sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013


Embaixador de Angola em São Tomé e Principe,
 Alfredo Eduardo Mingas
Parlamento quer aprofundar cooperação com Angola


São Tomé - A necessidade de aprofundamento da cooperação entre os parlamentos de Angola e de São Tomé e Príncipe foi realçada hoje, quinta-feira, na cidade de São Tomé, pelo presidente da instituição legislativa são-tomense, Alcino Pinto, durante uma audiência concedida ao embaixador angolano no arquipélago, Alfredo Eduardo Mingas.
 
A parceria estará virada à troca de experiência e de informações, resumiu o diplomata angolano, à saída da audiência.
 
Segundo o embaixador, Alcino Pinto informou-o ainda sobre a situação política, económica e social do país, além de lhe detalhar o funcionamento da instituição.
 
Desde Dezembro passado que Alfredo Mingas tem mantido encontros com as autoridades são-tomenses.
 
O diplomata foi já recebido pela ministra dos Negócios e das Comunidades, Natália Umbelina, e pelo primeiro-ministro, Gabriel da Costa.
 
Entretanto, Eduardo Mingas recebeu, quarta-feira, os membros do Conselho Superior de Imprensa de São Tomé e Príncipe.  

Encabeçado por Jesuley Patrick Lopes, conselheiro presidente da instituição, o grupo entregou ao diplomata angolano o programa de actividades para 2013, falou dos seus objectivos e das principais dificuldades.
 
Cinco membros compõem o Conselho Superior de Imprensa de São Tomé e Príncipe. Além do conselheiro presidente, contam-se o conselheiro vice-presidente, Armindo Aguiar, e três conselheiros, concretamente Fábio Sardinha e Santos, José D’Alva Noronha e Nelson Aguiar.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013



 Em 2012, Angola registrou  a menor taxa de inflação desde 2002

Angola registrou em 2012 uma taxa de inflação de 9,02%, "a mais baixa” desde o fim da guerra civil, em 2002, destaca hoje o Banco Nacional de Angola (BNA) em comunicado divulgado em Luanda.
O documento, resultado da reunião mensal do Comité de Política Monetária do BNA, refere que, em dezembro de 2012, a taxa de inflação mensal foi de 0,99%, e que as classes de "Alimentação e Bebidas Não-Alcoólicas", "Bens e Serviços Diversos" e "Vestuário e Calçado", foram as que registraram maiores variações dos preços naquele mês.
"O crédito à economia cresceu 1,12% no mês de dezembro, mantendo a tendência verificada ao longo dos meses anteriores”, lê-se no comunicado.
A taxa de câmbio média de referência da moeda angolana, o kwanza,  em relação ao dólar  ficou em 95,826 no final de dezembro, e em 2012 observou-se uma "ligeira depreciação" de 0,57%, que o BNA considera evidenciar a "estabilidade" da moeda nacional.
Quanto às decisões adotadas pelo Comité de Política Monetária, o destaque vai para a redução da Taxa Básica de Juro, a chamada Taxa BNA, que passou de 10,25% para 10% ao ano.
Foi ainda decidido reduzir a Taxa de Juro da Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez, de 11,5% para 11,25% ao ano e a Taxa de Juro da Facilidade Permanente de Absorção de Liquidez, de 1,5% para 1,25% ao ano.
Entretanto, no quadro dos debates em curso a nível de comissão do parlamento angolano sobre o Orçamento Geral de Estado para 2013, o governador do BNA, José de Lima Massano, disse que no quadro macroeconômico  até 2015, as reservas internacionais líquidas de Angola deverão rondar os 35 mil milhões de euros. Em 2012, as reservas internacionais atingiram 30 mil milhões de euros contra os 23,7 mil milhões registados no ano anterior.Quanto à liquidez dos bancos comerciais, José Massano explicou que o Banco Nacional de Angola acompanha a evolução dos mercados com particular incidência sobre os níveis de liquidez. "Os dados mais recentes disponíveis dizem que vamos numa liquidez geral a nível dos 118 por cento", disse, acrescentando que "não há motivos para o não pagamento, em tempo, dos bancos comerciais". O OGE para 2013 foi aprovado na generalidade no passado dia 15 e a votação final está agendada para 14 de fevereiro.