quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

IRMANDADE VÍTIMA DE RACISMO



A Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, apesar de seu tricentenário, passa por uma intervenção judicial que em 23.1.12 completará nove anos. Isso mesmo; NOVE ANOS. Parece inacreditável, no entanto é a mais pura verdade. E sabem por que ela não termina? Sabem por que não nos devolvem a Irmandade? Porque de acordo com o juiz, o promotor e o interventor não há pessoas capacitadas na Instituição para assumi-la; por isso, toda vez que está para ser batido o martelo a nosso favor; cria-se novo empecilho.
Irmã como sou, conhecedora da capacidade de meus irmãos de fé, como conheço; só posso crer que NOSSA PELE NEGRA E NOSSO CABELO CRESPO é o que nos impede de tomarmos a frente de algo que de FATO E DE DIREITO é NOSSO e isso para mim é RACISMO.
Há 300 anos havia o "tronco" e fundamos a Irmandade. Veio a "libertação dos escravos" que pouco ajudou nosso povo, porém mantivemos a Irmandade. Tiram-nos do Lgo. do Rosário, no entanto; continuamos Irmandade. Tentaram nos tirar do Largo do Paiçandu, mas somos Irmandade. Agora, levaram-nos ao Ministério Público, e este faz tudo para que nos curvemos de vez, entretanto, SOMOS IRMANDADE. Questionam nossa religiosidade, pois acusam-nos de práticas não compatíveis com nossa religiosidade em razão de nossas Missas Afros, desmerecendo nossa Afrodescendência. Se isso não é racismo, o que é?
Batemos em várias portas, sorriem-nos, dizem que vão nos auxiliar e tudo fica na mesma. Nosso atual presidente, Sr. Jean Nascimento; não mede esforços para que nossa Irmandade volte ao seu lugar de destaque, no entanto, somos barrados por nosso INTERVENTOR/FEITOR e seus seguidores. Moramos na Casa, mas não podemos receber ninguém sem antes pedirmos autorização. Isso é ESCRAVIDÃO e como ela "não existe no século 21", é RACISMO.
O irmão Jean Nascimento, nosso atual presidente, na contramão de todos os interesses de nossa intervenção, promove ações sociais, mostra nossa fragilidade na imprensa, recebe estudantes, historiadores, visitantes e divulga nossa história e nossas tradições e NÃO SOMOS CAPAZES?
Aos que conheço e aos que não conheço que receberem esse e-mail, em meu nome, em nome de nosso Presidente e principalmente em nome de nossa IRMANDADE, ajudem-nos a soltarmos "mais essas amarras", centupliquem a nossa voz, pois só assim extirparemos essas ervas daninhas que ainda valorizam as pessoas pela cor da pele que elas teem. Por isso em nossas Missas Afros, cantamos: "VIVA RAÇA/ VIVA NEGRA/NEGRA/NEGRA/NEGRA/ VIVA A RAÇA NEGRAAA..."
Sou Denise Vitoriano R.G. 6.822.592 C.P.F. 692.126.948-53 cidadã NEGRA brasileira - irmã na IRMANDADE DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS – São Paulo - S.P.

Diário Oficial do Estado de São Paulo (DOSP) de 28/10/2011

14 DE OUTUBRO DE 2011 - 44ª SESSÃO SOLENE EM COMEMORAÇÃO
PELOS 300 ANOS DE RESISTÊNCIA DA IRMANDADE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO DOS HOMENS PRETOS
( para receber cópia na íntegra faço seu pedido através do e-mail sac@brasilangola.com.br )

Um comentário:

  1. A Irmandade Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de São Paulo, não merece está nesta situação, a capela toda deteriorada, precisando de reformas, os irmãos praticamente sem direito algum. E a intervenção fazendo o que bem entende com o dinheiro e sem prestar contas de nada para a irmandade. Agradecemos o imenso carinho por está ao nosso lado nesta luta por igualdade. Kleyber

    ResponderExcluir