quinta-feira, 28 de novembro de 2013

CPLP e OMT assinam memorando de entendimento


O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Murade Murargy, e o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Taleb Rifai, vão assinar, a 2 de Dezembro, um memorando de entendimento (MdE) que visa a concertação de esforços em prol do desenvolvimento turístico.
“Este acordo reconhece a importância da cooperação no domínio do turismo entre as duas organizações, dispostas a concertar os seus esforços e trabalhar na realização de metas comuns”, explica a CPLP em comunicado.
Contribuir para os objectivos de desenvolvimento do milénio, desenvolver um turismo responsável, sustentável e acessível a todos, com especial atenção aos países em desenvolvimento e criar maior proximidade entre a CPLP e a OMT, enquanto organismo reitor do turismo mundial são os principais pontos visados no memorando.
A assinatura do memorando vai decorrer a 2 de Dezembro, pelas 16h00, na sede da CPLP, em Lisboa, sendo o memorando a primeira concretização prática do Plano de Acção da Reunião de Ministros do Turismo da CPLP para 2013-2014.
“Na VII Reunião dos Ministros do Turismo da CPLP, decorrida em Março de 2013, em Maputo, foi aprovada uma resolução a recomendar a assinatura deste MdE, uma vez que a OMT é uma agência especializada das Nações Unidas e a organização pública internacional que lidera o sector do turismo, englobando 161 países e territórios e mais de 400 Membros afiliados”, explica a CPLP.
Além do secretário executivo da CPLP e do secretário-geral da OMT, a cerimónia de assinatura do protocolo vai contar também com a presença de alguns membros de Governo de Estados-membros da CPLP que tutelam este sector, designadamente Pedro Mutindi, de Angola, Carvalho Muária, de Moçambique, e Adolfo Mesquita Nunes, de Portugal.
I.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário