quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Costa do Marfim busca experiência em turismo



Delegação Africana é recebida na SETUR- RJ

  Acelerar o desenvolvimento econômico da Costa do Marfim através do turismo. Foi com esta missão que o ministro do Turismo, Ake Atchimon Charles, e sua comitiva, foram recebidos pelo subsecretário de estado de Turismo do Rio de Janeiro, Audir Santana e pelo diretor de Operações da TurisRio (empresa vinculada à Setur), Marco Aurélio Paes. Durante o encontro foram discutidos diversos temas como vôo direto entre o Rio de Janeiro e a Costa do Marfim, qualificação profissional, estrutura hoteleira e atrativos turísticos.
Segundo o ministro Ake Atchimon a Costa do Marfim está saindo de uma grave crise política, econômica e social que assolou o país. Sabendo da importância do turismo como fator de desenvolvimento e do repentino fortalecimento da atividade no Rio de Janeiro, ele decidiu procurar as principais autoridades municipais e estaduais a fim de adquirir conhecimentos, trocar experiências e acertar parcerias para que, em um curto espaço de tempo, seu país possa se reerguer.
Com relação ao vôo direto Rio de Janeiro-Costa do Marfim, o ministro informou que no passado ele era operado pela Varig e que foi cancelado sem esclarecimentos. Segundo dados apresentados o vôo, semanal, costumava estar lotado, o que estimulou os representantes da Setur a buscarem contatos com as companhias aéreas para viabilizar o retorno do vôo.

Ake Atchimon explicou que um grave problema enfrentado pelos dirigentes da Costa do Marfim, para o desenvolvimento do turismo, é a qualificação profissional. Há poucos profissionais preparados para atender de forma adequada os visitantes. O subsecretário Audir Santana explicou que, no Rio de Janeiro, diversas entidades ligadas à formação técnica profissional e ao setor público realizaram cursos, gratuitos ou a baixo custo, voltados exclusivamente para o turismo como, camareira, garçom, recepcionista e barman.
- Esse trabalho, que continua sendo realizado, foi fundamental para que hoje, os empresários do turismo do Estado do Rio de Janeiro, tenham à disposição profissionais habilitados para o trabalho. Um bom atendimento e infraestrutura turística bem planejada são fundamentais para que o turista retorne.
A Costa do Marfim tem 20 milhões de habitantes e uma costa de 550 km. É um país com uma rica hidrografia e clima diversificado nas diferentes regiões. Segundo Ake Atchimon as tradições culturais são muito fortes e despertam a atenção dos turistas que visitam o país
- Acredito que as nossas danças, as festividades que marcam as diferentes fases da vida e as colheitas, além do artesanato e da tecelagem desenvolvido em quase todas as regiões da Costa do Marfim, possam ser um diferencial importante para atrair os visitantes.
Apesar de comumente se usar em português o nome Costa do Marfim, o governo marfinês solicitou à comunidade internacional, em outubro de 1985, que o país seja designado apenas por Côte d'Ivoire. Ao final do encontro foi sugerido pelo diretor de Operações, Marco Aurélio Paes, a assinatura de um protocolo de intenções para que ambas as partes possam formalizar as parcerias.
O ministro Ake Atchimon Charles inaugurou hoje (06/12) a loja do Bureau do Turismo da Costa do Marfin, na Barra da Tijuca.
  Na quinta-feira (8/12), o ministro do Turismo, Gastão Vieira, recebeu em Brasília, o ministro do Turismo da Costa do Marfim, Aké Atchimon Charles e a delegação do país africano, reunindo-se em busca de uma maior integração e cooperação entre os países.
“O turismo no Brasil está em um estágio bastante avançado e nosso interesse é aprender com essa experiência. Ela é fundamental para que a Costa do Marfim desenvolva o setor turístico como força econômica de nosso país”, afirmou o ministro africano. Esta semana, Aké Atchimon Charles foi ao Rio de Janeiro (RJ) para a inauguração de um escritório de seu país voltado para a promoção turística.
O ministro de Turismo da Costa do Marfim elogiou os projetos de promoção do governo brasileiro e dedicou especial interesse em ações de capacitação para seu país. “Temos um déficit nessa área, desde camareiras, atendentes, até taxistas. Com o apoio do Brasil, poderemos criar condições para solucioná-lo”. O ministro brasileiro explicou que o planejamento de qualificação profissional está sendo reorganizado e que o tema tem recebido especial atenção do ministério.
“Com os megaeventos que se aproximam, a prioridade do governo federal é capacitar os trabalhadores do setor. Estamos engajados para que o país receba com qualidade todos os tipos de turistas, os que buscam sol e praia, natureza, aventura e negócios”, afirmou Vieira.
A Costa do Marfim enviará um projeto para o Ministério do Turismo com as ações propostas de cooperação. O objetivo é que seja montada uma delegação brasileira com autoridades públicas e representantes da iniciativa privada para visitar o país e discutir o turismo na Costa do Marfim.
O país africano encontra-se, atualmente, em uma fase de transição, caracterizada pela liberalização da economia e a privatização das empresas públicas. Ela já está trazendo melhorias na produtividade e mais competitividade na economia. O governo engajou-se em uma firme política de investimentos, que atinge, hoje, 16,4 % do Produto Interno Bruto. A infra estrutura moderna já mostra avanços: são três aeroportos internacionais (Abidjan, Bouaké e Yamoussoukro) e dois portos acessíveis a todo tipo de navios (Abidjan e San Pedro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário