quinta-feira, 2 de agosto de 2012


Mais higienismo: prefeitura ameaça fechar roda de samba no Largo Santa Cecília

Há duas semanas guardas interrompem a tradicional roda, realizada há 12 anos
Por: Mario Henrique de Oliveira, do SpressoSP
Publicado em 29/07/2012, 13:03
São Paulo – Mais um foco cultural da cidade de São Paulo pode ser fechado. O alvo agora é a tradicional roda de samba que ocorre há quase 12 anos toda sexta-feira no Largo de Santa Cecília, na região central. Nas duas últimas semanas o samba foi interrompido pela Guarda Civil Municipal. “Nas duas últimas sextas tivemos de acabar mais cedo, por volta das 21 horas por causa da GCM”, disse Demétrio Atra, presidente do Bloco Carnavalesco Filhos da Santa, que promove a roda.
Segundo Atra, os sambistas já alteraram o horário da roda para não incomodar a vizinhança. “Nossa roda é antiga e conta com o apoio da igreja, do padre e da comunidade. Antigamente fazíamos das 19 às 23 horas, mas diminuímos o tempo para ser das 20 às 22 horas, respeitando o horário da última missa, que é às 19h, e a lei do silêncio, para não incomodar os vizinhos”, afirmou.
Ainda de acordo com Atra, não houve explicações sobre o motivo de a GCM acabar com o samba. “Quando a gente perguntava por que não podíamos continuar com a roda simplesmente respondiam ‘porque não’”, completou. “Não respeitaram ninguém. Na nossa roda tem mulher, criança e idoso. Quem via de fora achava que estávamos cometendo algum crime e não nos informaram de nada.”
Atra e outros representantes do bloco compareceram na última quarta-feira à reunião do Conselho de Segurança do bairro (Conseg). Lá, eles ouviram do representante da GCM que se tratava de cumprimento de ordem e que, caso alguém faça uma denúncia, é dever deles ir até o local. A GCM ainda teria dito que a cena pode se repetir nesta sexta-feira.
“Achei estranho ele falar isso. A gente tava na quarta e ele já sabia que ia ter uma ligação para reclamar da roda na sexta? Como é que é isso?”, questiona Atra. O presidente acredita que alguém esteja querendo tirar o samba de Santa Cecília, esvaziando ainda mais a região. “É um dos poucos focos culturais do nosso bairro. Nunca vi ninguém da Secretaria de Cultura vir até aqui e propor alguma coisa. Fazemos oficinas com as crianças, ensinando um instrumento musical, agora querem acabar com isso”, disse.
Para lutar contra o encerramento da roda de samba um abaixo-assinado já está circulando pela internet. Segundo Atria, até sexta-feira já haviam sido coletadas 539 assinaturas. 
 FONTE: Rede Brasil Atual
Postal de Londres: Carta para Marina Silva


Prezada Marina,
Sou cidadão lusófono residente em Londres e fiquei alegremente emocionado quando vi que você estava no privilegiado número de eleitos, entre os quais se encontrava o grande e eterno campeão de boxe e dos direitos civis Muhammad Ali, escolhidos para carregar a bandeira olímpica na cerimónia de abertura dos jogos de Londres 2012.
Alegremente emocionado me senti, não apenas pelo seu Brasil natal mas por toda uma pátria de nome Língua Portuguesa, num sentido muito para além do raciocínio original meramente literário de Fernando Pessoa. Todos, nos quatro cantos do mundo onde se fala o português, estivemos muito bem representados por si naquele momento único, sublime, do maior festival de encontro e celebração de toda a diversidade humana.
Alegremente emocionado porque você, querida Marina, além de personificar mundialmente a causa do meio ambiente, com a sua tripla herança cultural intercontinental você também simboliza a riqueza e a beleza resultantes da diversidade étnico-cultural humana, chave para o desenvolvimento de um mundo que se quer harmonioso, humanista, livre de preconceitos e racismos.
Suspeito que você ''não deve dar bola nenhuma'', como se diz em bom português brasileiro, aos invejosos que não resistiram em evidenciar toda a sua pequenez de ser e de alma diante de momento tão magnânimo e grandioso.

Esses, além de pequenos demais, são uma espécie em extinção desejavelmente progressiva, embora ainda longa, para o bem de uma humanidade sustentável em todos os sentidos.
O seu Brasil já teve um presidente com a cara do povo pobre, sofredor e batalhador. Que o seu Brasil tenha um dia, não apenas sambistas e futebolistas, mas igualmente um/a presidente com a cara mais representativa entre as herdadas da sua diversidade miscigenada de povos e culturas: a sua cara!
Quando um dia assim acontecer, talvez raramente existirão colunistas de uma certa imprensa brasileira branca, dominante e preconceituosa que escrevam textos de espanto por se cruzarem com jovens negros de uniforme Adidas caminhando tranquilamente nas ruas da multicultural e inclusiva Londres, e que talvez estudem em Oxford.

Muito menos haverá um ministro que ouse ironizar as suas alegadas ''boas relações com as aristocracias européias'' para buscar assim, de forma tacanha, uma explicação para a sua merecida presença nos palcos maiores e mais apetecidos dos grandes eventos do mundo.

.Viva o Brasil 2014! Viva o Brasil 2016!

 * Correspondente da Afropress em Londres

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Palestra Apex-Brasil - Mercado Foco ANGOLA


NA BIENAL DO LIVRO
O GRANDE MOMENTO CHEGOU
O LIVRO QUE TANTO AGUARDAMOS

Sua presença na bienal do livro, stand da editora LIVRUS, será muito benvinda. Estarei autografando o livro “Tecendo cordas, Trançando vidas”, saga romanceada de personagem instigante que viveu na região do Cáucaso. A experiência relatada é rica em episódios que nos fazem projetar os acontecimentos na vida em geral e relativizá-los à própria vivência.
Será uma honra contar com sua presença nessa data: 16/8/2012, quinta feira, das 18:30 às 20:30.
ASÉ!

domingo, 29 de julho de 2012


 Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado
Encerram-se no próximo dia 2 de agosto as inscrições para os interessados em participar do XI Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações de Conflito Armado e Outras Situações de Violência, que acontecerá em São Paulo nas manhãs de 6 sábados: 4, 18, 25 de agosto; 1º, 15 e 29 de setembro , destinado a estudantes  universitários (da graduação) de todo o Brasil.
Os interessados devem inscrever-se até às 23h 59min de 2 de agosto ( quinta-feira) e comparecer ao Encontro de Confraternização e Seleção no dia 4 de agosto, às 9h, na Matilha Cultural: Rua Rego Freitas, 542, Vila Buarque ( próximo à Igreja da Consolação / Praça Roosevelt, 250 metros da Estação República do Metrô ).
O XI Curso de Informação sobre Jornalismo em Situações do Conflito Armado e Outras Situações de Violência é realizado no âmbito do Projeto Repórter do Futuro, tem coordenação pedagógica do jornalista João Paulo Charleaux e oferece 20 vagas exclusivamente a estudantes universitários da graduação que tenham interesse nessa área do jornalismo.
Para mais informações
OBORÉ – (11) 3214.3766 / reporterdofuturo@obore.com
Acesse o site do CICV em português: www.icrc.org/por