sexta-feira, 8 de junho de 2012


Brasil transportará delegações da África e do Caribe
O governo brasileiro utilizará seus aviões para transportar delegações de dez países do Caribe e da África que estarão na Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, informaram fontes oficiais nesta quinta-feira.
Segundo um comunicado do Ministério da Defesa, os aviões da Força Aérea Brasileira a serviço do governo será usado para o transporte das delegações de Barbados, Granada, São Cristóvão e Neves, Antígua e Barbuda, Dominica, Libéria, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Malauí e Serra Leoa.
A chamada "Operação Rio+20" utilizará quatro aviões fabricados pela empresa brasileira Embraer, um do modelo 190 e outros três do tipo Legacy, precisou o comunicado.
A Conferência Rio+20, que será realizada no Rio de Janeiro entre os dias 20 e 22 de junho, contará com a presença de delegações de pelo menos 176 países, sendo que a maioria estará representada por seus chefes de Estado e de governo.

quinta-feira, 7 de junho de 2012


Ministra da Cultura afirma ser essencial identificação e classificação
 dos bens culturais
A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, afirmou hoje, em Luanda, que ao se proceder a identificação e classificação dos bens relevantes para a cultura de um povo está-se a salvaguardar e a proteger esses mesmos artefatos de modo a que permaneçam nas respectivas comunidades.
Rosa Cruz e Silva fez esta afirmação na abertura da Conferência Internacional sobre “A educação patrimonial e sua Gestão”, num evento promovido pelo seu ministério, do qual participam especialistas do Brasil, Espanha, Inglaterra e Portugal. Para a ministra, a proteção destes bens faz com que as comunidades continuem a dar a razão da sua existência e direcionem para o valor, o conhecimento que lhes estão intrínsecos.
Veja matéria completa em 
http://brasilangola.com.br/cultura.html

quarta-feira, 6 de junho de 2012


UCCLA recebe visita do Presidente de Cabo Verde
O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos de Almeida Fonseca, irá visitar a UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa - na próxima segunda feira, dia 11 de junho, a partir das 16 horas, na Rua de São Bento, n.º 640.

O Chefe de Estado será recebido pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, e pelo Secretário-Geral da UCCLA, Miguel Anacoreta Correia. Estarão, igualmente, presentes os vice-presidentes e presidente do Conselho Fiscal da UCCLA.

Lisboa, 6 de junho de 2012

 +  Solidariedade ao povo nigeriano

 A Diretoria da Câmara de Comércio Afro- Brasileira, manifestou às autoridades governamentais da República Federal da Nigéria, na pessoa do Presidente da República Goodluck Jonathan, através da representação diplomática do maior pais do Continente Africano acreditado junto ao governo brasileiro, o seu mais profundo pesar pelo infausto acontecimento que enlutou o povo nigeriano no último domingo. 
As autoridades nigerianas da aviação civil nacional decidiram suspender a licença da companhia aérea nigeriana Dana Air, cujo avião com 153 passageiros à bordo despenhou domingo último em Lagos, anunciou na terça-feira (5/6)) um porta-voz do órgão governamental.
Leia mais em  -
http://brasilangola.com.br/redacao.html

terça-feira, 5 de junho de 2012


PAULO RANGEL nomeado desembargador do TJ do Rio de Janeiro

'Fui vítima de preconceito racial, o que só me fortaleceu'

  O promotor de Justiça do MP/RJ Paulo Sergio Rangel do Nascimento tomou posse como desembargador do TJ/RJ. Titular da 2ª Promotoria de Justiça Junto ao II Tribunal do Júri da capital desde março de 1993, ele vai atuar na 3ª Câmara Criminal, em vaga decorrente da aposentadoria do Desembargador Ângelo Moreira Glioche. Ele é o primeiro Promotor de Justiça a ingressar no 2º grau da Magistratura fluminense.
A indicação do promotor de Justiça foi oficializada por decreto do governador Sérgio Cabral Filho, publicado no Diário Oficial. O nome dele foi escolhido com base em lista tríplice encaminhada no dia anterior pelo Tribunal Pleno para o preenchimento de vaga do quinto constitucional destinada a membros do MP. Cabral cumprimentou pessoalmente Rangel e o procurador-geral de Justiça, Cláudio Lopes, anteontem, durante audiência no Palácio das Laranjeiras.
"O MP rompeu uma barreira que até então parecia intransponível. O Conselho Superior, pensando na Instituição, aprovou uma lista sêxtupla com quatro Procuradores de Justiça e dois Promotores de Justiça, entre os quais eu estava incluído. Depois entrei na lista tríplice, fui nomeado e tomei posse. É um marco na história do Tribunal e do MP", destaca Rangel.
"Pretendo afirmar uma visão institucional do MP na magistratura, mantendo a independência que a magistratura deve ter", acrescenta Rangel.
O ato de posse no TJ/RJ foi realizado pelo presidente do TJ/RJ, Luiz Zveiter. Na reunião, o MP/RJ foi representado pelo procurador de Justiça Pedro Elias Erthal Asnglar.
Paulo Rangel, 50 anos, se tornou, em 2010, o primeiro promotor negro do Ministério Público nomeado desembargador do Tribunal de Justiça pelo governador. Ex-porteiro das Casas Pernambucanas, publicou seis livros e fala três idiomas: inglês, italiano e espanhol. “Não sou gênio. Só estudei mais”, ensina o professor da Uerj, aprovado em 1º lugar no concurso.
 'Fui vítima de preconceito racial, o que só me fortaleceu',
 Paulo Rangel, desembargador do TJ, 50 anos | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia
         
Paulo Rangel é Mestre em Ciências Penais pela Universidade Cândido Mendes e Doutor em Direito pela UFPR. Ele é ainda autor de quatro livros: "Direito Processual Penal", "Investigação Criminal Direta pelo MP: Visão Crítica"; "Tribunal do Júri: Visão Lingüística, Histórica, Social e Dogmática" e "Comentários Penais e Processuais Penais à Lei de Drogas".
A inclusão do Promotor de Justiça na lista sêxtupla encaminhada ao TJ/RJ, destinada ao provimento de um cargo de desembargador, nos termos do artigo 94, caput, da Constituição, foi deliberada pelo Conselho Superior do MP em sua 12ª Sessão Ordinária, realizada em 9/12. 

CNBA Centro de Negócios Brasil Angola


Escritora angolana participa do X Salão Internacional do Livro-SALIPI, no Brasil
Isabel Ferreira, escritora angolana docente da cadeira de Cinema e Literatura no Instituto Superior Metropolitano de Angola, autora de Malembe, malembe: - Nos Trilhos do Teatro Universitário Muangole, participa do X Salão Internacional do Livro do Piauí, que será realizado de 10 a 17 deste mês, em Teresina.
Leia mais em - 
http://brasilangola.com.br/

Presidente de Moçambique inaugura terminal de carvão no porto da Beira

Com um investimento de cerca de 200 milhões de dólares, o novo terminal possui um sistema moderno de recepção e descarregamento de vagões, armazenamento de carvão e carregamento de navios.

O presidente moçambicano, Armando Guebuza, inaugurou, segunda-feira (4), o novo Terminal de Carvão construído no Porto da Beira, uma parceria entre a empresa pública Portos e Caminhos de Ferro de Moçambique (CFM), Vale Moçambique (de capitais brasileiros) e Rio Tinto (de capitais australianos), duas companhias mineiras que exploram carvão na província central de Tete.
Com um investimento de cerca de 200 milhões de dólares, o novo terminal possui um sistema moderno de recepção e descarregamento de vagões, armazenamento de carvão e carregamento de navios com uma capacidade de até seis milhões de toneladas por ano.
Falando na ocasião, Guebuza disse que, com a construção deste terminal, deu-se parte da resposta, estruturada e estruturante, para a solução para a solução do desafio imposto pela logística do carvão.
"Na verdade, reduzimos os constrangimentos que nos são colocados pelo processo de transporte do carvão das minas, em Moatize, para o porto, na Beira", disse Guebuza, falando na cerimónia que também contou com a presença do antigo estadista moçambicano, Joaquim Chissano, bem como pelo Director executivo do sector de Energia da Rio Tinto, Doug Ritchie, e o Director-Presidente da Vale Moçambique, Murilo Pereira.
O novo terminal resulta da remodelação de um que se encontrava fora de uso, tendo se realizado diversas obras, que incluíram a construção de pátios ferroviários para comboios de 42 vagões e 600 metros de comprimento. Os sistemas de armazenamento e de transporte interno instalados permitem o armazenamento de 300 mil toneladas de carvão e uma capacidade de manuseamento de carvão que propicia a redução no tempo de embarque de sete para dois dias, considerando navios de 35 mil toneladas.
No seu discurso, Armando Guebuza disse que a conclusão e inauguração daquele empreendimento reitera o compromisso do Governo na busca de soluções para os desafios da logística do carvão.
"Ainda que de forma limitada, mas crescente, existe capacidade nacional para identificar e remover os nós de estrangulamento existentes, bem como os desafios que nos são colocados no quotidiano e que têm estado a merecer a nossa atenção e busca de respostas", acrescentou o Chefe do Estado.
Segundo Guebuza, o Terminal de Carvão do Cais 8 testemunha o compromisso político e estratégico de se estabelecer parcerias com o sector privado que contribuam para uma maior eficiência no desenvolvimento nacional. Trata-se de um compromisso que assenta em critérios que tem em vista que todos saiam a ganhar num quadro de justiça e equidade.
Na sua intervenção, Guebuza defendeu que se deve construir mais terminais, mais linhas-férreas e estabelecer nós logísticos que obedeçam o princípio econômico da intermodalidade funcional. É nesta perspectiva que o Governo, através da CFM está a reabilitar a linha de Sena, corredor logístico fundamental para o escoamento do carvão e outras cargas, bem como para o transporte de passageiros.
"A reabilitação em curso está avaliada em cerca de 45 milhões de dólares, tendo já iniciado em Março em curso. Esta reabilitação vai elevar a capacidade ferroviária da Linha de Sena para cerca de 6,5 milhões de toneladas por ano, e será seguida por uma outra fase que elevará para 12 milhões de toneladas por ano", disse o estadista moçambicano.Paralelamente, o governo está a procura de formas de acelerar a construção, no Porto da Beira, de mais um terminal de carvão com capacidade de cerca de 20 milhões de toneladas por ano. Igualmente, um outro terminal será construído em Nacala, acompanhado de reabilitação da linha-férrea de Nacala."Ainda no prelo, estão outros projetos que trarão mais opções de escoamento de minerais e de outros produtos bem como de passageiros e carga", disse Guebuza, acrescentando que "estes desafios gigantescos que temos que enfrentar e superar. Por este fim, a consolidação do princípio de parcerias e privadas será fundamental, uma parceria assente no quadro legal e regulamentar em vigor".