quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Mais uma merecida homenagem ao Saudoso Professor Eduardo de Oliveira, desta vez foi na Câmara Federal:
Atendendo requerimento do deputado Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT-SP, a Câmara dos Deputados realizou nesta segunda=feira (6/8), Sessão Solene em homenagem ao Professor Eduardo (Ferreira) de Oliveira. Amigos, familiares, autoridades políticas e representantes de dezenas de entidades estiveram presentes à homenagem póstuma àquele que foi exemplo de perseverança, dignidade e amor às causas sociais, notadamente quanto à luta pela igualdade racial.
                     A Sessão Solene, inicialmente foi presidida pelo ex-senador e atual deputado federal Mauro Benevides (PMDB-CE), decano dos parlamentares do Congresso Nacional, que em seguida, logo após o pronunciamento do deputado autor da homenagem. passou o comando dos trabalhos para o deputado Vicentinho.
EMOCIONADOS, OS PRESENTES À SESSÃO SOLENE RENDERAM SUAS HOMENAGENS AO PROFESSOR EDUARDO OLIVEIRA

Público presente lotou as dependências
 do Plenário da Câmara dos Deputados
Composição da mesa
                             
O deputado Vicentinho presidindo a Sessão Solene,
 tendo ao seu lado a Secretária de Políticas Promoção
da Igualdade Racial – SEPPIR, ministra Luiza Bairros.

Discurso do deputado Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho (PT-SP) em homenagem ao Professor Eduardo de Oliveira, pronunciado na Sessão Solene realizada no Plenário da Câmara dos Deputados, em Brasília, no dia 6 de agosto de 2012
Senhor Presidente,
Senhoras e Senhores presentes à esta Sessão Solene,
Familiares do Professor Eduardo,
Eu tive a grata oportunidade ter conhecido o Professor Eduardo. Assim como eu, todos aqueles que também o conheceram puderam admirar a sua generosidade, sua luta de décadas contra o racismo e seu talento poético. De fato, um homem de uma imensa  grandeza. O professor Eduardo, homem simples, humildade, sensível ao sofrimento de todos os seres humanos, deixou-nos um grande legado.
Ele nasceu em 1926 e tornou-se um dos ícones da negritude brasileira. Era escritor, poeta, conferencista e advogado, tendo exercido o mandato de Vereador na Câmara Municipal de São Paulo nos ano de 1963, pelo Partido Democrata Cristão-PDC.
Sua passagem, pela literatura nacional, teve várias obras escritas, em que destaco o Hino à Negritude e a obra Quem é Quem na Negritude Brasileira.
O Professor Eduardo de Oliveira também foi o fundador e presidente do Congresso Nacional Afro Brasileiro, instituição que muito colaborou e colabora com a luta pela igualdade racial. O professor Eduardo também participou dos conselhos políticos da Seppir, onde pôde deixar a sua contribuição.
Recordo-me do dia em que fomos procurados pelo professor, em mais um dia dele na incansável luta para fazer valer os nossos sonhos. Desta vez, peregrinava de gabinete em gabinete para que algum parlamentar levasse à diante o projeto de aprovação do Hino à Negritude. Ficamos abismados ao saber que a sua tentativa de aprovar o hino nesta casa já datava em  mais de trinta anos.
Hoje, o projeto de lei 2447/2007 já foi aprovado na Câmara dos Deputados e, agora, encontra-se no Senado Federal. Sobre isso, tenho aqui comigo, correspondência do gabinete do presidente do Senado, determinando brevidade na tramitação do projeto, que ora está na Comissão de Constitução, Justiça e Cidadania, do Senado.
A sensibilidade do Professor Eduardo era muito latente. E devemos nos espelhar nela para continuar a nossa jornada em defesa da justiça, da igualdade e da dignidade.
É este homem, poeta, combatente, fundador do Congresso Nacional Afro-Brasileiro (CNAB), que está sendo homenageado nesse momento
“Sob o céu cor de anil das Américas
Hoje se ergue um soberbo perfil
É uma imagem de luz
Que em verdade traduz
A história do negro no Brasil
Este povo em passadas intrépidas
Entre os povos valentes se impôs
Com a fúria dos leões
Rebentando grilhões
Aos tiranos se contrapôs
Ergue a tocha no alto da glória
Quem, herói, nos combates, se fez
Pois que as páginas da História
São galardões aos negros de altivez...
Parabéns Professor Eduardo!!!
=

A BRASIL ANGOLA Magazine marcou presença no evento através do jornalista Antonio Lucio, seu Editor, também Diretor de Comunicação da Câmara de Comércio Afro-Brasileira-AFROCHAMBER, instituição sempre exaltada pelo homenageado, que em diversas manifestações ao longo dos 40 anos de atividades da entidade fundada pelo saudoso empresário de ex-deputado federal Adalberto Camargo, representante de São Paulo na Câmara dos Deputados durante 16 anos consecutivos.

quarta-feira, 8 de agosto de 2012


BIENAL DO LIVRO

O professor Maurício Waldman, colaborador permanente da BRASIL ANGOLA Magazine,  autor do livro que tem por foco LIXO: CENÁRIOS E DESAFIOS, a primeira obra sobre resíduos sólidos indicada como finalista na história do PRÊMIO JABUTI.está incluído na programação do evento numa tarde de autógrafos,

O evento acontece no fechamento da Bienal no STAND DA CORTEZ EDITORA, prestigiada casa editorial com atuação reconhecida em todo o Brasil. Gostaria de frisar que o STAND DA CORTEZ EDITORA é totalmente sustentável. O STAND DA CORTEZ EDITORA é confeccionado com materiais recicláveis, como papel e papelão.
Fonte: CORTEZ EDITORA//BUREAU POLCOMUNE

terça-feira, 7 de agosto de 2012


Razões para acreditar em Angola
"Enquanto o mundo se torna mais cinzento, nós (africanos) vivemos uma vida repleta de cores.” Esta é uma passagem do vídeo “Mil Milhões de Razões para Acreditar em África”, lançado pela Coca-Cola no final do ano passado. O texto torna-se ainda mais poderoso se adicionarmos as imagens.

Artur Miranda: Depois da passagem por Nairobi, foi o primeiro country manager local
da Coca-Cola.  Hoje, a sua equipa, sediada em Talatona, tem sete pessoas
No primeiro caso, vêem-se dezenas de guarda-chuvas abertos num dia cinzento (imediatamente associamos a uma metrópole de um país ocidental). No segundo, belas modelos africanas desfilam vestidos coloridos. O resto do vídeo alude a este tipo de comparações. “Enquanto o mundo treme e se confronta, África dança ao som de outro ritmo. Por cada banco que é resgatado, 2 milhões de africanos enviam dinheiro para casa. Enquanto as autoridades tentam restringir o acesso à internet, África torna-se dos locais mais conectados do planeta.” Noutra passagem, lê-se que “um em cada cinco jogadores do futebol europeu nasceu em África; o homem mais admirado do mundo (refere-se ao Nobel da Paz Obama) é africano; a mulher mais bonita do universo (refere-se à nossa Leila Lopes) é africana”. O spot termina com a frase: “Enquanto o mundo se preocupa com o futuro, 1000 milhões de africanos bebem uma Coca-Cola.” Quem gosta de marketing não pode deixar de aplaudir.

segunda-feira, 6 de agosto de 2012


BESA lança nova edição do maior concurso de fotografia de Angola
Concurso de fotografia anual criado pelo Banco Espírito Santo Angola visa promover e desenvolver a cultura nacional.

Estão abertas até 28 de setembro próximo as inscrições para o BESAfoto 2012, concurso destinado a premiar fotógrafos profissionais e amadores angolanos. Inserido no projeto BESAcultura, este concurso de fotografia anual visa promover e desenvolver a culturaangolana e os artistas nacionais.
Leia mais sobre este concurso em http://brasilangola.com.br/acontece.html