quarta-feira, 14 de novembro de 2012



TROFEU RAÇA NEGRA 2012,
 I have a dream 
Martin Luther King

O Sonho
Por- Antonio Lucio –Editor da BRASIL ANGOLA Magazine

A concretização de um sonho passa por dias, meses, anos e pode até chegar a um século par a se tornar realidade. Muitas pessoas pensam que sonhar é pensar em fantasias e devaneios, falta de perspectivas, mas se pensar com determinação sobre o que visualizou através de um sonho, ele um dia se concretiza.
Os antepassados da nossa etnia que aqui não chegaram a passeio, mas que subjugados pela força colaboraram e muito, para o desenvolvimento deste Brasil rico e quase sem miséria, sempre tiveram em mente o sonho de um dia, conseguir a libertação do trabalho escravocrata e sob o signo da liberdade alcançar o sonho incontido de viver bem e trabalhar livremente para  conquistar novos horizontes. Alcançada a falsa liberdade pelas mãos da chamada “Isabel a redentora”, não sem o esforço e a luta dos que tombaram no período pré-abolicionista, o Brasil passou a viver uma nova era.
    Este escrito não é de lamento sobre o passado e devido a importância de se lembrar de um sonho da Martin Luther King, Jr, muita coisa que aqui não está lembrada ou rememorada, parafraseando a saudosa e estudiosa antropóloga Lélia Gonzalez: > “É papo para outros escritos”, mas como enfatiza o jornalista, escritor e poeta Oswaldo de Camargo em sua obra A Razão da Chama: > “Saibam: aqui há palavras de negros”.
Have A Dream                           Tenho Um Sonho

I have a dream                             Eu tenho um sonho
a song to sing                              Uma canção para cantar
to help me cope                          Que me ajuda a enfrentar
with anything                               Qualquer coisa
if you see the wonder                  Se você vê maravilhas
of a fairy tale                               Em um conto de fadas
you can take the future               Você pode agarrar o futuro,
even if you fail                             Mesmo se você falhar
I believe in angels                       Eu acredito em anjos
something good in                       Algo bom em
everything I see                           Tudo que eu vejo
I believe in angels                        Eu acredito em anjos
when I know the time                   Quando souber que é a hora
is right for me                               Certa para mim
I'll cross the stream                      Eu vou cruzar a corrente
I have a dream                             Eu tenho um sonho

(...) (...) (...) (...) (...)            (...) (...) (...) (...) (...)

E por aí seguem as palavras do líder negro norte-americano, que marcaram e ficaram impregnadas na mente do advogado e mestre em Direito José Vicente,  hoje Reitor da UNIPALMARES, presidente da Afrobrás - Sociedade Afro-Brasileira de Desenvolvimento Sócio Cultural, instituição que engloba a Faculdade Zumbí dos Palmares, primeira instituição de ensino no Brasil voltada para a educação e aprendizado de uma imensa maioria negra, com o lema “Sem Educação Não Há Liberdade”.

José Vicente
Entre os eventos importantes que realiza e participa a Afrobrás, consagrando o sonho sonhado do Mestre José Vicente, como a Agência AFROBRASNEWS, programa televisivo NEGROS EM FOCO, Medalha do MÉRITO CÍVICO, revista AFIRMATIVA e outros, está o TROFÉU RAÇA NEGRA, que neste ano se efetua no próximo dia 19 e chega a sua 10ª. Edição,  e mais uma vez será comemorado  na primorosa SALA SÃO PAULO, evento que integra o Calendário Turístico da maior cidade da América Latina que é a capital paulista.
Parabéns ao Brasil.

Quem não sonha está morto e preconiza a morte! O sonho é uma constante da vida!... Você já viu alguém que não sonha ficar famoso(a) e se sentir gratificado (a) por ter um dia sonhado?


Nenhum comentário:

Postar um comentário