sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Agências de notícias de Língua Portuguesa lançam plataforma digital


Brasilia -  A Aliança das Agências de Notícias de Língua Portuguesa (ALP) vai lançar um portal online comum. A decisão foi tomada esta terça-feira, 26 de Novembro, na capital brasileira, e será proposta na Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que vai decorrer em Timor-Leste em Junho de 2014.
De acordo com a «Agência Brasil» a decisão foi comunicada esta terça-feira, no mesmo dia em que tomou posse o novo Presidente rotativo da ALP, Nelson Breve, e o respectivo Conselho de Administração.

Os representantes das agências que compõem a aliança estiveram reunidos no Brasil, onde apresentaram o plano sobre a criação do portal comum de notícias entre os países da CPLP, onde Macau será também integrado. 

O objectivo do novo portal é fornecer uma compilação de todas as notícias das agências estatais dos referidos países, como forma de difundir a própria língua portuguesa e de divulgar a realidade política, económica e social que acontece nos membros da comunidade. 

As agências que farão parte do novo portal são a Angop (Angola), ANG (Guiné-Bissau), EBC (Brasil), Inforpress (Cabo Verde), Lusa (Portugal), STP-Press (São Tomé e Príncipe), TDM (Macau), e a futura agência que será criada em Timor-Leste.

Fonte -  PNN Portuguese News Network

Nenhum comentário:

Postar um comentário