sexta-feira, 12 de abril de 2013



Guarujá e Lobito (Benguela-Angola) cidades irmãs

Guarujá recebe comitiva de Lobito para se tornarem cidades irmãs

O município angolano convidou Guarujá para assinar o termo de geminação como parte da programação do seu centenário, em setembro deste ano


A partir da quarta-feira, 10/4, Guarujá recebe uma comitiva de Lobito, município angolano que se tornará cidade irmã da Pérola do Atlântico. Ambas as localidades têm características semelhantes por serem litorâneas, turísticas e portuárias. Durante a visita, Guarujá e Lobito assinarão o protocolo de intenção de irmanamento e cooperação entre as cidades, para que possam partilhar experiências culturais, esportivas, portuárias, turísticas, educacionais e de gestão pública.
O protocolo de intenção de irmanamento e cooperação é o primeiro passo para a assinatura do termo de geminação, que tornará Guarujá e Lobito cidades irmãs. A comitiva do município africano convidou Guarujá para assinar o termo no mês de setembro, durante a comemoração de seu centenário.
A Cidade do Lobito fica na Província de Benguela, na República de Angola. O município africano possui 805 mil habitantes e detém o segundo maior porto daquele País, sendo a segunda cidade mais importante de Angola.
 A comitiva chega à Ilha de Santo Amaro nesta quarta-feira, 10, e cumpre programação com recepção aos poderes Executivo e Legislativo, visita técnica ao Porto, apresentações culturais e passeios turísticos.
Na quinta-feira, 11, às 9h30, o prefeito angolano Amaro Segunda Ricardo será recebido no gabinete do Paço Moacir dos Santos Filho (Avenida Santos Dumont, 800 – Santo Antônio) para a solenidade de assinatura do protocolo de intenções entre os dois municípios
Além do prefeito, a comitiva é composta pelo presidente do Conselho de Administração do Porto de Lobito, Anapaz de Jesus Neto; o secretário de Saúde de Lobito, Eduardo Paulo Cachimbombo; o agente cultural e desportivo, Pedro Bernardo Luacute; os profissionais de Relações Públicas, João Paulo Albano Augusto e Jorge de Araújo Manuel; o assessor do prefeito, Carlos Barnabé Upindi Pacatolo; os empresários Wagner Miguel Mendes Luis, Joaquim Apolinario Teixeira Rocha, Adérito Jorge Sebastião e Edgar Paiva Oseas Hungulo, e o representante da Embaixada de Angola no Brasil, o cônsul Celestino Bravo.
Às 15 horas, a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão coordenará uma explanação sobre as áreas de Cultura, Assistência e Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico e Portuário, Educação, Esporte e Lazer, Meio Ambiente, Saúde e Turismo para a comitiva de Lobito, na Universidade de Ribeirão Preto – Unaerp (Campus Guarujá), que fica na Avenida Dom Pedro I, 3.300, na Enseada.
Visita marítima ao Porto – Na sexta-feira, 12, a partir das 9 horas, o grupo participa de uma visita técnica por via marítima ao Porto, com representantes da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).
Câmara Municipal – Já às 16 horas haverá uma apresentação na Câmara Municipal (Avenida Leomil, 175 – Centro), onde os representantes do Poder Legislativo irão recepcionar a comitiva angolana. O evento é aberto ao público e será coordenado pelo presidente da Câmara. Na oportunidade, a comitiva Angolana e a Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão farão uma explanação sobre o acordo de geminação. O evento é aberto ao público.
Passeio turístico – A Praia do Tombo – Bandeira Azul e o Iate Clube farão parte do roteiro de sábado, 13, a partir das 8h30. Já às 9 horas serão realizados um café da manhã e uma visita guiada na Fortaleza da Barra. Às 10 horas sairá uma lancha do local com destino ao Píer Flutuante, onde será realizada uma visita.
Programação cultural – No mesmo dia, às 15h30, o Conselho Municipal da Comunidade Negra recebe a comitiva no Centro de Atividades Educacionais Comunitárias (Caec) Izabel Ortega (Avenida Manoel da Cruz  Michael, 333 – Santa Rosa), onde haverá uma programação cultural.

Prefeito de Lobito é recebido pela prefeita do Guarujá, Maria Antonieta de Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário