quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Moçambique quer África do Sul na chefia da União Africana


“O nosso apoio é incondicional, no âmbito das relações históricas existentes entre nós. Para além disso, no quadro da cooperação entre os membros da SADC, sempre que um membro precisa de apoio, estamos lá para prestar”
Jacob Zuma,  declaração do presidente da Africa do Sul, em Maputo


O governo moçambicano manifestou nesta terça-feira o seu apoio “incondicional” à candidatura da República da África do Sul, à liderança do Comissão da União Africana.

Este apoio foi confirmado em Maputo no decurso das negociações bilaterais que marcam a primeira visita de Estado do Presidente sul africano, Jacob Zuma, a Moçambique.

Com três motivos essenciais, o Ministro dos Negócios estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, justificou o apoio hoje manifestado.

“O nosso apoio é incondicional, no âmbito das relações históricas existentes entre nós. Para além disso, no quadro da cooperação entre os membros da SADC, sempre que um membro precisa de apoio, estamos lá para prestar”, justificou Oldemiro Baloi, Ministro moçambicano dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.
O apoio de Moçambique vai reforçar a candidatura da Ministra da Defesa e Veteranos Militares da África do Sul, Nkosazana Zuma, àquele órgão.
Enquanto recebia apoio de Moçambique, a África do Sul prometeu aumentar o seu apoio ao combate a pirataria marítima no país. Fonte: VOA
13.12.2011


Nenhum comentário:

Postar um comentário