sexta-feira, 6 de abril de 2012

Para assistir  a TV TPA  ao vivo de Angola pela internet  click no linc abaixo


ANGOLA:                                                                                        10 Anos de Paz, Harmonia e Desenvolvimento
Antonio Lucio
“Quem se dedica a vingança mantém frescas as suas feridas.”                                        Francis Bacon, filósofo inglês.

   A hoje República de Angola, lutou desenfreadamente no campo das relações políticas internas e diplomáticas com o mundo para alcançar a almejada PAZ em 4 de abril de 2002, finalizando uma guerra fratricida que durou 27 anos de lutas sangrentas e neste ano do seu 10º aniversário de Paz, a data nos remete a reflexões do passado, presente e futuro da Pátria do Herói Nacional Agostinho Neto. Esse dia nos faz pensar para onde Angola esta sendo levada. A Pátria ainda tem muita desigualdade social, apesar do que muitos heróis angolanos fizeram e estão fazendo para a Paz Permanente e Desenvolvimento em todos os segmentos do país.
A busca da Paz no território angolano, foi alcançada depois de  vários encontros entre as forças políticas do país e o ultimo deles, realizado em Lusaka, foi rompido com a decisão dos opositores em manter o processo de guerra, atrasando o inicio da Paz, contrariando o que fora estabelecido com o governo instalado que estendeu mais uma vez sua mão para buscar a conciliação e o fim dos conflitos existentes entre os partidos em atuação no país.

 O presidente da Zâmbia, fiador do acordo (no centro),  tendo a sua esquerda José Eduardo dos Santos e  a direita, Jonas Savimbi, no dia 15 de novembro de 1994, dia em que foi assinado o Protocolo de Lusaka.
                                                   
 A morte do guerrilheiro Jonas Savimbi em 22 de fevereiro de 2002, considerado a pessoa mais carismática da oposição em Angola, no leste de Angola, acelerou a caminhada para o encontro da Paz. Em 4 de abril de 2002 com a assinatura do acordo de Luanda firmado entre o governo do MPLA e a UNITA e neste ano de 2012 completa 10 anos de duradoura existência, sendo na época um dos subscritores do Acordo de Paz o general Abreu Muengo Ukwachitembo “Kamorteiro”, documento também assinado pelo então chefe do Estado-Maior das FAA, general Armando da Cruz Neto, atual  governador da província de Benguela, a Paz chegou a Angola. Como resultado imediato, a assinatura do acordo possibilitou o retorno dos desterrados  durante o período da guerra à Pátria de Agostinho Neto, ensejando a formulação de uma nova Constituição, criação de postos de trabalho, o desenvolvimento e o combate permanente a pobreza, cujos atos desembocam na realização das eleições gerais marcadas para serem realizadas neste ano.
Na Angola de hoje, com certeza há mais liberdade agora do que nos tempos de guerra fratricida e isso inclui a liberdade de andar nas ruas sem medo de ser morto, é uma liberdade real. que inclusive proporciona a realização livre de protestos de parte da sua população, refletindo que as manifestações contra alguns atos governamentais fazem parte dos direitos que os cidadãos angolanos passaram a ter devido a implantação de um processo democrático e histórico para a vida do país em função da reforma  da Constituição
Neste período de Paz a República de Angola experimentou um maior crescimento econômico entre todos os países do mundo, atingindo um crescimento de mais de 20%, em 2005 e em 2007 e como assinalou o FMI (Fundo Monetário Internacional) e foi a economia que mais cresceu em 2010, acreditando-se que o mesmo índice ou maior possa ter sido alcançado em 2011, com o mundo econômico aguardando a divulgação dos resultados para o próximo mês.
Angola ainda tem muitos desafios, mas a realização de eleições gerais ainda este ano, justas e abertas com a participação da maioria do povo angolano para decidir o futuro de seu país.
O Brasil tem Angola como ponto importante para se tornar cada dia mais parceiro e defensor da união de todos os países do terceiro-mundo. Parceria que se consolida em torno dos principais objetivos comuns de desenvolvimento, sem perder de vista o quanto é fundamental obter o apoio dos países do Continente Africano para o nosso país conseguir a sonhada cadeira como membro permanente no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

 Particularmente nós, como brasileiro descendente de africanos, que já estivemos na Pátria de Agostinho Neto, acreditamos que a República de Angola viverá por muito tempo o clima de um só povo uma só Nação, um só povo uma só direção, pois assim terá sempre um clima de Paz, porque ANGOLA NA PAZ é melhor. VIVA ANGOLA e o povo angolano.

quarta-feira, 4 de abril de 2012


ANGOLA 10 ANOS DE PAZ
 Assinala-se hoje, 4 de Abril, o nono aniversário da assinatura do Memorando de Entendimento Complementar ao Protocolo de Lusaka, entre o Governo angolano e a Unita, acto que mudou o curso da História da República de Angola.
O acordo, realizado em 2002 no Palácio dos Congressos, em Luanda, e assistido pelo Presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos, e por representantes da comunidade nacional e internacional, simbolizou o fim de um longo período de guerra, que deixou milhares de deslocados, mutilados e órfãos.
A partir da assinatura do documento, o 4 de Abril foi instituído como feriado nacional e passou a ser, entre os angolanos, uma referência histórica importante na luta do povo, por marcar uma viragem decisiva no processo político e no de desenvolvimento de Angola.
A data constitui, igualmente, uma das maiores conquistas do povo angolano após a Independência Nacional, a 11 de Novembro de 1975. Actualmente, o país vive um ambiente de paz justa e definitiva, um momento particularmente importante na sua história, nunca antes experimentado pelo povo angolano, mesmo num passado longínquo, bem como desde o nascimento de Angola como um Estado independente e soberano.
Justa porque a paz alcançada não foi uma imposição de forças externas, mas o resultado de esforços dos angolanos, que entenderam que havia a necessidade da cessação das hostilidades e de encetarem o processo de conclusão das tarefas remanescentes do Protocolo de Lusaka, tendo em vista o estabelecimento da paz e a consequente reconciliação e reconstrução do país.
Pela primeira vez um protocolo visando a paz foi assinado, em território nacional, sem qualquer mediação externa. Esta paz corresponde aos interesses mais legítimos do povo angolano. É definitiva porque a paz conquistada está e deve ser consolidada no dia-a-dia dos angolanos, através de acções e atitudes práticas, devendo todos contribuir para que este processo seja irreversível.
É vontade dos angolanos que sejam removidos todos os factores do passado, de modo a se construir uma pátria unida, solidária e madura, orientada pelos valores da unidade nacional, da democracia, liberdade, justiça social e pelo respeito dos direitos humanos. Conquistada a paz, novos desafios se colocam ao povo angolano, pois torna-se necessário continuar a envidar esforços para a sua consolidação, através do desenvolvimento de um conjunto de acções, que visem combater a fome e a pobreza.
Deve-se também promover a tolerância e o respeito pela diferença de opiniões e filiação partidária, bem como incentivar o sentimento patriótico da população, sobretudo nas crianças e jovens, e fortalecer as instituições do Estado Democrático de Direito como premissa indispensável para encetar, com firmeza, novos passos rumo ao crescimento harmonioso do país.
Citando o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, ”quem ama verdadeiramente a Paz tem de saber perdoar, reconciliar-se com o seu próximo, contribuindo assim para uma união verdadeira e sólida dos angolanos, sem prejuízo para as divergências que uns e outros possam expressar”.
Se a 4 de Abril de 2002 os angolanos deram um exemplo ao Mundo, nos dias 5 e 6 de Setembro de 2008 confirmaram esta maturidade, elegendo com civismo, num clima de paz, harmonia e fraternidade, sem recurso à violência verbal ou física, os deputados ao Parlamento.
Hoje, Angola está a conquistar o seu lugar no topo do contexto das nações africanas, quer a nível político e económico, quer desportivo.
Em Janeiro de 2010, o país realizou o Campeonato Africano das Nações (CAN-2010 Orange), que serviu para demonstrar ao mundo que Angola é uma terra de paz e de democracia. A província do Moxico acolheu este ano o acto central do 4 de Abril e foi presidido pelo ministro da Assistência e Reinserção Social, João Baptista Kussumua.

terça-feira, 3 de abril de 2012



CONVITE

No período 13 a 15 de abril de 2012, realizaremos o V Encontro Afro Cristão é mais uma parceria do Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI Região Brasil) com o Ministério de Ações Afirmativas da Igreja Metodista, Escola Superior de Teologia, Universidade Metodista e a Coordenadoria Ecumênica e Serviço (CESE).
Local: Universidade Metodista de São Paulo
Campus: Rudge Ramos - São Bernardo do Campo/SP

Tema: Saúde: dom de Deus e direito das gentes negras e indígenas


Quaisquer dúvidas e informações envie para: Informações: afro@3re.metodista.org.br