instituição sem fins lucrativos tem como objectivo atrair os pequenos e médios empreendedores angolanos para a criação de parecerias com os empresários brasileiros consolidados, com vista a desenvolver e elevar os seus negócios”, disse. O Centro, que possui apenas um escritório em Luanda, pretende a curto prazo erguer uma dependência de maior dimensão para atender os pequenos e médios empreendedores e empresários brasileiros. O Centro de Negócios mantém um vínculo com as escolas técnicas para permitir a vinda de técnicos brasileiros que vão apoiar na formação dos empreendedores, gerando mão-de-obra e renda nas famílias. Flávio Almeida ressaltou que o Centro tem trabalhado com os empresários brasileiros sobre a realidade e oportunidades que o mercado angolano oferece. 
“O nosso principal objetivo consiste em identificar oportunidades de negócios e investimentos com vista à expansão do comércio entre Brasil e Angola”, referiu. As parcerias entre os dois países consolidam-se através das facilidades que os governos e instituições devem ceder aos empresários, na sua opinião.  “A criação de parcerias entre os dois países passa pela facilidade institucional dos governos para a realização de parcerias significativas”, disse. O responsável disse que a Petrobras tem o cadastro de milhões de pequenos empreendedores, que prestam serviços à petrolífera, contribuindo para o crescimento da economia. 
“No Brasil, o Governo tem facilitado os pequenos e médios empresários na realização de pequenos negócios, através de uma política de fomento do empreendedorismo”, disse. Flávio de Almeida esclareceu que o projeto de parceria tem garantido aos empreendedores que atuam no mercado informal o seu crescimento para o setor formal.
 Na óptica de Flávio de Almeida, os grandes empresários andam por si sós, mas os pequenos empresários precisam de apoio na criação de projetos viáveis. 
“É importante para o empreendedor gerar renda ao seu país. Queremos ajudar os empreendedores angolanos a desenvolver os seus negócios, contribuindo para a economia nacional”, acentuou. 
Através do centro de negócios, os pequenos e médios empreendedores ao gerar produtos e serviços podem iniciar um processo de exportação a nível dos países africanos. Para o efeito, considera necessário que os empreendedores angolanos apostem na formação e parcerias para garantir melhores práticas e resultados financeiros.
Para Flávio de Almeida, o grande potencial do mercado brasileiro na área dos produtos e serviços a nível do continente constitui um fator importante para o desenvolvimento das pequenas empresas.
Em relação à visão dos empresários brasileiros sobre o mercado angolano, afirmou que a nona edição da “Projekta by Constrói Angola” permitiu a criação de contatos entre as empresas brasileiras e angolanas. Flávio de Almeida informou que o Centro de Negócios mantém parceria com a TAAG na criação de um projecto que visa o fomento do turismo através do início de voos Luanda/Baía. 
“Queremos estreitar as relações entre Angola e Brasil. Esta iniciativa visa permitir um conjunto de acções que concerne em visitas de empresários dos dois países”, disse dise o diretor do Centro.  

Angola é eleita para o Conselho Executivo da Unesco


Angola foi eleita membro do Conselho Executivo da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO)para um mandato de quatro anos.
A Eleição ocorreu durante a 36ª Conferência Geral da Unesco que acontece na sede da agência da ONU em Paris, de 25 de outubro a 10 de Novembro.

O Conselho Executivo da UNESCO, constituído po 58 estados-membros, examina, sob autoridade da conferência Geral, o programa de trabalhp da organização e o orçamento submetido pelo diretor- geral.
Além de Angola mais sete países africanos foram eleitos: Nigéria, Namíbia, Etiópia, Gabão, Malawi e a Gambia, e pelo Oriente Médio  e a Africa do Norte estarão representados por; Emirados Árabes Unidos, pela Tunísia e pela Arábia Saudita.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Combate à pobreza com bons resultados em Angola

O Programa de Combate à Pobreza em curso nos 11 municípios da província do Huambo já regista um cumprimento da execução financeira dos projetos na ordem dos 75%, revelou ontem, no Bailundo, o vice-governador para a Área Produtiva, Henrique Barbosa.
Em declarações à imprensa local, durante o encontro da Comissão Técnica Provincial de Luta contra a Pobreza, Henrique Barbosa disse que a ação está contribuindo para o aumento de infra-estruturas de impacto social e econômico na região.
O vice-governador para a Área Produtiva, Henrique Barbosa, assegurou que o governo do Huambo está satisfeito com o grau de execução do programa por parte das Administrações Municipais. Informou que foram distribuídos a cada um dos municípios, 241 milhões de kwanzas, que estão servindo para a construção, em grande escala, de infra-estruturas para os setores da educação e saúde. Isso, disse, está contribuindo para a melhoria do nível de vida da população. Relativamente à melhoria das condições básicas no quadro da municipalização dos serviços de saúde, foram alocados 191 milhões de kwanzas a cada um dos municípios. 
O governo da província do Huambo recebeu igualmente 250 milhões de kwanzas que estão a ser empregues na implementação do Programa Água para Todos em todos os municípios, com uma cobertura na ordem dos 40% do território regional.
Durante o encontro da Comissão Técnica Provincial de Luta contra a Pobreza, foram analisados temas ligados à produção alimentar e crédito agrícola de campanha, aos cuidados primários de saúde, Programa Água para Todos e crédito de investimento.No município do Bailundo, os participantes no encontro visitaram os projectos em curso, como a central de captação e tratamento de água e as obras da escola com oito salas.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Embaixada de Angola no Brasil comemora 36º aniversário da independência

A Embaixada de Angola abre as portas aos participantes do Seminário Internacional, para lançamento do livro "Uma antiga Civilização", da professora de Hist´ria Selva Pantoja.
O 36º aniversário da independência angolana, que se comemora no dia 11 de novembro, é assinalado pela embaixada do país com um conjunto de eventos políticos e culturais, na capital federal, que visam fortalecer os laços bilaterais entre Brasil e Angola.
Do programa das comemorações faz parte o seminário internacional " Em torno de Angola - Narrativas, identidades e as Conexões Atlânticas" , organizado pela UnB e com apoio do Ministério da Cultura, cujos debates terminam terça-feira dia 1º de novembro.Para hoje esta prevista a realização de uma coletiva de imprensa com participação do Embaixador de Angola, Nelson Cosme, que assumiu recentemente. 
Ainda neste terça-feira, a Embaixada de Angola abre as portas aos participantes do Seminário Internacional para um cocktail durante o qual será lançado o Livro da professora Selva Pantoja.

Na próxima quinta-feira será a vez da Bahia assinalar o aniversário da proclamação da independência de Angola com a cerimônia de abertura, em Salvador, da Exposição de Artes Plásticas e Artesanato angolano  no Centro Cultural Casa de Angola na Bahia.
Durante o evento, que estará presente o embaixador Nelson Cosme, será feira a entrega de diplomas a várias pessoas e entidades da Bahia que se destacaram pela contribuição dada ao estreitamento do relacionamento entre os dois países. Na ocasião serão exibidos documentários sobre Angola e oferecida uma amostra da gastronomia angolana, no Centro Cultural Casa de Angola.
Para o dia nove, está anunciada a exibição de um documentário sobre a cultura angolana, no auditório " Dois Candangos" na Faculdade de Educação da UnB, em Brasília, e uma recepção oficial alusiva ao " 11 de novembro" no clube da ASBAC - Associação de Servidores do Banco Central.
As comemorações prosseguem no dia 12 de novembro, com a realização de diversos eventos desportivos, a partir das 8h, no clube da Aeronáutica.

As festividades em Brasilia encerram com um encontro a comunidade angolana residente no Distrito Federal, à noite do dia 12, no Clube Naval, estando previsto diversos eventos culturais.

Fonte - Africa 21

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Brasília acolhe seminário internacional sobre Angola



Embaixador angolano em Brasilia abre o primeiro seminário '" Em Torno de Angola", no qual participam especialistas do Brasil, Angola Portugal, França, entre outros
O auditório do Instituto de Biologia da Universidade de Brasilia (UNB) será hoje e amanhã o palco do 1º Seminário Internacional "Em Torno de Angola", onde as narrativas, identidade e conexões atlânticas serão debatidas por especialistas.
Patrocinado pelo Ministério da Cultura de Angola, o evento é organizado pela UNB e terá a conferência de abertura a cargo do embaixador angolano no Brasil, Sr. Nelson Cosme, que se seguirá uma intervenção de Victor Kajibanga, decano da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Agostinho neto, de Angola.
Nesta segunda feira serão discutidos três temas principais. " Narrar e identificar em terras angolanas", "Terminologias atlânticas entre marés e sertões" e " O ensino e a escrita na história africana". Participam especialistas da Universidade de São Paulo, do Instituto Superior de Ciências da Educação de Angola, da UnB, e de várias instituições portuguesas, como a Universidade da Beira Interior, a Universidade do Porto, a Universidade de Lisboa entre outras.
Como exemplo, na tarde desta segunda-feira uma das intervenções falará sobre" Historismo, ciência e poder de Categorização", com José Carlos Venâncio, da Universidade de Beira Interior que apresentará alguns exemplos sobre a História de Angola.
Para esta terça-feira, estão previstos novos debates, entre os quais " Nação, imaginário e a escrita de Angola" . No final do seminário, às17h, a Embaixada de Angola promoverá um coquetel de lançamento de Livros.