sábado, 20 de outubro de 2012

Cabo Verde conta com experiência de Angola para reforçar defesa e segurança 
Momento da conversa entre o Presidente da AN (à dir.) e o diplomata
Momento da conversa entre o Presidente da AN (à dir.) e o diplomata

Luanda - Cabo Verde conta com a experiência e capacidade de Angola para reforçar o seu sector de defesa e segurança, dadas as suas exigências neste domínio, decorrente da actual conjuntura da região do oeste africano, em que aquele país crioulo está inserido.
 
Este desejo foi manifestado pelo embaixador de Cabo Verde em Angola, Domingos Mascarenhas, em declarações à imprensa, à saída de uma audiência com o presidente da Assembleia Nacional, Fernando da Piedade Dias dos Santos.
 
Por isso, disse, o seu país tem interesse em aprofundar a cooperação na referida vertente."Continuamos a poder contar com a disponibilidade, experiência e capacidade de Angola no sentido de reforçar Cabo Verde no domínio estratégico da defesa e da segurança".
 
Nesta perspectiva, as partes acordaram, em Março último, incrementar a cooperação na área técnico-policial. Segundo o protocolo, a cooperação deverá estender-se a matérias de investigação criminal, em especial à troca de informação no domínio da criminalidade organizada.
 
Decidiram também promover a realização de acções de formação em instituições policiais, de ambos os países, pelo que adoptaram um plano que detalha as acções a serem implementadas, a curto prazo.
 
No plano económico, Domingos Mascarenhas considerou salutar o intercâmbio, sublinhando o crescente número de empresas cabo-verdianas a operar em Angola, principalmente nas áreas de tecnologias de informação e construção civil.
 
No sentido contrário, informou que os angolanos têm apostado no sector bancário cabo-verdiano.
 
Debruçando-se sobre a conversa com Fernando do Piedade Dias dos Santos, o diplomata disse ter apresentado cumprimentos e êxitos pelas suas novas funções, bem como abordado as perspectivas das relações bilaterais, tendo obtido do líder parlamentar a sua disponibilidade em continuar a apoiar, na medida das suas atribuições e experiência, as relações entre ambos estados.
 
Domingos Mascarenhas informou ainda ter transmitido o convite do presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde ao seu homólogo angolano para que efectue uma visita oficial ao arquipélago tão logo a agenda de Fernando da Piedade permita, de modo a diversificar e consolidar as relações parlamentares dos estados.
Fonte - Angop

Nenhum comentário:

Postar um comentário