quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Nelson Mandela é a nova efígie na moeda oficial


Jacob Gedleyihlekisa Zuma, Presidente da África do Sul, anunciou no sábado (11) que as novas notas bancárias do país serão emitidas com a imagem do ex-presidente Nelson Mandela. A iniciativa do governo sul africano tem como proposta homenagear ao homem que lutou por quatro décadas pelo livre arbítrio da população negra de seu país. Sua fotografia será impressa nas notas de 10, 20, 50, 100 e 200 rands.

Para o Presidente Zuma, a impressão da imagem do pacifista na moeda local se trata de um modesto gesto de agradecimento. “Estas notas permitirão que nos recordemos do que conquistamos na tentativa de alcançar uma sociedade mais próspera”, afirma o atual presidente.
Democratização -
Mandela foi o primeiro presidente da África do Sul depois de ter liderado processos de paz entre 1948 a 1994. Neste período o país sofreu regime de segregação racial que ficou conhecido como apartheid e que estabelecia regras de atuação do negro na sociedade. Marco na história da África, Mandela realizou duas das ações mais importantes para um país livre: a Comissão Verdade e Reconciliação e a nova Constituição.
Vencedor do Prêmio Nobel da Paz em 1993, Mandela por sua experiência e postura no período de transição governamental, com foco na democracia, foi considerado o político com maior autoridade moral do continente Africano, o que lhe permite ainda hoje desempenhar o papel de apaziguador de tensões e conflitos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário