quinta-feira, 6 de dezembro de 2012



Angola eleita presidente do Fórum Global das Autoridades Designadas

À margem da 18ª Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP-18), que termina esta sexta-feira em Doha, no Qatar, Angola foi eleita para a presidência do Fórum Global das Autoridades Nacionais Designadas durante mais um ano.
Leia mais em  - http://brasilangola.com.br/saude.html 

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012



Casa de Cultura Brasil-Angola apresenta documentário sobre Dorival Caymmi

O documentário produzido pela TV Brasil retrata o perfil do compositor brasileiro, através de depoimentos e participações de familiares nas apresentações musicais e gravações históricas do próprio Caymmi.
O documentário "A Pequena Bahia", de Dorival Caymmi, é apresentado, nesta terça-feira, em Luanda, pela Casa de Cultura Brasil-Angola, no âmbito das atividades comemorativas ao Dia Nacional do Samba, 02 de Dezembro, no Brasil.
Segundo a diretora da Casa de Cultura Brasil-Angola, Tessa Pisconti, o documentário produzido pela TV Brasil retrata o perfil do compositor brasileiro, através de depoimentos e participações de familiares nas apresentações musicais e gravações históricas do próprio Caymmi.
Considerado um dos maiores compositores da música popular brasileira, Dorival Caymmi nasceu em Salvador, na Bahia, no dia 30 de Abril de 1914 e faleceu no dia 16 de Agosto, no Rio de Janeiro, em 2008.
Em 1938, Caymmi mudou-se para o Rio de Janeiro, mas não deixou suas raízes baianas.
Desenvolveu um estilo próprio de compor e cantar. Entre suas composições estão "Samba da Minha Terra", " Modinha para Gabriela", "Saudade da Bahia", " Marina", "Maracangalha", "Rosa Morena" e outras.
O samba é um gênero musical brasileiro tido como um dos símbolos da identidade nacional.

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012


A história comovente de
Tarquínio – Começar de Novo’

A emoção e o suspense marcaram o fim de um dia frio e a movimentação de uma noite com muitos presentes que acorreram ao evento de lançamento do livro que retrata parte da trajetória da maior liderança que as cidade de Santos produziu, o filho de São Vicente adotado pela população santista, o ex-vereador, ex-deputado estadual por dois mandatos e meio, prefeito eleito da  Terra de Brás Cubas em 1968 e impedido de tomar posse no cargo em 1969, o advogado Esmeraldo Tarquínio, um dos políticos santistas mais populares de seu tempo.Essa história emocionante sobre o político socialista, negro e de origem humilde, é fundamental para a memória santista e foi resgatada pelo jornalista Rafael Motta, que lançou na última terça-feira (27/11) o livro “Tarquínio – Começar de Novo” (Editora Leopoldianum), Esmeraldo Tarquínio foi novamente candidato a deputado estadual  nas eleições de 1982, mas ele não conseguiu participar do embate eleitoral e certamente assumir o cargo, porque morreu por causa de um AVC em 10 de novembro de 1982, a 5 dias antes da realização do pleito 
O livro já está a venda nas principais livrarias da região. Agora, a história de Santos, tão importante para o Brasil, poderá ser conhecida também em outras partes do mundo. “Ele também vai fazer uma carreira a partir de 2013, em feiras bienais, nacionais e internacionais. Ele vai para a Argentina, Frankfurt em setembro, Leipzig e Angola, no Continente Africano.


“São feiras, algumas já confirmadas, que a Universidade vai participar e este livro vai nos acompanhar”, explica o coordenador da Editora Leopoldianum, Marcelo di Renzo.

 
  O prefeito João Paulo Papa saúda
o jornalistas Rafael Motta e o público presente
  Antonio Lucio, Diretor e Editor do BUREAU POLCOMUNE,  e Editor da revista Brasil ANgola Magazine
agradece ao autor, 
jornalista Rafael Motta   a honra de ser  referenciado nas páginas de “Tarquínio – Começar de Novo”,

 Antonio Lucio e Rui Mucaje, Diretor da AFROCHAMBER ao lado da imagem do 
saudoso Esmeraldo Tarquínio, que adorna o Salão Nobre da municipalidade 

Os Os do político santista,
Deborah Tarquínio e Esmeraldo Tarquínio N
eto


 Esmeraldo Tarquínio Neto, fala à imprensa sobre a obra
 lançada retratando a trajetória política do seu pai

Kabengele Munanga se despede da Cátedra

Kabenguele Munanga e seu discípulo, o africanista Professor Doutor Maurício Waldman

A emoção tomou conta dos amigos de Cátedra, alunos e presentes no evento realizado na sexta-feira (30), quando numa cerimônia singela realizada na Associação dos Professores da USP, o Professor Kabengele Munanga, o antropólogo Professor Titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, se desligou das atividades acadêmicas, no alto dos seus 70 anos.
Graduado  em Antropologia Cultural pela Université Officielle Du Congo à Lubumbashi (1969) e Doutorado em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo (1977), é a maior referencia para oso brasileiros na luta antirracista e pelo respeito à população negra do Brasil, país onde chegou em 1975, onde se dedicou a estudar e ensinar questões voltadas às relações raciais e interétnicas.
O filho Bukassa Kabenguele e sua Banda animaram o evento em homenagem ao seu pai

A animação se fez presente com a musicalidade africana entoada pela Banda