sexta-feira, 21 de setembro de 2012


Millennium Angola tem Akz 14 biliões para programa Angola Investe 
Angop
Director de marketing do Banco Millennium Angola, Fábio Correia
Director de marketing do Banco Millennium Angola, Fábio Correia

 
Luanda – O banco Millennium Angola tem disponível 14 biliões de kwanzas para apoiar empreendedores e empresas que aderirem ao Programa Angola Investe, uma iniciativa do Executivo angolano que visa criar e fortalecer as Micro, Pequenas e Médias Empresas nacionais. 
A informação foi prestada hoje (quinta-feira), em Luanda, pelo director de marketing do Banco Millennium Angola, Fábio Correia, tendo afirmado que a instituição bancária tem um compromisso anual firmado com o executivo, durante os próximos cinco anos, de operacionalizar cerca de 14 biliões de kwanzas. 
Em declarações à Angop, disse ser uma linha que está disponível para projectos viáveis no sector produtivo e que estejam certificados pelo Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (Inapem). 
Para agilizar a implementação do Programa Angola Investe, a nível do Millennium, afirmou que internamente o banco definiu quatro sectores de actividades e agrupou-os num produto/serviço que se chama Pack Pequenas, Médias Empresas (PME). 
“O Pack PME agrega os sectores da saúde/farmácias, educação, restauração/hotelaria, comércio e serviços. Esse trabalho já foi feito. A oferta já está disponível nos balcões do Millennium nas 18 províncias do país”, frisou. 
Referiu que os potenciais empresários e empresários no exercício que quiserem aderir ao Angola Investe, tendo como preferência o banco Millennium, devem junto dos balcões da instituição solicitar uma conta “Pack PME”, de acordo com o sector de atividade. 
Desse procedimento, disse Fábio Correia, segue-se a apresentação do projecto do empreendedor para o banco auferir a viabilidade dentro do programa Angola Investe. 
Sublinhou que nesse processo é fundamental que o projecto colocado sob a apreciação do banco seja do sector produtivo e certificado pelo Instituto Nacional de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (Inapem). 
“Todos os projecto que sejam do sector produtivo têm prioridade, de acordo com as orientações dadas pelo Executivo e que foi assinado em memorando”, sublinhou.
Quanto às solicitações já recebidas, confirmou já terem recebido várias propostas que ainda estão a ser analisadas.
O programa que está a ser operacionalizado por 20 bancos angolanos define como sectores prioritários para o desenvolvimento das Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) a agricultura, pecuária/pescas, materiais de construção e serviço de apoio ao sector produtivo.
Fonte - Angop

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

PROJETO PETROBRÁS CULTURAL


Estão abertas até o dia 1º de novembro as inscrições da seleção pública de projetos para a edição 2012 do Petrobras Cultural. Podem se candidatar ao patrocínio projetos de todo o país em 11 áreas culturais do programa, que este ano destina recursos de R$ 67 milhões, a maior verba entre todas as edições. As novidades incluem duas novas áreas de seleção: circulação de exposições e apoio a artistas, grupos ou redes musicais. As inscrições são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet. Para participar, basta preencher o formulário virtual disponível no portal Petrobrás Cultural.Maiores Informações: ppc.petrobras.com.br  

EMBAIXADOR DE CABO VERDE NO BRASIL, Daniel Pereira, Cidadão Honorário de Brasília
Daniel Pereira, Embaixador de Cabo Verde
Daniel Pereira, Embaixador de Cabo Verde no Brasil há seis anos, foi declarado Cidadão Honorário de Brasília.  A sessão de outorga do título aconteceu na última quarta-feira, 12, no plenário da Assembleia Distrital da capital política do Brasil.
A laúrea, uma proposta da deputada brasiliense Luzia de Paula, distingue a intensidade da intervenção de Daniel Pereira na sociedade brasileira, que ultrapassa largamente as suas funções de Embaixador de Cabo Verde no Brasil e alcança "o cenário cultural-administrativo e até religioso" local.
Para Daniel Pereira, na diplomacia há cerca de 20 anos - cumpriu a sua primeira missão diplomática entre 1993 e 1997, na Holanda-, a laúrea como cidadão honorário de Brasília é uma distinção que recebe com sentimento de “grande honra”.
Porque Brasília, “cidade sonhada na dimensão da grandeza de um povo, trabalhada no esforço e coragem, me acolhe como seu filho e tem em mim um sentimento de pertença e comunhão”, diz Daniel Pereira, que antes de Brasília chefiou durante um ano a embaixada de Cabo Verde em Lisboa.
Além disso, afirma o diplomata de 61 anos licenciado pela Universidade Clássica de Lisboa (Faculdade de Letras), receber tal comenda a 12 de Setembro, dia em que “nasceu Amílcar Cabral, pai fundador das nações da Guiné Bissau e Cabo Verde, sensibiliza-me”.
Daniel Pereira é também historiador e autor de diversos livros sobre a história de Cabo Verde e de algumas das suas principais personagens. Entre os seus trabalhos publicados contam-se Cabo Verde - Marcos cronológicos da Cidade Velha, A importância histórica da Cidade Velha e Cabo Verde – Apontamentos históricos sobre a Ilha do Fogo.
Fonte - 
BUREAU Polcomune - Antonio Lúcio


Casa de Cultura Brasil-Angola exibe filmes em alusão ao  7 de Setembro
A Casa de Cultura Brasil – Angola iniciou no último dia 13 desse mês, em Luanda, um ciclo de cinema que passará a “atrair” amantes da sétima arte todas as quintas-feiras, no âmbito das comemorações do 7 de Setembro, Dia da Independência Nacional do Brasil.
Segundo uma nota de imprensa da Casa de Cultura Brasil-Angola, os filmes que serão exibidos até 4 de Outubro são de temas diversos e retratam a realidade e a cultura brasileira em seus variados aspectos.
“Filhas do Vento”, de Joelzito Araújo, “Villa Lobos - Uma vida de Paixão”, de Zelito Viana, “Língua Mãe”, de Fernando Weller, e Léo Falcão e “O Dia da Caça” de Alberto Graça fazem parte dos filmes brasileiros selecionados para os amantes do cinema brasileiro.
A República Federativa do Brasil assinala hoje, 7 de Setembro, 190 anos desde que se tornou independente, em 1822, do regime colonial português.
Fonte -
BUREAU polcomune