sábado, 20 de outubro de 2012



 Câmara Municipal de São Paulo divulgou a relação dos estudantes selecionados para participar da 11 ªedição do Parlamento Jovem Paulistano. 
Criada em 2001, a iniciativa tem o objetivo de oferecer aos estudantes uma lição de cidadania e democracia. Os escolhidos ocupam por um dia a cadeira dos vereadores e têm a oportunidade de apresentar, debater e criar um Projeto de Lei na Câmara Municipal.
O objetivo do Parlamento Jovem é trazer aos jovens do município o exercício da cidadania, o despertar para a democracia através do exercício, das funções e dos trabalhos do Poder Legislativo.
O evento acontecerá nos dias 8 e 9 de novembro no Palácio Anchieta, sede da Câmara. No dia 8 os jovens vereadores eleitos e os suplentes conhecerão um pouco mais sobre os trabalhos da Casa e receberão orientações quanto ao desenvolvimento das atividades no dia seguinte. Já no dia 9, no Plenário 1º de Maio, haverá a instalação do Parlamento Jovem Paulistano 2012, com diplomação, eleição da Mesa Diretora e votação dos projetos de lei apresentados pelos alunos.
Os jovens vereadores e os suplentes serão comunicados por telefone e receberão o cronograma das atividades pelo correio e por e-mail
.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3396-4932 e 3396-4311 ou pelo e-mail eventos@camara.sp.gov.br
Cabo Verde conta com experiência de Angola para reforçar defesa e segurança 
Momento da conversa entre o Presidente da AN (à dir.) e o diplomata
Momento da conversa entre o Presidente da AN (à dir.) e o diplomata

Luanda - Cabo Verde conta com a experiência e capacidade de Angola para reforçar o seu sector de defesa e segurança, dadas as suas exigências neste domínio, decorrente da actual conjuntura da região do oeste africano, em que aquele país crioulo está inserido.
 
Este desejo foi manifestado pelo embaixador de Cabo Verde em Angola, Domingos Mascarenhas, em declarações à imprensa, à saída de uma audiência com o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.
 
Por isso, disse, o seu país tem interesse em aprofundar a cooperação na referida vertente."Continuamos a poder contar com a disponibilidade, experiência e capacidade de Angola no sentido de reforçar Cabo Verde no domínio estratégico da defesa e da segurança".
 
Nesta perspectiva, as partes acordaram, em Março último, incrementar a cooperação na área técnico-policial. Segundo o protocolo, a cooperação deverá estender-se a matérias de investigação criminal, em especial à troca de informação no domínio da criminalidade organizada.
 
Decidiram também promover a realização de acções de formação em instituições policiais, de ambos os países, pelo que adoptaram um plano que detalha as acções a serem implementadas, a curto prazo.
 
No plano económico, Domingos Mascarenhas considerou salutar o intercâmbio, sublinhando o crescente número de empresas cabo-verdianas a operar em Angola, principalmente nas áreas de tecnologias de informação e construção civil.
 
No sentido contrário, informou que os angolanos têm apostado no sector bancário cabo-verdiano.
 
Debruçando-se sobre a conversa com Fernando do Piedade Dias dos Santos, o diplomata disse ter apresentado cumprimentos e êxitos pelas suas novas funções, bem como abordado as perspectivas das relações bilaterais, tendo obtido do líder parlamentar a sua disponibilidade em continuar a apoiar, na medida das suas atribuições e experiência, as relações entre ambos estados.
 
Domingos Mascarenhas informou ainda ter transmitido o convite do presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde ao seu homólogo angolano para que efectue uma visita oficial ao arquipélago tão logo a agenda de Fernando da Piedade permita, de modo a diversificar e consolidar as relações parlamentares dos estados.
Fonte - Angop